Saiba como aprimorar o seu inglês estudando em casa e sozinho

Conheça sete dicas incríveis sobre como aprimorar o seu inglês estudando em casa e sozinho, de uma forma simples e prática.

Está pensando em trabalhar ou estudar fora do Brasil e procura uma forma de aprimorar o seu inglês estudando em casa e sozinho? Esse post é para você. Vamos te dar sete dicas de ouro sobre como aperfeiçoar os seus conhecimentos no idioma mais conhecido e falado do mundo. Leia até o final e fique por dentro.

1- Assistir a filmes, documentários e séries

Para treinar a sua escuta, você deve assistir a filmes, séries e até documentários em inglês, preferencialmente os mais conhecidos, pois isso facilita o entendimento de um determinado contexto.

Se for possível, deixe as legendas em inglês mesmo. Dessa forma, você não fica perdido e se inteira sobre tudo que está sendo falado. Quando estiver mais seguro, assista mais uma vez, mas sem legendas. É um treino e tanto.

2- Ouvir músicas ajuda bastante

Essa é uma das melhores formas de aprimorar o seu inglês estudando em casa e sozinho. A internet pode ser a sua grande aliada nisso. Escutar músicas pode aperfeiçoar tanto a sua fala quanto a sua escuta, principalmente se você fizer isso com frequência.

Escolha uma música (em inglês) que você gosta e preste atenção na pronúncia das palavras. Essa é uma excelente maneira de conhecer expressões informais e corriqueiras do dia a dia. Depois dê uma olhada na tradução da letra da música.

3- Ler livros é uma excelente opção

Apesar desse método de aprimorar o inglês estudando sozinho parecer um pouco mais complicado, você pode começar lendo livros que contam histórias mais fáceis de entender, mantendo o dicionário por perto, claro.

Mesmo que você não entenda muito logo de cara, tenha paciência e releia sempre que for necessário. Tudo é questão de treino. Depois do segundo ou terceiro livro, você vai perceber a sua compreensão de todo o conteúdo estará muito mais fácil.

4- Faça bom uso da tecnologia

Para aprimorar o inglês estudando em casa, a tecnologia também pode ser de grande valia nesse processo. Existem diversos aplicativos e plataformas que permitem um aprendizado efetivo desse idioma. Alguns são até gratuitos, por isso, vale muito a pena.

Com trinta minutos de treino por dia, por exemplo, é possível aperfeiçoar essa língua e não fazer feio na hora de conversar em inglês. Com didáticas diferentes, mas igualmente eficientes para aprender, esse recurso não deve ser negligenciado por quem deseja ficar craque no inglês.

5- Converse consigo mesmo

Pode até parecer estranha essa dica, mas ela é extremamente eficiente quando o assunto é aprimorar o seu inglês estudando em casa e sozinho, além de trazer ótimos resultados. Conversar consigo mesmo em inglês pode te auxiliar a gravar melhor os diálogos mais corriqueiros do cotidiano.

Por isso, reserve uns 40 minutos do seu dia para exercitar a sua fala (mesmo que seja consigo mesmo). Repita as frases e expressões mais conhecidas em inglês, sempre procurando incorporá-las a sua rotina. Com o tempo, você vai perceber que o contato com esse idioma está cada vez maior.

6- Ouça e repita

Uma outra forma de aprimorar o seu inglês estudando sozinho é treinar bastante a pronúncia. Afinal, não basta apenas compreender o que os outros falam, certo? Dessa forma, você não deve se esquecer de treinar a sua fluência nesse idioma.

Para que você consiga desenvolver melhor essa importante habilidade, ouça e repita em voz alta tudo o que estiver escutando em inglês. Seja uma música, alguma explicação, uma entrevista na TV ou até um podcast em alguma plataforma. O fato é que você precisa treinar (e muito) a sua fluência verbal.

7- Troque o idioma do seu celular

O contato diário e constante com o inglês, mesmo que seja de uma forma rápida, também pode contribuir para aprimorar a fluência e o vocabulário. Por isso, que tal trocar o idioma do seu celular para o inglês? Dessa forma, todas as vezes que você utilizá-lo, vai treinar ainda mais essa língua.

Pode até parecer pouco eficaz ler algumas palavras em outro idioma, mas, como o celular é bastante usado durante o dia, com o passar do tempo, você acaba criando o hábito de ler em inglês até mesmo sem perceber. Faça o teste e comprove.

Todas as nossas dicas sobre como aprimorar o seu inglês estudando em casa e sozinho podem ser eficazes, desde que haja constância da sua parte. Por isso, coloque a mão na massa agora mesmo e fique craque nesse idioma.

Leia também

você pode gostar também