Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

A abertura oficial do edital para o concurso INSS demanda que os concurseiros estejam atentos às datas estabelecidas, mas também aprendam a aplicar dicas infalíveis durante os estudos. Desse modo, além de estar à frente da concorrência, poderão se preparar para as duas etapas, tanto a prova objetiva quanto o curso de formação.

Leia também

No geral, as dicas permitem uma sistematização dos estudos, para maior aprendizagem e memorização das informações. Além disso, consideram a rotina pessoal para além da preparação do exame, incluindo o tempo de realização dos simulados, revisão dos conteúdos e descanso. Saiba mais a seguir:

5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS

1) Monte o cronograma com base no conteúdo programático

A prova objetiva do concurso INSS é organizada em 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.

Desse modo, o conteúdo programático envolve disciplinas como Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Informática e Raciocínio Lógico-Matemático.

Porém, são cobradas questões relativas à Seguridade Social, Legislação Previdenciária, Serviços Previdenciários, Leis Complementares e até mesmo Qualidade de Vida do Servidor Público.

Como são mais de 20 áreas do conhecimento, é fundamental preparar um cronograma de estudos que permita aprofundamento em cada uma delas.

É possível dividir os dias da semana entre conhecimentos básicos e conhecimentos específicos, organizando cada informação cobrada ao longo desse período.

No entanto, deve-se adicionar um período de revisão e realização de exercícios dentro dessa rotina, assim como períodos de descanso e atividade física.

2) Faça esquemas, mapas mensais e/ou flashcards

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos
Veja as dicas do Concursos no Brasil para você se dar bem nas provas do INSS. Foto: Pexels.

As estratégias e dicas infalíveis de aprendizagem do conteúdo programático variam de acordo com o perfil do concurseiro, porque tem quem aprenda mais com esquemas e quem prefira resumos longos. Neste caso, é fundamental conhecer qual a forma mais eficaz para você, assim como as técnicas que existem atualmente.

É interessante tentar diferentes métodos, como os mapas mentais, flashcards, esquemas, resumos ou fichas catalográficas. Desse modo, fica mais fácil identificar qual funciona melhor dentro da sua rotina e dos seus hábitos de estudo. Porém, leve em consideração questões mais específicas, como tempo de criação e aplicabilidade.

3) Dê prioridade para matérias que você não tem domínio

Ainda que estudar todas as disciplinas do concurso INSS seja importante, o nível de dedicação e foco deve ser proporcional às suas dificuldades. Portanto, é pouco prático passar longas horas focado nas disciplinas que você domina ou se sente confiante somente para ter um aprofundamento igual a todas as matérias.

Dessa forma, se você consegue se sair bem em Língua Portuguesa, mas tem dúvidas sobre os Serviços Previdenciários, considere diminuir o tempo da primeira para investir mais na área que você não tem domínio, por exemplo.

4) Ritmo constante é melhor do que intensidade

Em vez de utilizar um dia da semana para tentar abraçar o mundo e estudar todos os conteúdos do concurso INSS, opte por criar uma rotina que permita um ritmo constante de estudo. Além de evitar o estresse, a estafa mental e o cansaço, você acaba adotando o cronograma previsto com mais facilidade.

Sendo assim, a aprendizagem e memorização são potencializadas, porque o seu cérebro e organismo estão acostumados ao nível de dedicação. No geral, esse ritmo constante também envolve os momentos de descanso e lazer, fundamentais para os estudos.

5) Separe um tempo para fazer simulados

Como citado anteriormente, não adianta querer abraçar o mundo ou ficar preso aos conteúdos teóricos, porque o concurso INSS também envolve a etapa do curso de formação. Portanto, organize no seu cronograma um período do dia para a realização de simulados e provas anteriores da instituição.

O Concursos no Brasil possui uma seção exclusiva com simulados para o cargo de Técnico do Seguro Social, de modo que você tenha acesso a questões específicas e coloque em prática o que estudou.

Leia também


você pode gostar também

7 profissões mais bem pagas para quem é organizado e ama rotinas

Se você faz questão de ter uma rotina diária e deixa a organização fazer parte da sua vida, conheça sete profissões para quem é organizado.

Estes 5 aplicativos acabam com a vida útil do seu celular; descubra quais

Com a diminuição da vida útil do celular, é comum que sua bateria dure cada vez menos. Conheça os aplicativos que podem prejudicar a vida útil do seu aparelho.

Viver mais: 5 hábitos simples que aumentam a sua longevidade

Os hábitos simples que aumentam a sua longevidade não só permitem que você viva mais, como também auxiliam no bem-estar, vida social, saúde e qualidade do envelhecimento.

Estes 9 carros não gastam muito combustível; veja os modelos

Se você preza mais pela economia que pelo desempenho e conforto, conheça nove carros que não gastam muito combustível.

7 coisas que são proibidas no Brasil e muita gente nem sabia disso

Costumes, comportamentos e aspectos culturais acabam determinando o conceito de certo ou errado. Confira, a seguir, 7 coisas proibidas no Brasil.

9 profissões de sucesso no Brasil e que já estão em alta neste ano

Sonha em decolar na carreira profissional? Conheça nove profissões de sucesso no Brasil que podem transformar isso em realidade.