Concurso INSS: o que faz um Técnico do Seguro Social? Veja atribuições

Concurso INSS: você sabe o que faz um Técnico do Seguro Social? Novo edital, com mil vagas imediatas, traz detalhes sobre as atribuições do cargo.

O concurso INSS teve o edital publicado em setembro deste ano, mas muitos candidatos estão em dúvida sobre o que faz um Técnico do Seguro Social. Com organização do Cebraspe, o exame prevê o preenchimento de 1.000 vagas nesta função, com remuneração de até R$ 5.905,79 para os aprovados.

Leia também

Neste sentido, o concurso acontecerá em duas etapas, sendo a primeira uma prova objetiva e a segunda um curso de formação. Contudo, ambas possuem caráter eliminatório e classificatório, com avaliação biopsicossocial dos candidatos que solicitarem atendimento especial, como os concurseiros na categoria de pessoa com deficiência.

O que faz um Técnico do Seguro Social?

As descrições das atividades do Técnico do Seguro Social incluem:

  • Atendimento ao público do INSS;
  • Assessoria aos superiores hierárquicos em processos administrativos;
  • Realização das atividades inerentes ao reconhecimento dos direitos previdenciários;
  • Realização de atividades inerentes à tramitação, instrução e movimentação de processos, bem como documentos;
  • Realização de estudos, pesquisas e levantamento de informações;
  • Elaboração de minutas de editais, contratos, convênios e demais atos administrativos e normativos;
  • Avaliação de processos administrativos para oferecer auxílio à gestão nos aspectos relacionados à prevenção ou tomada de decisão;
  • Participação do planejamento estratégico institucional, assim como de comissões, grupos e equipes de trabalho na unidade de lotação;
  • Atuação na gestão de contratos, posterior a designação formal para tal função;
  • Realização de atos e procedimentos necessários para verificação do atendimento das obrigações previstas na legislação;
  • Controle de dados e informações;
  • Atualização de sistemas;
  • Execução de atividades de orientação, informação e conscientização previdenciária;
  • Gestão do patrimônio do INSS;
  • Acompanhamento e avaliação da eficácia de ações desenvolvidas;
  • Identificação de proposição de soluções para o aprimoramento dos processos administrativos;
  • Planejamento, supervisão e coordenação de projetos técnicos e administrativos;
  • Realização de atividades internas e externa relacionadas a tarefas que não demandem formação profissional específica;
  • Subsídio de informações para os superiores hierárquicos em relação às atividades desenvolvidas pela própria área de atuação;
  • Realização de atividades institucionais relativas ao INCC, desde que compatíveis com a natureza do cargo ocupado.

Concurso INSS: qual é a natureza do cargo?

De acordo com o edital do exame, o Técnico do Seguro Social deve ter um certificado, devidamente registrado, da conclusão do Ensino Médio ou de um curso técnico que seja equivalente. Neste caso, o órgão expedidor ou instituição de ensino deve ser reconhecida pelo Ministério da Educação.

Em relação à remuneração, o valor bruto inicial poderá ser de R$ 5.905,79. Em específico, estão incluídos o valor do vencimento básico, a Gratificação de Atividade Executiva, a Gratificação de Desempenho da Atividade do Seguro Social e o auxílio alimentação. O profissional terá ainda que desempenhar uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Para se inscrever no cargo do concurso INSS, é fundamental atender aos requisitos de aprovação no concurso público, o que inclui tanto a etapa da prova objetiva quanto do curso de formação. Ademais, deve-se ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, desde que esteja amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses neste último caso.

O candidato aprovado precisa estar em gozo dos direitos políticos, estar quite com as obrigações eleitorais e as obrigações militares, se for o caso. Na data da posse, o aprovado precisa ter, no mínimo, 18 anos completos.

Outras exigências referem-se à aptidão física e mental para exercer as funções previstas e também enviar os documentos que comprovem sua identidade no momento da posse. No entanto, é possível que a instituição solicite outras informações, caso seja necessário, e o candidato aprovado deverá provê-las normalmente.

O exame segue com inscrições abertas até o dia 03 de outubro deste ano, com encerramento das solicitações às 18h, no horário oficial de Brasília. Para mais informações sobre o concurso INSS, acesse o site da organização responsável pelo exame e confira o edital, bem como as publicações mais recentes.

Leia também


você pode gostar também

Você tem alguma? Confira 4 fobias raras que existem no mundo

O medo é um dos sentimentos mais comuns do ser humano. Desse modo, existem cada vez mais fobias entre as pessoas, e a verdade é que algumas delas são realmente surpreendentes.

Cílios têm uma função bem importante para o corpo; veja qual é

Em algum momento você já se perguntou para que servem os cílios e de que eles são feitos? Tire suas dúvidas aqui.

6 línguas mais antigas do mundo que ainda são faladas em alguns países

Algumas das línguas mais antigas do mundo ainda são faladas em alguns países. Confira quais são.

Confira como os signos se comportam quando querem terminar

Diante de um término, alguns signos não enfrentam a situação com coragem, enquanto outros preferem cortar o sentimento pela raiz sem medir as consequências.

Vocabulário: 13 palavras diferentes para começar a usar no dia a dia

A língua portuguesa possui inúmeras palavras, sendo algumas bem diferentes das que falamos comumente no dia a dia. Leia e conheça algumas delas para enriquecer o seu vocabulário.

Tem até salgada: confira as 7 cervejas mais ‘estranhas’ do mundo

A cerveja é uma das bebidas mais consumidas no mundo, contudo alguns sabores são considerados extremamente inusitados.