Desafio de inteligência: qual é o número que falta na pirâmide?

O raciocínio lógico-matemático bem desenvolvido é um excelente aliado de todo concurseiro. Veja se você está com a inteligência aguçada.

Resolver desafios matemáticos ou de raciocínios lógicos é de extrema importância para exercitar o seu cérebro na preparação de um concurso público. Uma boa forma de treinar o cérebro é resolvendo esses desafios de inteligência. A internet é cheia de testes que podem auxiliar em sua preparação.

O site Concursos no Brasil disponibiliza muitas questões para saber como está o seu raciocínio lógico. Clique neste link e teste os conhecimentos na área.

Geralmente, eles são compostos por sequências e padrões que não fazem sentido à primeira vista e, por isso, requerem muita observação para serem desvendados. Na vida de quem presta concurso público, é preciso atenção a essas pegadinhas. Várias seleções públicas cobram conteúdos de raciocínio lógico, como:

  • Polícia Federal;
  • Polícia Militar;
  • Polícia Civil;
  • INSS;
  • Tribunais;
  • Receita Federal;
  • Banco do Brasil; e
  • Caixa Econômica Federal.

Desafio de inteligência: como treinar o raciocínio lógico?

Antes de tudo, é importante conceituar raciocínio lógico. Nada mais é do que a capacidade do indivíduo em organizar suas ideias e estruturar o pensamento a partir de dados diversos. O próprio nome indica, é usar a lógica.

É claro que o raciocínio lógico tem exemplos mais complexos ou mais simples, dependendo do que você está tentando encontrar. No seu cotidiano, certamente já fez uso desse conhecimento, mesmo sem perceber.

Você já parou para pensar em quanto tempo leva para lavar a louça, por exemplo? Quando lava seu prato e seus próprios talheres em dois minutos, para lavar a louça de toda a família, que é composta por 5 membros, levará em torno de 10 minutos.

Parece um exemplo simples, mas com isso é possível conferir que o raciocínio lógico faz parte de nosso dia-a-dia.

Desafio de inteligência: qual o número que falta?

Desafio de inteligência, Desafio inteligência
Foto: montagem / Concursos no Brasil – Canva PRO

Para resolver esse tipo de desafio de inteligência, é necessário um alto nível de observação para entender os padrões e chegar a um resultado efetivo.

Para o desafio aqui proposto, a resposta correta é 11. De primeira, os números dentro do triângulo podem não fazer sentido algum. Contudo, se você reparar bem, eles são basicamente números primos. Lembra deles?

Os números primos são aqueles algarismos naturais superiores a 1, que possuem apenas dois divisores. Isso quer dizer que são divisíveis por 1 e por ele mesmo. Confira quais são os números primos de 0 a 100: 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, 37, 41, 43, 47,53, 59, 61, 67, 71, 73, 79, 83, 89 e 97.

Dessa maneira, na sequência apresentada no desafio, entre os números 7 e 13 está o número 11. Números primos são um desses temas curiosos no campo da matemática. O estudo desses números é extenso e resultou em profundos efeitos para a matemática tanto na teoria quanto na prática.

Leia também

você pode gostar também

Conheça 9 profissões que não precisam de diploma

Não pôde concluir os estudos e vai começar a procurar emprego? Conheça nove profissões que não precisam de diploma e que costumam ter uma grande demanda.

Saiba como aumentar sua produtividade em 7 passos

Procura uma forma de aumentar a produtividade nos estudos para as provas do concurso? Fique por dentro de sete dicas incríveis e turbine as suas chances de aprovação.

Síndrome de Burnout: qual é a causa? Descubra como evitar

A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional relacionado com o excesso de trabalho, sendo considerada uma doença ocupacional por especialistas da área de saúde.

9 profissões com bons salários que não exigem nível médio

Sempre sonhou em ganhar bem, mas não quis levar os estudos adiante? Conheça nove profissões com bons salários que não exigem nível médio.

9 informações que não precisam ser citadas em seu currículo

Vai começar a procurar emprego e quer aumentar as chances de ser convocado para um processo seletivo? Então, conheça nove informações que não precisam ser citadas no currículo.

5 profissões que pagam bem e têm vagas sobrando

As profissões que pagam bem e têm vagas sobrando saem das carreiras tradicionais por acompanharem as inovações no mercado de trabalho. Porém, existem requisitos para ocupar os cargos dessa lista.