O concurso Câmara de Curvelo, no estado de Minas Gerais, recebeu autorização para abertura de novas vagas para contratação de efetivos. O aval foi publicado nesta segunda-feira (25/08) no Diário Oficial dos Municípios Mineiros (DOM MG).
O documento informa que serão ofertadas 24 vagas no novo edital, contemplando cargos em diferentes áreas de atuação e profissionais de vários níveis de escolaridade. A novidade veio acompanhada de formação de Comissão Organizadora.
O grupo de trabalho que ficará responsável pela organização e execução do certame também foi anunciado no DOM MG. A Portaria nº 934 nomeia três servidores para decidir as questões de aplicação do concurso e apresentar relatório sobre o tema.
Situação atual
Os estudos para o novo concurso Câmara de Curvelo foram concluídos e o edital já pode ser elaborado pela Comissão Organizadora, sendo o primeiro após 11 anos. O último, realizado em 2014, preencheu as 20 vagas que foram abertas.
Considerando que já perdeu a validade há algum tempo, não existe a possibilidade de chamamento de aprovados excedentes. Além disso, a seleção de 2025 já estava prevista no Orçamento determinado para este ano.
A Comissão deverá elaborar o edital e definir sobre a necessidade de contratação de empresa especializada na realização desse tipo de seleção. Independentemente da escolha de banca organizadora, o certame já está sendo iniciado e poderá ser lançado em breve.
Quais serão as vagas?

Veja o que está previsto para o concurso Câmara de Curvelo 2025. Foto: montagem / Concursos no Brasil
De acordo com o aval, as 24 vagas a serem disponibilizadas ficarão distribuídas entre 12 cargos. No caso de oportunidades de nível fundamental, serão nove vagas para Auxiliar de Serviços Gerais, Porteiro / Vigia e Motorista.
Já para quem tem nível médio completo, os cargos ofertados serão de Auxiliar Administrativo, Assistente Administrativo e Técnico Administrativo. Esses somam oito vagas, exigindo também conhecimentos em Informática.
A autorização informa que haverá duas vagas para Técnico em Informática, cujo requisito é ter curso técnico em Informática. As demais vagas do concurso Câmara de Curvelo serão para profissionais de nível superior, nos cargos de:
- Analista de Dados e Pesquisas;
- Analista Tecnologia da Informação;
- Analista Contábil;
- Procurador; e
- Engenheiro Civil.
O que esperar das etapas?
É provável que o novo edital siga o formato do último, que foi aplicado entre 2014 e 2015. Desse modo, os candidatos podem esperar duas etapas de classificação:
Prova objetiva para todos os cargos, contemplando questões de múltipla escolha acerca de Português, Matemática, Conhecimentos Gerais, Legislação Municipal e Conhecimentos Específicos. Os conteúdos podem variar de acordo com a função escolhida.
Prova de títulos exclusivamente para quem é de nível superior, pontuando títulos de formação acadêmica em graus de Especialização, Mestrado e Doutorado.
Para saber mais sobre o concurso Câmara de Curvelo Previsto, leia a autorização e o aviso de formação de Comissão por meio do DOM MG. Você acessa os documentos informando os códigos de EA400A26 e 698CD59E.