A Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso (SEMA MT) está prestes a lançar novas oportunidades de contratação. O órgão já selecionou e firmou acordo com banca organizadora para o processo seletivo SEMA MT de 2024, que contará com mais de 120 vagas.
A empresa escolhida para executar todas as etapas do certame foi o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliaçção e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O extrato do 1º termo aditivo ao contrato foi divulgado no Diário Oficial do estado desta segunda-feira (11/11), assinado pelo Secretário Alex Sandro Antônio Marega.
Situação atual
O novo processo seletivo SEMA MT deve ter seu edital divulgado muito em breve, tendo em vista que a banca responsável já foi divulgada. Segundo o acordo entre as entidades, será papel do Cebraspe entregar “serviços técnico-especializados para organização, planejamento e realização de todas as etapas”.
A primeira função da empresa escolhida é elaborar e publicar o edital com todas as regras de seleção. A expectativa é de que isso aconteça até o mês de dezembro, liberando o período de inscrição. O Cebraspe receberá as solicitações, provavelmente, pela Internet, e também deve cobrar uma taxa de participação.
É provável que as etapas de classificação sejam aplicadas até os primeiros meses de 2025. O Concursos no Brasil entrou em contato com a Secretaria e com o Cebraspe via e-mail para saber mais detalhes, mas até o fechamento da matéria não obteve nenhuma resposta.
Quais serão as vagas do processo seletivo SEMA MT?
De acordo com o extrato de contrato da banca organizadora, o certame vai abrir 122 vagas para profissionais de nível superior. Além disso, o certame deverá formar cadastro reserva. Os cargos ofertados serão de Analista de Desenvolvimento Econômico e de Analista de Meio Ambiente.
Atualmente, a faixa salarial para essas funções fica entre R$ 7 mil e R$ 9 mil por mês. O processo seletivo SEMA MT vai contemplar profissionais com graduação nas áreas de:
- Administração;
- Propaganda e Marketing;
- Direito;
- Comunicação Social / Publicidade e Propaganda;
- Ciências Contábeis;
- Tecnologia da Informação;
- Biologia;
- Engenharia Agronômica;
- Engenharia Ambiental;
- Engenharia Civil;
- Engenharia Florestal;
- Engenharia Sanitária;
- Geografia;
- Geologia;
- Medicina Veterinária.
- Química.
Quais serão as etapas de classificação?
As fases do processo seletivo SEMA MT ainda não foram divulgadas e só serão confirmadas quando o edital for lançado. Porém, considerando o perfil do Cebraspe como banca organizadora, podem ser aplicadas até duas etapas:
- prova objetiva, composta por questões de certo ou errado;
- prova de títulos, com pontuação considerando títulos de formação acadêmica e experiência profissional.
Perfil de avaliação do Cebraspe
Os candidatos precisam ficar muito atentos caso o novo processo seletivo SEMA do Mato Grosso conte com prova objetiva. Isso porque o Cebraspe tem um sistema de avaliação diferente de outas bancas. Em primeiro lugar, ao invés de múltipla escolha, as questões pedem para marcar a alternativa certa ou a alternativa errada considerando texto apresentado.
Desse modo, o participante deve ler e interpretar o texto, conferir as opções e escolher aquela que está de acordo com o que foi pedido. Essa banca costuma cobrar um nível maior de dificuldade. Além disso, o sistema de pontuação também é único: uma resposta marcada errada pode anular uma correta.
Entenda: se o candidato marcou letra A no cartão-resposta e o gabarito era A, ele recebe um ponto. Mas se marcar letra A e a resposta correta for letra B, o participante não só deixa de ganhar o ponto daquela questão como anula o ponto recebido por uma questão que acertou.
Último processo seletivo SEMA MT
A Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso teve o seu último edital para contratações temporárias realizado em 2023. As inscrições aconteceram no mês de agosto daquele ano, com 29 vagas apenas para o cargo de Analista de Meio Ambiente nas funções de:
- Engenheiro Florestal;
- Engenheiro Agrônomo;
- Biólogo;
- Advogado;
- Engenheiro Civil;
- Engenheiro Sanitarista;
- Engenheiro Eletricista;
- Arquiteto;
- Contador; e
- Analista de Sistemas.
A seleção foi organizada pelo Instituto Selecon e teve aplicação de etapa única de prova de títulos. Os resultados foram divulgados em novembro de 2023. Como o certame tinha validade de um ano, deixou de vigorar no início de novembro de 2024, abrindo a possibilidade para um novo processo seletivo SEMA MT.
Sobre a Secretaria de Meio Ambiente
Em junho de 2005, foi aprovada uma lei que transformava a Gestão Ambiental do Mato Grosso em Secretaria de Estado de Meio Ambiente, extinguindo a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEMA MT). Hoje, a pasta conta com 10 Superintendências nas áreas de:
- Infraestrutura;
- Mineração;
- Indústria e Serviços;
- Biodiversidade;
- Recursos Hídricos;
- Ações Descentralizadas;
- Educação Ambiental;
- Gestão Florestal;
- Procedimentos Administrativos e de Autos de Infração;
- Monitoramento de Indicadores Ambientais.
De acordo com o site oficial do órgão, seu objetivo é “promover o controle, a preservação, a conservação e a recuperação ambiental, bem como formular, propor e executar as Políticas Estaduais do Meio Ambiente contribuindo para o desenvolvimento sustentável em benefício da qualidade de vida do povo mato-grossense”.