Como virar craque em interpretação de texto? Veja 5 dicas importantes

Conheça cinco dicas sobre como ficar craque em interpretação de texto e turbine as chances de aprovação no concurso.

Não restam dúvidas de que a interpretação de texto é essencial nas provas do Enem e de concursos públicos em geral. Mas a grande questão é que muitos candidatos acabam se enrolando por causa dela e não conseguem a tão sonhada aprovação. Por isso, vamos te dar cinco dicas valiosas sobre como é possível melhorar em interpretação de texto e arrasar nas provas. Bora lá conferir?

Entenda como melhorar sua interpretação de texto

1) Leia o texto pausadamente, com atenção e um dicionário ao lado

Se de fato você quer virar um especialista em interpretação de texto, a primeira coisa a se fazer é ler o texto de forma pausada, já que esse primeiro contato é fundamental. Durante a sua leitura, você terá uma noção do assunto abordado, bem como o posicionamento do autor em questão.

Leia pausadamente, mas sem interrupções, para não atrapalhar a sua compreensão do tema. Além disso, recomendamos ler com a máxima atenção, se envolvendo ao máximo com o conteúdo que está sendo lido. Ler com o pensamento em outra coisa é pura perda de tempo e energia.

Se for possível, mantenha um dicionário por perto, caso tenha alguma dúvida sobre o significado de alguma palavra. Isso também ajuda a aprimorar o seu vocabulário no dia a dia.

2) Separe os parágrafos do texto e faça resumo de cada um deles

Outra dica sobre como melhorar a sua interpretação de texto. O concurseiro deve separar o texto que está lendo em parágrafos. À medida que for avançando com a leitura, faça um pequeno resumo daquilo que acabou de ler (anotando à mão em uma folha de caderno). Dessa forma, você está colocando em prática a sua capacidade de compreensão de um texto.

Depois de resumir aquilo que leu, faça uma leitura atenta do seu resumo e veja se as suas ideias estão coerentes com as que estão presentes no texto original. Concentre-se ao máximo enquanto estiver fazendo isso, caso contrário, você pode divagar no assunto e tirar conclusões errôneas.

3) Faça um novo texto usando suas próprias palavras

Quando o assunto é interpretação de texto, existem algumas táticas que costumam funcionar bem. Depois que você seguir à risca as duas dicas acima, deve fazer um novo texto (baseado no original, claro) usando as suas próprias palavras e incluindo as ideias principais do autor.

Conseguir transmitir a mesma mensagem, usando o seu próprio vocabulário, é uma maneira autêntica de provar que o seu entendimento daquilo que leu está em um nível satisfatório.

Ao final, tenha certeza de que não tirou nada da sua cabeça e que as ideias colocadas no papel batem com as do autor. Não conclua nada de forma precipitada, fechado?

4) Explique para si mesmo o que acabou de ler

Essa também é uma outra maneira de ficar craque na interpretação de texto. Assim que terminar de ler atentamente um texto (por mais que o assunto seja denso), explique para si mesmo ou para outra pessoa tudo aquilo que entendeu. Se for o caso, grave a sua explicação com o seu celular ou outro aparelho.

Depois, analise com calma se a sua explicação está condizente com o texto original e se você tomou como base as principais ideias. Caso ela ainda não esteja totalmente alinhada com o tema central, releia o texto, marcando as partes mais importantes e conte o que acabou de ler com suas próprias palavras. Faça isso quantas vezes forem necessárias.

5) Leia bastante

Uma outra maneira de melhorar a sua interpretação de texto é adotando o hábito da leitura diária. Quanto mais você praticá-la, maiores serão as chances de fazer uma interpretação correta de qualquer tipo de texto. Mas não se trata de ler somente por ler. Leia com um senso crítico, sempre observando o contexto e as ideias do autor sobre o assunto.

Ler com regularidade também exercita a sua leitura estratégica e aumenta a sua capacidade de interpretar um determinado assunto, apenas lendo uma única vez. Na verdade, todo concurseiro deveria ter o hábito de ler com frequência, já que a leitura não só melhora a interpretação, mas também a ampliação do vocabulário e do aprendizado. Por isso, leia bastante.

Viu como as nossas dicas sobre como melhorar a sua interpretação de texto são simples e, ao mesmo tempo, importantes? Agora é colocar todas elas em prática e transformar o sonho de começar uma carreira pública de sucesso em realidade.

Leia também


você pode gostar também

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.

Este cargo de TI pode obter salário de R$ 17 MIL no país; veja qual é

Está pensando em se tornar um profissional da área da tecnologia? Confira o cargo de TI que pode ter salário de R$ 17 mil por mês.

7 profissões mais bem pagas para quem quer trabalhar no exterior

Sonha em uma carreira profissional fora do Brasil? Conheça sete profissões para quem quer trabalhar no exterior e que pagam altos salários.