Confira os 7 lugares mais radioativos do mundo; o 5º você não conhecia

Os 7 lugares mais radioativos do mundo são populares por abrigarem quantidades massivas de material radioativo, ou serem palco de acidentes nucleares brutais.

Os 7 lugares mais radioativos do mundo passaram por acidentes nucleares que alteraram regiões inteiras, tornando-as inabitáveis para seres humanos e até mesmo outros seres vivos, como as plantas. Em resumo, o acidente nuclear é caracterizado por um tipo de contaminação causada pro dispositivos nucleares ou materiais radioativos.

Comumente, as tragédias decorrem de uma fonte selada ou uma pequena liberação de radioatividade. Portanto, não necessariamente é uma radiação direta, mas causa uma série de ferimentos, mortes e danos ambientais irreversíveis. Confira os 7 lugares mais radioativos do mundo a seguir:

Quais são os 7 lugares mais radioativos do mundo?

1) Usina de Fukushima, Japão

O acidente nuclear de Fukushima Daiichi aconteceu no dia 11 de março de 2022 na Central Nuclear de Fukushima I, no Japão. Mais especificamente, o evento aconteceu por conta do derretimento de três dos seis reatores nucleares localizados no interior da usina.

Porém, o acidente é consequência do momento em que a usina foi atingida por um enorme tsunami decorrente de um maremoto. Com magnitude acima de 8, o tsunami causou uma série de liberações significativas e material radioativo no dia seguinte.

Como consequência, tornou-se o maior desastre nuclear da história desde o acidente de Chernobyl. Basicamente, alcançou nível 7 na Escala Internacional de Acidentes Nucleares, contaminando completamente e continuamente o local da exposição.

2) Chernobyl, Ucrânia

O desastre nuclear de Chernobyl aconteceu entre 25 e 26 de abril de 1986. Nesse caso, atingiu o reator nuclear número 4 da Usina Nuclear de Chernobyl, localizado ao norte da Ucrânia Soviética.

Na ocasião, o acidente aconteceu durante um teste de segurança no início da madrugada que simulava uma possível falta de energia na estação. Por isso, os sistemas de segurança foram intencionalmente desligados.

As falhas contínuas no reator causaram uma reação descontrolada, criando também uma explosão de vapor destrutiva e um grande incêndio. Por cerca de nove dias, correntes ascendentes de vendo espalharam ainda mais o material radioativo, de modo que esteja comprometido até os dias atuais.

3) Mineradora e Cooperativa Química de Mailuu-Suu, Quirguistão

Em resumo, esse é um dos locais mais radioativos do mundo por conta de uma poluição nuclear decorrente de uma imensa quantidade de urânio. No geral, são provenientes da imensa quantidade de urânio da mineradora.

Além disso, esse material radioativo em constantemente irradiado espalha-se por conta das atividades de exploração na região.

4) Polígono de Semipalatinsk, Cazaquistão

O Polígono de Semipalatinsk tornou-se famoso por conta do projeto soviético de uma bomba atômica. Na época, a iniciativa foi desenvolvida ali, de modo que o local fosse permanentemente abandonado após os erros e acertos desse projeto.

Curiosamente, o Polígono de Semipalatinsk é conhecido pelo local com maior concentração de explosões nucleares no mundo.

5) Cooperativa Química Siberiana, Rússia

Estima-se que a Cooperativa Química Siberiana é responsável por mais de 125 mil toneladas de lixo tóxico e radioativo. Neste sentido, o descarte causa uma profunda contaminação no lençol freático da região, atingindo a flora e a fauna local.

Além disso, grande parte dos profissionais que trabalham nesse espaço acessam aposentadorias especiais por conta do risco de contaminação e radiação.

6) Hanford

A instalação nuclear desativada está localizada às margens do rio Columba. Mais especificamente, faz parte de Washington, capital dos Estados Unidos da América.

Conhecido popularmente como “Chernobyl estadunidense”, o local foi utilizado como fábrica do plutônio utilizado na bomba atômica lançada durante a Segunda Guerra Mundial em Nagasaki, no Japão.

Sob jurisdição do Governo Federal dos Estados Unidos, o local atende pelo nome de Hanford Site, Hanford Engineer Works e Hanford Project. Neste sentido, foi o primeiro lugar na história do mundo que produziu plutônio em larga escala, como parte do Projeto Manhattan.

7) Mayak Associação de Produção

Conhecido como uma das maiores instalações nucleares localizadas na Federação Rudsa e sob jurisdição do governo russo, o sétimo lugar mais radioativo do mundo chama-se Mayak Associação de Produção. Em específico, está localizada há 150 km ao sudoeste de Ecaterimburgo.

Atualmente, é responsável por atender as demandas do programa de armas nucleares soviético, desenvolvendo desde bombas até armas secretas. Além disso, foi palco de um dos piores acidentes nucleares da a história em 1957, quando mais de 50 toneladas de resíduo radioativos foram dispersados por meio de lima explosão.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.