7 truques para aprimorar a capacidade do seu cérebro

Fique por dentro de dicas incríveis sobre como aprimorar a capacidade do cérebro para ser aprovado no concurso.

Você está estudando freneticamente para as temidas provas de um concurso e quer aprimorar a capacidade do seu cérebro? Este post vai te ajudar. Continue a leitura que vamos te mostrar sete truques que podem deixar a sua mente bem mais receptiva para gravar informações novas. Bora lá conferir, concurseiro?

Leia também

1- Cuide da sua alimentação

Quando o assunto é aprimorar a capacidade do cérebro, aquilo que você come com frequência pode interferir positiva ou negativamente. Por isso, procure ter uma dieta saudável regada a frutas, legumes, verduras, massas integrais, peixes e bastante água, todos os dias.

Em contrapartida, evite doces em excesso, já que altos níveis de açúcar no sangue podem te deixar confuso. Lembre-se de que as fibras fazem um bem danado para o nosso intestino, que é considerado o nosso “segundo cérebro”.

2- Tenha momentos prazerosos

Mesmo que você esteja estudando à beça por causa das provas do concurso, ansiedade excessiva e altos níveis de estresse podem ser altamente tóxicos para o seu cérebro, já que atrapalham bastante o seu aprendizado.

Por isso, a dica aqui é ter momentos que sejam prazerosos e que promovam o descanso necessário para a sua mente. Está difícil relaxar? Algumas técnicas de relaxamento como meditação ou yoga podem ser úteis. Em suma, você precisa se “desligar” de vez em quando da sua apertada rotina e fazer algo que lhe dê prazer.

3- Desafie o seu cérebro

Outra boa forma de aprimorar a capacidade do cérebro é desafiá-lo a aprender algo novo. A nossa mente precisa ser constantemente estimulada para que ela funcione a todo vapor. Por exemplo, aprender artes ou um novo idioma pode aumentar em até 30% a flexibilidade do nosso cérebro.

Uma boa maneira para desafiar a sua mente é disputar uma partida online com amigos ou parentes. Além de ser um baita desafio, ainda estimula a sua interação social, o que é importante. Atividades como aprender a cozinhar, tocar um novo instrumento, fazer palavras-cruzadas ou jogar quebra-cabeça, também são bem-vindas.

4- Aprimorar a capacidade do cérebro: durma bem

Não restam dúvidas que uma boa noite de sono é importantíssimo para a saúde física e mental de qualquer ser humano. Além disso, dormir bem todas as noites ajuda na consolidação da nossa memória. Ou seja, as informações recém aprendidas ficam retidas em nossa mente enquanto dormimos.

Se você fica rolando de um lado para o outro na cama por horas a fio ou tem dificuldades para pegar no sono, o seu cérebro é um dos principais prejudicados. Quando aprendemos algo novo, é feita uma conexão entre as células nervosas cerebrais, justamente durante o sono.

5- Exercite-se com frequência

Você sabia que a prática constante de exercícios aeróbicos ajuda a aprimorar a capacidade cerebral? É verdade. Pesquisas científicas já comprovaram que pessoas que se exercitam com frequência tendem a aprender com mais facilidade, por causa da maior oxigenação do cérebro.

Mesmo que o nosso cérebro corresponda a míseros 3% do peso corporal, ele utiliza cerca de 15% do volume total de sangue e 20% de todo o oxigênio que respiramos. Por isso, a atividade física aumenta a oxigenação das células, o que leva a uma maior produção de neurônios.

6- Dificulte as coisas de vez em quando

Mesmo que você não goste ou evite todo tipo de dificuldade em sua vida, uma outra forma de aprimorar a capacidade do seu cérebro é realizar as tarefas rotineiras de uma forma diferente ou mais complicada.

Por exemplo, tente tomar banho com as luzes apagadas ou de olhos fechados. Pode ser complicado, certo? Mas é exatamente disso que a sua mente precisa. Outro desafio é usar a mão que não é a dominante para escovar os dentes se ensaboar ou até comer. Mesmo que seja meio estranho, faz muito bem para o seu cérebro.

7- Cultive o hábito da leitura

Esse é um hábito que todas as pessoas deveriam ter. Uma boa leitura só traz benefícios para a nossa mente. Ler de forma constante (e sem obrigação) aumenta a nossa capacidade argumentativa e de aprendizado, já que estamos sempre em contato com novas informações.

Além de ser uma excelente forma de aprimorar a capacidade do seu cérebro, a leitura cria conexões mentais que deixam a memória ainda mais fortalecida, já que através dela também podemos aprender. Por isso, que tal adotar aquele “livro de cabeceira” de um gênero que te agrada e se tornar um leitor de carteirinha?

Viu como aprimorar a capacidade do cérebro não é tão complicado quanto parece? Siga as nossas dicas e boa sorte.

Leia também


você pode gostar também

Estes 23 carros já saíram de linha em 2022 e você ainda não fazia ideia

Está pensando em comprar um automóvel? Conheça os 23 carros que já saíram de linha em 2022 que provavelmente você não sabia.

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.