A banca organizadora do concurso Banpará (Banco do Estado do Pará) já foi definida. É provável que, já nos próximos meses, o edital seja divulgado com abertura de vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva, para profissionais de níveis médio e superior. Continue lendo o conteúdo e saiba os detalhes.
Antes disso, aproveite para conferir quais os concursos públicos abertos por meio deste link. O site Concursos no Brasil também dispõe de conteúdos sobre certames previstos que podem ter editais publicados ainda em 2024. Acesse o endereço eletrônico e confira as novidades.
Concurso Banpará: situação atual
Nesta quarta-feira, 24 de abril de 2024, foi divulgado o contrato da Dispensa de Licitação oficializando a Fundação CETAP como banca organizadora que será responsável pela organização e execução do concurso do Banco do Estado do Pará (Banpará). Esse documento está disponível no Diário Oficial do Estado do Pará, na página 19.
A vigência do contrato entre as partes ficou estabelecido em um ano e seis meses, englobando o período de 19 de abril de 2024 a 18 de outubro de 2025. Com isso, a expectativa é que o edital de abertura do concurso Banpará seja publicado a qualquer momento.
O quantitativo de vagas e os cargos que serão ofertados ainda não foi divulgados. Porém, ainda de acordo com o documento publicado, as oportunidades serão imediatas e haverá formação de cadastro em ocupações de níveis médio e superior.
Assim que houver novidades sobre a realização deste concurso público o conteúdo será atualizado.
Concurso Banpará: como foi o certame anterior?
O último concurso público do Banco do Estado do Pará S.A aconteceu no ano de 2018, com abertura de 126 vagas imediatas, com reserva para pessoas com deficiência. A seleção foi organizada e executada sob responsabilidade da banca Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – FADESP.
A lotação desses profissionais foi distribuída por diferentes municípios do estado do Pará. Aqueles que fossem contratados estariam subordinados ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
As oportunidades estavam distribuídas entre ocupações com grau de escolaridade médio e superior. A seguir, confira os cargos e requisitos:
- Técnico Bancário: destinado a profissional de nível médio completo;
- Assistente Social: oportunidade para profissional com graduação em Serviço Social, registro no Conselho de Classe e certidão de regularidade junto ao Conselho de Classe;
- Contador: exigiu graduação em Ciências Contábeis, registro no Conselho de Classe e certidão de regularidade junto ao Conselho de Classe;
- Engenheiro Civil: exigia graduação em Engenharia Civil, registro no Conselho de Classe e certidão de regularidade junto ao Conselho de Classe;
- Engenheiro Eletricista: oportunidade para profissional com curso de graduação em Engenharia Elétrica, registro no Conselho de Classe e certidão de regularidade junto ao Conselho de Classe;
- Engenheiro Mecânico: curso de graduação em Engenharia Mecânica, registro no Conselho de Classe e certidão de regularidade junto ao Conselho de Classe;
- Médico do Trabalho: destinado a profissional com nível superior em Medicina, diploma ou certificado de conclusão de curso de especialização em Medicina do Trabalho, em nível de pós-graduação, ou diploma, ou certificado de residência médica em área de concentração em Saúde do Trabalhador ou denominação equivalente, registro no Conselho de Classe e certidão de regularidade junto ao Conselho de Classe;
- Técnico em Informática (Desenvolvimento de Sistema e de Acompanhamento de Projetos, Suporte e de Banco de Dados): oportunidade para profissional com nível superior em Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Tecnologia em Processamento de Dados, Sistema de Informação, Análise de Sistema ou Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, registro no Conselho de Classe e certidão de regularidade junto ao Conselho de Classe.
Os salários ofertados aos profissionais variavam de R$ 2.192,88 a R$ 5.676,12 para trabalhar em jornadas de 20 a 40 horas por semana.
Concurso Banpará 2018: seleção dos candidatos
Os profissionais inscritos no concurso Banpará foram avaliados por meio de provas objetivas, comum a todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório. Também houve a aplicação de prova de títulos, com caráter classificatório, para os candidatos às vagas de nível superior.
A seguir, confira como foi a composição das provas objetivas conforme o cargo:
Cargo de nível médio
- 10 questões de Língua Portuguesa;
- 5 questões de Raciocínio Lógico;
- 5 questões de Noções de Informática;
- 5 questões de Conhecimentos Gerais;
- 5 questões de Matemática;
- 5 questões de Atendimento e Noções de Ética;
- 25 questões de Conhecimentos Bancários.
Cargo de Técnico em Informática
- 10 questões de Língua Portuguesa;
- 5 questões de Raciocínio Lógico;
- 5 questões de Conhecimentos Gerais;
- 40 questões de Conhecimentos Específicos do Cargo.
Demais cargos de nível superior
- 10 questões de Língua Portuguesa;
- 5 questões de Raciocínio Lógico;
- 5 questões de Noções de Informática;
- 40 questões de Conhecimentos Específicos do Cargo.
Concurso Banpará: como se preparar?
Aproveite o momento para iniciar com os estudos para disputar uma vaga no próximo concurso Banco do Estado do Pará. Há um artigo que irá te auxiliar a montar um cronograma de preparação, levando em consideração o tempo para assimilar o conteúdo, período para revisões e resolução de questões.
Com base no edital anterior, temos alguns conteúdos que foram comuns a todos os cargos. Assim, é possível usá-los para iniciar a sua preparação. Confira quais foram eles:
Língua Portuguesa
- Ortografia oficial, tipologia textual, acentuação gráfica.
- Flexão nominal e verbal.
- Emprego das classes de palavras.
- Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação.
- Tempos e modos verbais.
- Vozes do verbo.
- Concordância nominal e verbal.
- Regência nominal e verbal.
- Crase.
- Pontuação.
- Significação das palavras.
- Homônimos e parônimos.
- Compreensão e interpretação de texto.
Raciocínio Lógico
- Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios.
- Deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações.
- Compreensão e elaboração da lógica das situações, por meio de: raciocínio verbal; raciocínio matemático (que envolva, dentre outros, conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações, nas formas fracionária e decimal; Conjuntos numéricos complexos; Números e grandezas proporcionais; razão e proporção; divisão proporcional; regra de três simples e composta; porcentagem).
- Raciocínio sequencial; Orientação espacial e temporal.
- Formação de conceitos; Discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.
Sobre o Banpará
O Banpará (Banco do Estado do Pará S.A) foi criado no ano de 1959, mas somente em 1961 teve a sua carta-patente aprovada pela Superintendência da Moeda e do Crédito – SUMOC, que fiscalizava o setor bancário no país.
Essa instituição financeira possui natureza de Sociedade de Economia Mista, organizada como banco múltiplo, com objetivo de gerar valor para o Estado do Pará. Ele é considerando um Banco autossustentável, que trabalha para auxiliar no desenvolvimento econômico e social.