Estes 7 sinais indicam que você é mais inteligente do que a maioria

Existem algumas características comuns às pessoas mais inteligentes. Esses sinais vão muito além do raciocínio lógico e habilidade de comunicação.

Todo ser humano nasce com a capacidade de aprendizado e desenvolve diferentes habilidades ao longo da vida. Isso é o que chamamos de inteligência. Diferente do que muitos pensam, a inteligência é múltipla e não pertence só a quem sabe fazer contas de cabeça. Estudos mostram que pessoas mais inteligentes que a média carregam uma série de outras características.

Leia também

Reter conhecimento lógico é apenas um dos pontos, uma vez que alguns indivíduos terão mais facilidade em uma área do que em outra. E isso não significa que ele é mais ou menos inteligente que os demais. Mas num geral, quem tem o QI mais elevado costuma apresentar outros sinais de inteligência. Veja 7 deles:

1. Flexível e adaptável

O primeiro sinal de que você é uma pessoa mais inteligente que a média é a sua capacidade de se adaptar aos ambientes, encontrando soluções e saídas independentemente das circunstâncias. Pesquisas psicológicas observam que saber mudar o comportamento para lidar com diferentes pessoas, lugares e situações demonstra inteligência.

2. Sempre disposto a aprender mais

Normalmente, quem tem a inteligência acima da média reconhece quando não sabe ou não domina algum assunto. São pessoas curiosas que estão sempre buscando a aprender algo novo. Gostam de perguntar, questionar, pesquisar, observar e ouvir o que os outros têm a dizer, visando desenvolver novos conhecimentos e habilidades.

3. Grande observador

Outro traço importante é gostar de observar e analisar qualquer situação, objeto, assunto e ambiente dos mais diversos ângulos antes de emitir uma opinião. Essa ação vai além de apenas ver algo. A observação demanda tempo e atenção. Ela fala sobre a qualidade da absorção da informação e não da quantidade.

4. Sabe se autocontrolar

A inteligência não está relacionada somente ao raciocínio lógico e a interpretação de texto. Existem diferentes tipos de inteligência e uma delas é a emocional. A pessoa mais inteligente emocionalmente sabe controlar seus sentimentos, reações, impulsos e comportamentos. Isso ajuda na resolução de problemas e a atingir objetivos com mais facilidade.

5. Bom humor

Se você é engraçado, saiba que esse é um bom indicativo de inteligência. Estudos mostram que humoristas têm pontuações altas nos testes de inteligência verbal. Pessoas assim sabem fazer críticas e trazer reflexões sobre os mais diversos assuntos, inclusive temas sérios, de forma leve, bem humorada e refinada.

6. Tem empatia com o próximo

A sensibilidade com as outras pessoas mostra a necessidade de conectar e alinhar os sentimentos é um dos principais sinais de inteligência emocional. Quem é mais empático, tende a se interessar pelo próximo e querer aprender sobre os sentimentos e experiências desse indivíduo.

7. Gosta de ficar sozinho

Apesar de indivíduos mais inteligentes saberem se comunicar muito bem, serem engraçados, empáticos e adaptáveis, também costumam gostar de ter um tempo a sós consigo mesmo. São pessoas que apreciam a própria companhia e prezam pelo espaço pessoal. Nesses momentos, elas refletem sobre o que aprenderam e sobre si para tirar conclusões mais maduras.

Leia também


você pode gostar também

Tem inglês fluente? Veja 5 profissões ideais para você e que pagam bem

Se você domina bem a língua inglesa, conheça cinco profissões que exigem inglês fluente e que pagam bem.

Dias contados: estes 11 carros vão SAIR de linha a partir de 2023

Os carros que vão sair de linha a partir de 2023 incluem modelos populares e de grande adesão dos brasileiros, como é o caso do Volkswagen Gol e do Fiat Uno.

Garçonete recebe gorjeta de R$ 15,5 mil e chora de tristeza depois. Saiba o motivo

Esta gorjeta acabou indo parar nas barras dos tribunais e envolve a garçonete, o cliente e o restaurante. Confira a matéria completa!

Concurso INSS: qual a nota mínima para ser aprovado nas provas?

As regras e normas do concurso INSS estão previstas no edital, onde os candidatos podem acessar as informações sobre qual a nota mínima para ser aprovado nas provas objetivas.

Pensão alimentícia: definição, principais regras e novas mudanças

Está estudando para um disputado certame da área jurídica? Conheça as particularidades da pensão alimentícia, que faz parte do conteúdo programático de vários editais.

Quer passar na prova teórica da CNH? Veja 5 dicas para se dar bem

Saiba como passar na prova teórica da CNH através de cinco dicas incríveis e aumente as chances do seu sonho se tornar uma realidade.