Concurso INSS com 1 mil vagas: veja quais são as etapas previstas em 2022

Se o novo concurso INSS seguir os mesmos moldes do edital passado, os candidatos devem passar seis etapas entre a inscrição e a nomeação.

O novo concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi autorizado com 1 mil vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social. O edital deve ser lançado até dezembro de 2022, conforme define a Portaria SEDGG/ME n° 5.315. É possível que o documento siga as mesmas etapas do último certame, que foi realizado em 2015.

Leia também

Os candidatos devem realizar apenas prova objetiva dividida em duas partes, considerando conhecimentos básicos e específicos da profissão. Vale ressaltar que o cargo exige nível médio completo e deve contar com salário em torno de R$ 5 mil para jornadas de 40 horas semanais de trabalho.

Quais serão as etapas do concurso INSS

“A responsabilidade pela realização do concurso será da presidência do Instituto Nacional do Seguro Social, a quem caberá editar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários”, informa a portaria de autorização.

Agora, o Instituto deve abrir seleção para escolher banca organizadora que irá cuidar de todas as fases. Se o novo edital seguir os moldes do anterior, os candidatos do concurso INSS deverão passar pelas seguintes etapas:

  • Inscrição online;
  • Pagamento da taxa de inscrição;
  • Provas objetivas;
  • Resultado do concurso INSS;
  • Escolha da lotação;
  • Nomeação e posse do cargo.

Como pode funcionar a prova do concurso INSS

Os candidatos podem ser avaliados apenas por meio de provas escritas compostas por questões objetivas. Em 2015, o concurso INSS foi organizado pelo Cespe/UnB e contou com 120 questões de certo ou errado a serem respondidas num período de 3h30. De acordo com o antigo edital, as matérias de conhecimento básico foram:

  • Ética no Serviço Público;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Informática.

Essa parte foi de 50 questões. Já as outras 70 tinham a ver com os conhecimentos específicos de Seguridade Social. Possivelmente, o novo concurso INSS deve abordar os mesmos temas. As matérias oficiais, por outro lado, somente estarão disponíveis no novo edital de abertura, que ainda não foi divulgado.

Leia também


você pode gostar também

CNH: fim das autoescolas e do curso teórico em 2022? Veja o que se sabe

O processo para obter CNH é bastante demorado e custoso. Há rumores quanto ao fim das autoescolas e do curso teórico em 2022. Saiba os detalhes.

Quais são os direitos de quem é demitido sem justa causa em 2022?

Os trabalhadores demitidos sem justa causa têm resguardo da Consolidação das Leis Trabalhistas, mas também da Constituição Federal, recebendo indenizações e benefícios.

Vale-refeição: com novas regras aprovadas, o que muda no benefício?

Medida Provisória que estabelece novas regras para o vale-refeição segue para aprovação ou veto do Presidente.

Novo RG (CIN) em 2022: veja quem já pode emitir o novo documento

O novo RG está sendo emitido por alguns estados brasileiros, mas a previsão é que a emissão fique disponível em todo o território nacional somente a partir de março de 2023.

CNH: projeto da Câmara prevê novas regras para autoescolas; entenda

Proposta visa reduzir os custos das autoescolas com os veículos para formação de condutores, ampliando a idade máxima dos automóveis utilizados nas instituições.

Nota Fiscal Paulista: governo libera R$ 35,6 milhões; veja quem já pode sacar

Consumidores poderão usufruir dos créditos liberados pela Nota Fiscal Paulista. Há um prazo de um ano para resgatar os valores.