Está pronto para o concurso INSS? Faça ESTE teste e confira a pontuação

Se você está estudando para o concurso INSS, é hora de testar os seus conhecimentos e ver em que precisa se atentar mais.

O edital do novo concurso INSS, oferecendo 1.000 vagas para Técnico do Seguro Social, deve sair em breve. A autorização foi dada pelo Ministério da Economia no mês de junho, com prazo de seis meses para lançamento das normas da seleção. Para isso, o Instituto deve contratar uma banca organizadora.

O cargo oferecido exige nível médio de escolaridade, conforme certames anteriores, e deve contar com salário em torno de R$ 5 mil. Todos os requisitos, atribuições e mais detalhes da função e das etapas da seleção serão confirmados no edital. É provável que os candidatos sejam avaliados em etapa única.

De acordo com editais passados, o concurso INSS para Técnico do Seguro Social deve ter apenas uma prova objetiva dividida entre conhecimentos básicos e conhecimentos específicos. Sendo assim, os candidatos podem estudar a partir de conteúdos programáticos abordados anteriormente.

Teste de conhecimento: concurso INSS

Uma boa forma de se preparar é respondendo questões, especialmente aquelas que já foram cobradas em certames passados. Isso porque os simulados colocam em cheque aquilo que você já estudou e te ajudam a ver onde é preciso melhorar. Para isso, o Concursos no Brasil tem uma seção inteira só de questões para Técnico do Seguro Social.

A partir delas, a nossa equipe selecionou cinco perguntas de outros anos que tiveram concurso INSS. Faça o teste e veja como está o seu nível de conhecimento sobre a função:

  1. (Cesgranrio 2005) Em novembro de 2004, Josué, segurado empregado de 60 (sessenta) anos, faz requerimento administrativo de aposentadoria em uma das Agências da Previdência Social. Em anexo ao referido pedido, apresenta cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social que comprova o vínculo empregatício com a empresa Pães, Doces e Comidas Deliciosas Ltda., como balconista, durante 30 (trinta) anos completos, na data de requerimento. Você, na qualidade de servidor do INSS responsável pela análise do ato de concessão de benefícios, deve decidir corretamente pela(o):A) concessão de aposentadoria por idade;
    B) concessão de aposentadoria proporcional;
    C) concessão de aposentadoria por tempo de contribuição;
    D) concessão de aposentadoria especial;
    E) indeferimento do pedido de aposentadoria.
  2. (Cespe/UNB – 2008 – INSS) – Um tabelião que seja titular do cartório de registro de imóveis em determinado município é vinculado ao respectivo regime de previdência estadual, pois a atividade que exerce é controlada pelo Poder Judiciário.A) Certo
    B) Errado
  3. (CESPE – 2016 – INSS – Técnico do Seguro Social) – No que se refere à seguridade social no Brasil, julgue o item seguinte. A seguridade social é organizada mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do governo nos órgãos colegiados.A) Certo
    B) Errado
  4. (CESPE – 2016 – INSS – Técnico do Seguro Social) – Julgue o item que se segue, acerca da administração pública. No cômputo do limite remuneratório (chamado de teto constitucional), devem ser consideradas todas as parcelas percebidas pelo agente público, incluídas as de caráter indenizatório.
    A) Certo
    B) Errado
  5. (CESPE – 2016 – INSS – Técnico do Seguro Social) – No que se refere à contribuição de empresas e empregadores domésticos para o financiamento da seguridade social, julgue o item subsequente. A contribuição empresarial de associação desportiva que mantenha equipe de futebol profissional distingue-se da contribuição exigida de outras empresas.A) Certo
    B) Errado

Teste do concurso INSS: respostas

Agora que você já terminou tudo, é hora de conferir os resultados e ver quantas questões você acertou. As respostas corretas são:

  1. E) indeferimento do pedido de aposentadoria;
  2. B) Errado;
  3. A) Certo;
  4. B) Errado;
  5. A) Certo.

Se você conseguiu acertar todas, então está no caminho certo. Continue estudando e praticando. Mas, caso você tenha errado alguma questão, volte nas suas anotações.

Uma boa dica, enquanto o edital oficial não é lançado, é estudar a partir de editais anteriores. Procure um material que siga o conteúdo programático visto anteriormente e estude ele.

Leia também

você pode gostar também

5 truques para acelerar os estudos faltando 3 meses para a prova

Se você é um concurseiro que procura uma forma de acelerar os estudos para as provas do certame, conheça cinco truques infalíveis.

5 truques essenciais para planejar uma rotina mais saudável e feliz

Para que você consiga planejar uma rotina mais saudável e feliz, conheça cinco dicas de ouro e aumente suas chances de passar no concurso.

Estes 5 sinais indicam que você não está feliz com o relacionamento

Se você é um concurseiro que está envolvido em uma relação amorosa, conheça cinco sinais que indicam que não está feliz com ela.

Quantas horas devo estudar por dia para garantir bons resultados?

Conheça as variáveis que podem indicar o número de horas de estudo por dia, para garantir a aprovação do concurseiro.

7 hábitos para manter uma boa saúde mental durante os estudos

Conheça dicas incríveis sobre como o concurseiro pode manter uma boa saúde mental durante os estudos, para aumentar as chances de aprovação.

Estas 5 atitudes te ajudam a ter mais autoestima e ser mais feliz em 2022

Conheça cinco dicas valiosas que podem te ajudar a ter mais autoestima e ser mais feliz em 2022.