Como virar craque em interpretação de texto? Veja 5 dicas importantes

Conheça cinco dicas sobre como ficar craque em interpretação de texto e turbine as chances de aprovação no concurso.

Não restam dúvidas de que a interpretação de texto é essencial nas provas do Enem e de concursos públicos em geral. Mas a grande questão é que muitos candidatos acabam se enrolando por causa dela e não conseguem a tão sonhada aprovação. Por isso, vamos te dar cinco dicas valiosas sobre como é possível melhorar em interpretação de texto e arrasar nas provas. Bora lá conferir?

continua depois da publicidade

Entenda como melhorar sua interpretação de texto

1) Leia o texto pausadamente, com atenção e um dicionário ao lado

Se de fato você quer virar um especialista em interpretação de texto, a primeira coisa a se fazer é ler o texto de forma pausada, já que esse primeiro contato é fundamental. Durante a sua leitura, você terá uma noção do assunto abordado, bem como o posicionamento do autor em questão.

Leia também

Leia pausadamente, mas sem interrupções, para não atrapalhar a sua compreensão do tema. Além disso, recomendamos ler com a máxima atenção, se envolvendo ao máximo com o conteúdo que está sendo lido. Ler com o pensamento em outra coisa é pura perda de tempo e energia.

Se for possível, mantenha um dicionário por perto, caso tenha alguma dúvida sobre o significado de alguma palavra. Isso também ajuda a aprimorar o seu vocabulário no dia a dia.

continua depois da publicidade

2) Separe os parágrafos do texto e faça resumo de cada um deles

Outra dica sobre como melhorar a sua interpretação de texto. O concurseiro deve separar o texto que está lendo em parágrafos. À medida que for avançando com a leitura, faça um pequeno resumo daquilo que acabou de ler (anotando à mão em uma folha de caderno). Dessa forma, você está colocando em prática a sua capacidade de compreensão de um texto.

Depois de resumir aquilo que leu, faça uma leitura atenta do seu resumo e veja se as suas ideias estão coerentes com as que estão presentes no texto original. Concentre-se ao máximo enquanto estiver fazendo isso, caso contrário, você pode divagar no assunto e tirar conclusões errôneas.

continua depois da publicidade

3) Faça um novo texto usando suas próprias palavras

Quando o assunto é interpretação de texto, existem algumas táticas que costumam funcionar bem. Depois que você seguir à risca as duas dicas acima, deve fazer um novo texto (baseado no original, claro) usando as suas próprias palavras e incluindo as ideias principais do autor.

Conseguir transmitir a mesma mensagem, usando o seu próprio vocabulário, é uma maneira autêntica de provar que o seu entendimento daquilo que leu está em um nível satisfatório.

Ao final, tenha certeza de que não tirou nada da sua cabeça e que as ideias colocadas no papel batem com as do autor. Não conclua nada de forma precipitada, fechado?

continua depois da publicidade

4) Explique para si mesmo o que acabou de ler

Essa também é uma outra maneira de ficar craque na interpretação de texto. Assim que terminar de ler atentamente um texto (por mais que o assunto seja denso), explique para si mesmo ou para outra pessoa tudo aquilo que entendeu. Se for o caso, grave a sua explicação com o seu celular ou outro aparelho.

Depois, analise com calma se a sua explicação está condizente com o texto original e se você tomou como base as principais ideias. Caso ela ainda não esteja totalmente alinhada com o tema central, releia o texto, marcando as partes mais importantes e conte o que acabou de ler com suas próprias palavras. Faça isso quantas vezes forem necessárias.

5) Leia bastante

Uma outra maneira de melhorar a sua interpretação de texto é adotando o hábito da leitura diária. Quanto mais você praticá-la, maiores serão as chances de fazer uma interpretação correta de qualquer tipo de texto. Mas não se trata de ler somente por ler. Leia com um senso crítico, sempre observando o contexto e as ideias do autor sobre o assunto.

Ler com regularidade também exercita a sua leitura estratégica e aumenta a sua capacidade de interpretar um determinado assunto, apenas lendo uma única vez. Na verdade, todo concurseiro deveria ter o hábito de ler com frequência, já que a leitura não só melhora a interpretação, mas também a ampliação do vocabulário e do aprendizado. Por isso, leia bastante.

Viu como as nossas dicas sobre como melhorar a sua interpretação de texto são simples e, ao mesmo tempo, importantes? Agora é colocar todas elas em prática e transformar o sonho de começar uma carreira pública de sucesso em realidade.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade