Saiba como aprimorar o seu inglês estudando em casa e sozinho

Conheça sete dicas incríveis sobre como aprimorar o seu inglês estudando em casa e sozinho, de uma forma simples e prática.

Está pensando em trabalhar ou estudar fora do Brasil e procura uma forma de aprimorar o seu inglês estudando em casa e sozinho? Esse post é para você. Vamos te dar sete dicas de ouro sobre como aperfeiçoar os seus conhecimentos no idioma mais conhecido e falado do mundo. Leia até o final e fique por dentro.

1- Assistir a filmes, documentários e séries

Para treinar a sua escuta, você deve assistir a filmes, séries e até documentários em inglês, preferencialmente os mais conhecidos, pois isso facilita o entendimento de um determinado contexto.

Se for possível, deixe as legendas em inglês mesmo. Dessa forma, você não fica perdido e se inteira sobre tudo que está sendo falado. Quando estiver mais seguro, assista mais uma vez, mas sem legendas. É um treino e tanto.

2- Ouvir músicas ajuda bastante

Essa é uma das melhores formas de aprimorar o seu inglês estudando em casa e sozinho. A internet pode ser a sua grande aliada nisso. Escutar músicas pode aperfeiçoar tanto a sua fala quanto a sua escuta, principalmente se você fizer isso com frequência.

Escolha uma música (em inglês) que você gosta e preste atenção na pronúncia das palavras. Essa é uma excelente maneira de conhecer expressões informais e corriqueiras do dia a dia. Depois dê uma olhada na tradução da letra da música.

3- Ler livros é uma excelente opção

Apesar desse método de aprimorar o inglês estudando sozinho parecer um pouco mais complicado, você pode começar lendo livros que contam histórias mais fáceis de entender, mantendo o dicionário por perto, claro.

Mesmo que você não entenda muito logo de cara, tenha paciência e releia sempre que for necessário. Tudo é questão de treino. Depois do segundo ou terceiro livro, você vai perceber a sua compreensão de todo o conteúdo estará muito mais fácil.

4- Faça bom uso da tecnologia

Para aprimorar o inglês estudando em casa, a tecnologia também pode ser de grande valia nesse processo. Existem diversos aplicativos e plataformas que permitem um aprendizado efetivo desse idioma. Alguns são até gratuitos, por isso, vale muito a pena.

Com trinta minutos de treino por dia, por exemplo, é possível aperfeiçoar essa língua e não fazer feio na hora de conversar em inglês. Com didáticas diferentes, mas igualmente eficientes para aprender, esse recurso não deve ser negligenciado por quem deseja ficar craque no inglês.

5- Converse consigo mesmo

Pode até parecer estranha essa dica, mas ela é extremamente eficiente quando o assunto é aprimorar o seu inglês estudando em casa e sozinho, além de trazer ótimos resultados. Conversar consigo mesmo em inglês pode te auxiliar a gravar melhor os diálogos mais corriqueiros do cotidiano.

Por isso, reserve uns 40 minutos do seu dia para exercitar a sua fala (mesmo que seja consigo mesmo). Repita as frases e expressões mais conhecidas em inglês, sempre procurando incorporá-las a sua rotina. Com o tempo, você vai perceber que o contato com esse idioma está cada vez maior.

6- Ouça e repita

Uma outra forma de aprimorar o seu inglês estudando sozinho é treinar bastante a pronúncia. Afinal, não basta apenas compreender o que os outros falam, certo? Dessa forma, você não deve se esquecer de treinar a sua fluência nesse idioma.

Para que você consiga desenvolver melhor essa importante habilidade, ouça e repita em voz alta tudo o que estiver escutando em inglês. Seja uma música, alguma explicação, uma entrevista na TV ou até um podcast em alguma plataforma. O fato é que você precisa treinar (e muito) a sua fluência verbal.

7- Troque o idioma do seu celular

O contato diário e constante com o inglês, mesmo que seja de uma forma rápida, também pode contribuir para aprimorar a fluência e o vocabulário. Por isso, que tal trocar o idioma do seu celular para o inglês? Dessa forma, todas as vezes que você utilizá-lo, vai treinar ainda mais essa língua.

Pode até parecer pouco eficaz ler algumas palavras em outro idioma, mas, como o celular é bastante usado durante o dia, com o passar do tempo, você acaba criando o hábito de ler em inglês até mesmo sem perceber. Faça o teste e comprove.

Todas as nossas dicas sobre como aprimorar o seu inglês estudando em casa e sozinho podem ser eficazes, desde que haja constância da sua parte. Por isso, coloque a mão na massa agora mesmo e fique craque nesse idioma.

Leia também

você pode gostar também

‘Acerca de’, ‘a cerca de’ e ‘há cerca de’: qual é a diferença e como usar essas expressões

As expressões 'acerca de', 'a cerca de' e 'há cerca de', embora muito parecidas, possuem algumas diferenças. Confira quais são.

Nem precisa de apelido: 30 nomes curtos para bebês que já são tendência em 2023

Os nomes curtos são grandes tendências nos últimos tempos entre os mais escolhidos pelos pais para seus bebês. Confira 30 opções para se inspirar.

Caixa Tem: esqueceu a senha? Aprenda como recuperar

Existem várias maneiras de recuperar a senha do aplicativo, muito usado por cidadãos que recebem benefícios do governo.

Por que os dias da semana têm “feira”? Saiba de onde vem esse termo

Os calendários gregorianos são organizados com 7 dias na semana, sendo divididos entre segunda-feira e domingo ao longo do mês. No entanto, nem todas as pessoas entendem porque os dias da semana têm feira no nome, e nem de onde surgiu esse…

15 apelidos que viraram nomes e se tornaram populares nos cartórios

Se você vai ter filhos em breve e quer seguir as tendências dos nomes mais populares do momento, confira a lista de tendências a seguir.

Ranking dos Signos: dos mais festeiros aos mais caseiros do Zodíaco

Se você é um concurseiro que sempre está ligado nas previsões diárias do horóscopo, conheça os signos mais festeiros e os signos mais caseiros do zodíaco.