7 dicas valiosas para você se sair bem nas provas do concurso IBGE

De acordo com o calendário do concurso IBGE, as provas devem acontecer dentro de três meses. Nesse período, os candidatos devem se preparar.

concurso IBGE já está chegando na reta final das inscrições, sendo o próximo passo a realização das provas, previstas para o dia 27 de março de 2022. Por isso, os candidatos precisam se preparar e focar nos estudos para se sair bem. Ao todo, o certame está ofertando 206.891 vagas imediatas.

continua depois da publicidade

As oportunidades são para os cargos de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor, de nível médio, e para Recenseador, de nível fundamental. Os aprovados devem ser contratados para trabalhar no Censo Demográfico, que será realizado no próximo ano.

Pensando no concurso IBGE, o Concursos no Brasil reuniu sete dicas para ajudar os candidatos a se prepararem corretamente para a prova. Veja o que fazer:

1. Conhecer o perfil da banca organizadora

O primeiro passo para sair bem numa prova de concurso é entender o funcionamento da banca organizadora. Cada empresa tem sua própria metodologia na aplicação das etapas e um estilo próprio de avaliação. No caso do concurso IBGE, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi escolhida como responsável.

continua depois da publicidade

Normalmente, as provas dessa banca são de múltipla escolha. Ou seja, os candidatos precisam marcar apenas uma alternativa correta no cartão-resposta. Entenda um pouco do modus operandi dessa empresa:

  • Questões de Português costumam focar na interpretação de texto;
  • Questões de Raciocínio Lógico / Matemática costumam focar na matemática pura e o nível cobrado não é difícil;
  • Os enunciados costumam ser longos, com textos bem trabalhados, requerendo bastante atenção do candidato.

2. Ler o edital com muita atenção

O edital é o documento que vai nortear todo o concurso do IBGE. Nele estão o funcionamento das etapas, regras de condutas, requisitos, punições e vários outros detalhes sobre a seleção. Apesar de ser um texto longo e cheio de tecnicalidades, é por meio dele que os estudos começam.

continua depois da publicidade

Dentro desse documento, você vai encontrar o cronograma do certame, o formato das etapas avaliativas e até o conteúdo a ser abordado na prova. Esse terceiro ponto é bastante importante, já que vai te ajudar a estudar focado. A dica é organizar suas horas de estudo com base no que está descrito no edital.

3. Monte um cronograma de estudos

Na hora de estudar para um concurso público, inclusive o do IBGE, os candidatos precisam ter bastante organização. Por isso, é aconselhável que você monte um cronograma semanal de estudos. Faça com que estudar seja um hábito presente na sua rotina.

Defina o horário em que você vai focar no aprendizado e, nesse esquema, coloque:

continua depois da publicidade
  • O que deve ser estudado em cada dia da semana;
  • Quanto tempo você vai tirar para estudar;
  • Momentos de descanso. Uma boa estratégia é estudar por 25 minutos e descansar 15, porque assim você não fica sobrecarregado.

Uma boca dica na hora de criar um cronograma é intercalar as disciplinas, especialmente se o tempo que você tirar for curto. Por exemplo, num dia você estuda Português, no outro Matemática e no outro Ética no Serviço Público. Dessa forma, você consegue estudar tudo o que está programado no edital.

4. Mantenha seu local de estudos separado

Escolha um lugar sossegado na sua casa para poder estudar com calma e sem distrações. O ideal é que tenha uma mesa e uma cadeira para você conseguir apoiar seu material. Nunca estude deitado na cama ou no sofá, porque você pode acabar fazendo mal para coluna e até dormindo durante os estudos.

O local que você escolher deve ter uma boa iluminação e, preferencialmente, ser silencioso. Tenha nesse ambiente sempre lápis, caneta, borracha, marcadores, cadernos e blocos de nota. Mantenha esse material sempre muito bem organizado para não perder nenhuma anotação.

5. Faça resumos para poder revisar

No cronograma de estudos que você montou, é ideal que tenha momentos para revisões. Enquanto você estiver estudando, faça marcações no texto lido. Se assistir uma aula (online ou presencial), faça anotações do que o professor disser. A partir disso, monte resumos, fichamentos e mapas mentais.

Essas técnicas servem para você colocar no papel todo o conteúdo estudado de forma sintetizada, utilizando suas próprias palavras e palavras-chave sobre o assunto. Dessa forma, ao revisar o conteúdo, você fixa ele mais facilmente na memória e na hora da prova fica mais fácil de lembrar.

6. Descanse bem antes da prova

Se você organizar seu cronograma direitinho, no dia antes da prova nem precisará estudar. Você pode até tirar um momento para revisar os conteúdos e repassar as matérias. Mas estudar aprofundado antes da prova pode atrapalhar as matérias na sua cabeça.

O ato de descansar ajuda o cérebro a fixar tudo o que aprendeu anteriormente e ajuda no seu desempenho. Por isso, tire um tempo para estar com a família, ler um livro, assistir um filme, praticar algum esporte ou jogar um vídeo game. À noite, certifique-se de dormir cedo para poder cumprir as oito horas de sono.

7. Deixe tudo preparado para o dia da prova

No dia antes da prova do concurso IBGE, também é aconselhável que você deixe tudo pronto. Separe:

  • A roupa que você vai vestir;
  • Os documentos que precisam ser apresentados;
  • O material que será utilizado, como a caneta preta de material transparente;
  • A garrafa de água que você vai levar;
  • Os lanchinhos para comer durante a prova.

Deixando tudo organizado, no dia da avaliação você não precisará correr. Lembre-se de se alimentar bem, fazendo refeições balanceadas para evitar complicações. O nervosismo da prova pode causar estresse para o corpo, gerando sintomas como dor de barriga. Ao se alimentar bem, você pode evitar esse tipo de situação.

Por fim, uma dica bônus é: evitar imprevistos. Verifique o horário que os portões serão abertos e fechados. Saia de casa com antecedência para ter certeza que conseguirá chegar no local da prova do IBGE sem nenhum problema e dentro do horário. Escolha o lugar onde você vai sentar e faça a avaliação com calma.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade