A inteligência é uma habilidade adquirida ao longo da vida, através das experiências e relacionamentos. Nesse sentido, compreende tanto a habilidade de resolver problemas, lidar com desafios e encontrar soluções quanto a capacidade de conhecer, compreender e aprender algo novo.
Como algo que praticamos, existem diversas formas de se tornar mais inteligente, desde o ponto de vista intelectual até o emocional e social. Sobretudo, esse processo decorre da curiosidade e do interesse em desenvolver conhecimentos, criar novos hábitos e estimular a atividade cerebral.
Práticas que podem te deixar mais inteligente
1) Faça perguntas
Acima de tudo, aprendemos na medida em que questionamos. Quando entramos em contato com pessoas que tem mais conhecimento em determinados assuntos, podemos adquirir novas informações a partir da simples curiosidade.
Além de permitir a aprendizagem, o questionamento cria relacionamentos porque estimula a comunicação. No mais, ao conversar sobre determinado assunto outras partes do cérebro são estimuladas na apreensão do conhecimento.
Sendo assim, torne-se mais crítico e aperfeiçoe os seus questionamentos, não aceitando as respostas mais fáceis. Dessa forma, você evita se acomodar e parte em direção a outras formas de ver o mundo.
2) Leia mais e leia sempre
A leitura é uma das principais ferramentas para acessar novos conhecimentos, palavras, pensamentos e perspectivas. Desde notícias diárias até biografias de personalidades inspiradoras, uma forma de se tornar mais inteligente é acessar diferentes textos.
Através deles, é possível aprender sobre tópicos diversos, como atualidades, história mundial, política e economia. Sobretudo, pessoas inteligentes têm conhecimentos amplos, e são curiosas sobre o funcionamento das estruturas atuais.
3) Cuide da sua saúde física e mental
Para manter a inteligência em desenvolvimento, é fundamental ter um corpo e uma mente em pleno funcionamento. Dessa forma, a alimentação saudável, uma rotina de exercícios e até mesmo horas de sono balanceadas são ferramentas importantes para cumprir esse objetivo.
Sendo assim, invista em hábitos saudáveis, mesmo que você comece aos poucos. Tente introduzir alimentos mais nutritivos na sua dieta, faça alguns minutos de caminhada todo dia e mantenha seu horário de sono constante. Ainda que seja desafiador no começo, a longo prazo isso permite que o cérebro se mantenha em atividade da forma correta.
4) Faça anotações
Uma das formas mais práticas de colocar o conhecimento em movimento é anotando aquilo que você aprendeu com as suas próprias palavras. No geral, escrever ativa partes específicas do cérebro, exigindo tanto da memória quanto de funções motoras.
Mais do que seus conhecimentos técnicos, anote também seus sentimentos, pensamentos e reflexões para estimular outros tipos de inteligência. Se quiser um estímulo extra, leia os textos em voz alta para si mesmo.
5) Experimente novas situações
Ainda que uma rotina seja muito benéfica, o cérebro tende a entrar em piloto automático para economizar energia quando há uma linearidade nas atividades desenvolvidas. Dessa forma, procure estimular a sua inteligência mudando sua rotina de vez em quando, mesmo que seja com coisas simples, como pegar outro caminho para casa ou comer algo novo.
Caso não seja possível, adote pequenas mudanças, como escovar os dentes com a mão não dominante ou ler um texto em outro idioma. O importante é exercitar o seu cérebro e sua inteligência com diferentes estímulos, independente de quão grandiosos sejam.