A ansiedade e o estresse estão fazendo parte do seu dia a dia como concurseiro? Relaxa, pois isso é desnecessário. Na verdade, ter uma rotina leve e eficiente é sempre o mais indicado, principalmente durante a fase de preparação paras as provas.
Fique conosco até o final da leitura que vamos te dar cinco dicas bacanas sobre como ter uma rotina leve e eficiente, todos os dias. Se você seguir todas elas, a sua aprovação no certame pode ficar mais perto. Bora lá conferir?
5 dicas de como ter uma rotina leve e eficiente
1. Tudo é questão de planejamento e organização
Para o concurseiro ter uma rotina leve e eficiente, ele precisa ter em mente que toda aquela afobação e nervosismo podem ser resolvidos com um bom planejamento diário, além de muita organização no cotidiano. Isso faz uma baita diferença.
Quando planejamos o nosso dia, as coisas parecem fluir naturalmente, já que estamos mais preparados para os imprevistos. Ou seja, tudo que é planejado, as chances de dar errado podem até existir, mas são mínimas.
Mas lembre-se de que planejamento e organização andam lado a lado. Por isso, de nada adianta o concurseiro fazer um bom plano de estudos para as provas do concurso e não ser uma pessoa organizada. Aí a sua rotina vai ser um verdadeiro tormento.
2. Resolva pequenos problemas e não os deixe acumular
Outra dica para ter uma rotina leve e eficiente que deve ser seguida. Os problemas, mesmo que pequenos, fazem parte da vida de qualquer ser humano. E com o concurseiro não seria diferente. Mas a coisa se complica é quando você deixa os problemas se acumularem.
Ficar procrastinando a resolução dos pequenos problemas do cotidiano pode afetar diretamente o seu aprendizado, já que isso consome muita energia física e mental. Além disso, problemas acumulados podem gerar uma bola de neve gigantesca para o concurseiro.
Dessa forma, jamais deixe os pequenos problemas se acumularem tanto em sua mente quanto na sua vida. Se for o caso, reserve um tempo para solucionar todas aquelas pendências chatas que tiram o nosso sono. Deixar os problemas se acumularem vai tirar o seu foco dos estudos. Pode acreditar.
3. Cronograma de estudo é referência, não regra universal
Para qualquer concurseiro ter uma rotina leve e eficiente, ele precisa ter a consciência de que o cronograma de estudos é uma referência usada no mundo dos concursos públicos, mas não é uma regra universal que precisa ser seguida a qualquer custo.
O cronograma de estudos é fundamental para que o candidato consiga estudar o conteúdo exigido pela banca examinadora, mas não é uma obrigação do concurseiro, entende? Ele funciona como um guia para o estudante se organizar melhor.
Por isso, se você acredita que consegue estudar bem e ter uma alta produtividade, sem elaborar um cronograma de estudos, sem problemas quanto a isso. O que não vale é ficar “bitolado” achando que não vai conseguir ser aprovado em um certame se não fizer um cronograma de estudos, entendeu?
4. Intercale estudos com atividades prazerosas
O nosso cérebro precisa de um tempo de descanso para conseguir assimilar aquilo que acabou de aprender. Por isso, é essencial que o concurseiro intercale momentos de estudos com atividades que sejam prazerosas para ele.
Por exemplo, a cada duas horas de estudos, que tal tirar 15 minutinhos para dar aquela espreguiçada, escutar uma boa música, tomar uma xícara de café (ou chá), dar uma volta ou respirar um pouco de ar fresco no jardim? Sua mente agradece e muito.
Ficar estudando por horas a fio sem fazer pausas regulares vai fazer o seu cérebro ser bem menos produtivo. Além disso, você vai ter mais dificuldades para reter as informações recém-aprendidas. O resultado? A sua aprovação no concurso pode ficar mais longe.
5. Se desconecte um pouco da Internet e visite algum parque
Não se pode negar que a internet faz parte do dia a dia de praticamente todas as pessoas, certo? Mas para o concurseiro ter uma rotina leve e eficiente, ele precisa dar um tempo no uso desenfreado da tecnologia, que pode ser bastante prejudicial.
Por isso, deixe o mundo virtual um pouco de lado e conecte-se mais com o mundo real, tanto física quanto mentalmente. Uma boa dica é visitar algum parque da sua cidade.
Esse contato direto com a natureza e o silêncio faz muito bem para a sua mente. Afinal, entrar no “modo avião” de vez em quando pode ser bem gratificante.