Confira 5 segredos revelados para ter mais inteligência no seu dia a dia

Quer descobrir como ter mais inteligência no dia a dia? Fique por dentro dos cinco segredos revelados sobre esse assunto.

Foi-se o tempo em que os cientistas acreditavam que a inteligência tinha relação com a herança genética ou com a bagagem intelectual do indivíduo. Se você quiser saber como ter mais inteligência no dia a dia, é preciso desenvolver algumas habilidades comportamentais.

Elaboramos esse artigo que vai te mostrar os cinco segredos que foram revelados pela ciência sobre como ser uma pessoa mais inteligente em sua vida. Ficou interessado? Então, basta continuar a leitura até o final, concurseiro.

Dicas para aprimorar sua inteligência no seu dia a dia

1) Deixe a meditação fazer parte da sua rotina

Você sabia que praticar meditação pode te deixar mais inteligente? É verdade. Essa prática traz diversos benefícios para a nossa saúde física e mental. Os mais experientes no assunto conseguem até mesmo controlar suas ondas cerebrais, segundo a ciência.

Um estudo científico norte-americano, realizado em 2004, comprova essa teoria. Aquele concurseiro que deixa a meditação fazer parte da sua rotina consegue melhorar a sua concentração nos estudos e ter mais autoconfiança em suas ações no cotidiano.

Além disso, a meditação atua diretamente no hipocampo cerebral, expandindo-o. Trata-se da parte do nosso cérebro que está associada a memória, aprendizado, regulação emocional e cognição. Por isso, para ser uma pessoa mais inteligente, que tal se tornar o mais novo adepto da meditação?

2) Como ter mais inteligência: aprenda um novo idioma

Para ter mais inteligência, o concurseiro precisa desafiar o seu cérebro com alguma tarefa. Dessa forma, nada melhor do que aprender um novo idioma. Além de ser um baita estímulo, esse tipo de aprendizado criar novas conexões neurais, quando você está em contato com o novo conteúdo.

Dominar uma nova língua, além de turbinar suas chances de conseguir uma recolocação no mercado de trabalho, pode deixar a sua mente muito mais ágil na hora de lidar com os mais variados desafios.

Esse tipo de aprendizado, segundo a neurociência, também melhora a sua capacidade de planejamento e compreensão. Um estudo científico realizado pela universidade de Cambridge (Reino Unido), em 2009, mostra que pessoas que falam dois ou mais idiomas têm mais facilidade de memorização.

3) Aprenda a tocar algum instrumento musical

Essa dica sobre como ter mais inteligência merece atenção especial, já que, como todas que foram citadas nesse artigo, tem comprovação científica. Apender a tocar um instrumento musical estimula diversas áreas do cérebro, o que leva os dois hemisférios desse órgão a criarem novas conexões.

Por isso, concurseiro, se você quiser se tornar uma pessoa mais inteligente no dia a dia, escolha um instrumento musical que tenha mais afinidade e tente aprender a tocá-lo. Essa prática é excelente para a memória, para a resolução de problemas e até para executar funções diferentes.

Especialistas em neurociência, através de inúmeras experiências realizadas em 2015, afirmam categoricamente que uma pessoa que sabe tocar dois ou mais instrumentos musicais (com perfeição) conseguem ter um QI superior, quando comparadas com outra que não sabe.

4) Coloque em prática aquilo que aprendeu

Você já experimentou ensinar para si mesmo o conteúdo que acabou de estudar para as provas do concurso? Não? Essa também é uma das maneiras de ter mais inteligência no dia a dia, já que essa prática reforça as informações ainda mais em sua mente.

Assim que você aprender algum novo assunto, dê uma “aula particular” para si mesmo ou para um amigo de confiança. Explique, com suas próprias palavras e de forma clara, o assunto que acabou de estudar.

Depois da explicação, analise se a mesma ficou passível de entendimento ou pergunte ao seu ouvinte se ele entendeu tudo. Essa prática de aprender ensinando para alguém, por exemplo, aprimora ainda mais os seus conhecimentos e deixa a sua memória intacta.

5) Leia muito

Não podemos negar que o bom e velho hábito da leitura também é uma das formas de se tornar uma pessoa mais inteligente. Ler auxilia o cérebro do concurseiro a formar mais conexões entre os neurônios, já que o “alimenta” de informações importantes, praticamente todos os dias.

Um estudo brasileiro, de 2010, comprova tudo isso. Quando lemos um bom livro, por exemplo, automaticamente precisamos formar imagens em nossa mente, transformar a abstração em realidade, interpretar o conteúdo lido, além de sintetizar tudo em ideias. E isso é um exercício e tanto.

Além disso, de acordo com a ciência, a leitura diária aumenta a nossa criatividade, turbina a capacidade de raciocínio fluído, otimiza a concentração e o foco, além de ser um baita estímulo para o nosso senso crítico. Na verdade, cativantes histórias levam o concurseiro a vivenciar diferentes realidades e o induz a fazer novas reflexões.

E aí, o que você achou das nossas dicas sobre como ter mais inteligência no dia a dia? A ciência corrobora com tudo que falamos acima, por isso, recomendamos seguir todas elas para se tornar uma pessoa mais inteligente.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.