Auxiliar Administrativo e Assistente Administrativo: veja as diferenças

Conheça as principais diferenças entre as funções de Auxiliar Administrativo e Assistente Administrativo, que muita gente não sabe.

A área administrativa é uma das mais cobiçadas por milhares de profissionais mais experientes e até pelos iniciantes no mercado de trabalho. Mas você conhece as diferenças entre Auxiliar Administrativo e Assistente Administrativo? Por mais que muitos acreditem que ambas as funções sejam a mesma coisa, esse post vai te mostrar que não é bem assim. Continue a leitura e saiba mais.

Leia também

O que faz um Assistente Administrativo?

A principal função do Assistente Administrativo é prestar assessoria para o gestor de uma organização em toda a sua rotina operacional. Ou seja, dar mais agilidade para os processos administrativos que ainda estão pendentes, administrar o fluxo de caixa (diário, semanal e mensal), além de cuidar dos pagamentos e documentos importantes.

O Assistente Administrativo também precisa organizar a agenda da organização, fazer a emissão de notas fiscais e manter o controle de estoque em ordem. Dessa forma, esse profissional precisa ter habilidades na área da informática, organização, responsabilidade, saber se expressar com clareza, dentre outras qualidades.

Devemos considerar que cada negócio tem necessidades diferentes, por isso, as funções de um Assistente Administrativo são variáveis, já que tudo depende das necessidades da empresa. Por via de regra, pode-se dizer que esse profissional é considerado o “braço direito” do gestor.

Onde o Assistente Administrativo pode atuar?

O mercado de trabalho para esse profissional é bastante amplo. O Assistente Administrativo pode atuar em organizações privadas de diversos segmentos e até em órgãos públicos (desde que seja aprovado em um concurso). Escritórios em geral, empresas da área de Recursos Humanos e Logística, além de hotéis, são os principais contratantes.

Ao contrário do que muitos pensam, para uma pessoa se tornar um Assistente Administrativo não é exigido curso superior em Administração de Empresas. Mas é recomendado que o profissional faça um curso relacionado à área administrativa, pois isso pode ser um baita diferencial no currículo.

O que faz um Auxiliar Administrativo?

A função do Auxiliar Administrativo é bastante parecida com a do Assistente Administrativo, ou seja, prestar todo o auxílio para o gestor de uma organização, no que tange os processos administrativos. A grande questão é que o Auxiliar realiza atividades menos complexas do que um Assistente.

Enviar e-mails, preencher documentos, recepcionar clientes e fornecedores, além do atendimento telefônico, são as principais atividades de um Auxiliar Administrativo. Mesmo que sejam tarefas simples e corriqueiras do dia a dia, elas exigem muita dedicação e demandam tempo do profissional.

Como é o mercado de trabalho para o Auxiliar Administrativo?

Da mesma forma que o Assistente, o Auxiliar Administrativo também pode trabalhar em vários setores da economia, como compras, finanças, vendas, marketing, estoque, Recursos Humanos e escritórios.

Se você pensa em se tornar um Auxiliar Administrativo é preciso ter o ensino médio completo. Entretanto, é indicado fazer cursos relativos a essa área para incrementar o currículo e aumentar as chances de alavancar a carreira ou até conseguir um emprego nessa função em uma grande empresa.

Auxiliar Administrativo e Assistente Administrativo: diferenças

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as principais atribuições de cada um desses cargos, vamos às diferenças entre eles:

  1. O Assistente Administrativo realiza tarefas que exigem uma maior habilidade técnica e uma certa experiência prévia (preferencialmente), já que são mais complexas;
  2. A faixa salarial também se difere entre ambas as funções. O Auxiliar Administrativo recebe um salário aproximadamente 20% menor do que um profissional que exerce a função de Assistente Administrativo.

Para você ter uma ideia, de acordo com o portal Vagas.com.br, o salário médio mensal de um Assistente Administrativo em 2022 é de R$ 1.782,00. Já o de Auxiliar Administrativo, gira em torno de R$ 1.476,00.

Como é possível de destacar na área administrativa?

Se você deseja começar uma sólida carreira na área administrativa, seja como assistente ou auxiliar, precisa ter algumas habilidades técnicas e comportamentais. Veja quais são elas:

  • Ter facilidade e saber trabalhar em equipe;
  • Familiaridade com ferramentas tecnológicas e bom domínio de informática;
  • Ser uma pessoa organizada para lidar com a rotina empresarial;
  • Comunicação clara, eficaz e sem ruídos;
  • Ter uma curiosidade aguçada para aprender mais sobre a empresa e a profissão;
  • Ter facilidade com cálculos matemáticos, principalmente porcentagem.
  • Gostar de lidar com pessoas;
  • Agilidade e proatividade.

Agora que você está por dentro das diferenças entre Auxiliar Administrativo e Assistente Administrativo, chegou a hora de analisar com bastante calma as particularidades de cada função e investir naquela que mais se identificar. Boa sorte.

Leia também


você pode gostar também

Técnico em Radiologia: formação necessária, o que faz e quanto ganha

O Técnico em Radiologia é capacitado para atuar em diversas áreas, tanto na medicina quanto na área científica, industrial e da construção civil, por exemplo. Saiba mais sobre essa profissão.

Engenheiro Eletricista: o que faz, quanto ganha e formação necessária

O engenheiro eletricista é uma das profissões do ramo da engenharia mais bem pagas do país atualmente. Confira o guia completo com informações sobre o profissional que atua na engenharia elétrica.

Analista de TI: o que faz, salário médio da profissão e requisitos

Fique por dentro das principais atividades do cargo de Analista de TI, saiba quanto ganha esse profissional, bem como as principais exigências para se tornar um.

Product Owner: o que faz, como se tornar um e quanto ganha no Brasil

Fique por dentro das principais atividades de um Product Owner, dos seus ganhos médios mensais e saiba o que fazer para exercer essa profissão.

Designer Gráfico: o que faz, formação e salário médio do cargo

Conheça um pouco mais sobre a carreira de Designer Gráfico, caso esteja pensando em investir nessa profissão, que tem muita demanda atualmente.

Corretor de Imóveis: o que faz, formação exigida e salário médio

Pelo fato de ser uma profissão com possibilidade de altos ganhos mensais, a carreira de Corretor de Imóveis costuma ser bastante promissora.