Como acabar com o sono no trabalho? Confira 9 truques

Se você anda bocejando pelos cantos no trabalho e não consegue se conter de tanto sono, confira dicas incríveis sobre como se manter acordado.

É bastante provável que, vez ou outra, você já se pegou pescando de tanto sono, seja sentado na mesa do escritório ou estudando. Mesmo que você tenha dormido mal ou esteja diante de uma tarefa enfadonha, o fato de ficar querendo fechar os olhos a todo momento e balançando a cabeça para cima e para baixo, não é nada agradável. Por isso, selecionamos nove dicas para acabar com o sono no trabalho que podem ser bastante úteis. Confere aí.

Veja nossas dicas de como espantar o sono no trabalho

1) Levante-se e ande um pouco

Uma dica interessante para acabar com o sono no trabalho, que tanto incomoda, é se levantar e andar um pouco. Mesmo que seja um exercício leve, vai deixar o seu cérebro mais alerta.

Dê aquela boa espreguiçada e uma volta no quarteirão. Se não for possível sair da empresa, ande dentro das dependências dela ou até em sua sala. A questão é se movimentar.

2) Evite alimentos pesados demais

Para acabar com o sono no trabalho, você deve evitar comer alimentos pesados demais. Aquele sanduíche de picanha com bastante queijo na hora do lanche ou uma feijoada durante o almoço podem ser uma tentação, certo?

Mas esses alimentos podem causar letargia e sonolência, por isso, devem ser evitados. A digestão de alimentos ricos em gordura animal costuma ser bem demorada. Depois de comê-los, pode ser complicar resistir ao cochilo.

3) Converse com alguém

Bateu aquele sono logo na hora de trabalhar? Uma boa dica é conversar com o colega ao lado. Desde que não atrapalhe o andamento das atividades, colocar o papo em dia costuma espantar o sono no trabalho.

Trocar ideias faz o nosso cérebro acordar, nem que seja no tranco. Se você estiver sozinho na sala, ligue para algum amigo e converse um pouco com ele.

4) Uma xícara de café vai bem

Para acabar com o sono no trabalho, outra dica que pode funcionar é tomar uma xícara de café bem quente. A cafeína é um poderoso estimulante cerebral e nos deixa em estado de alerta.

Mas não vale exagerar na quantidade só porque está com sono, combinado? Essa substância pode demorar a ser eliminada pelo corpo e causar insônia à noite. Umas duas xícaras bem cheias de café forte são suficientes para espantar o sono.

5) Chocolate amargo? Sim

Uma outra dica interessante (e deliciosa) para acabar com o sono no trabalho é consumir uns três ou quatro quadradinhos de chocolate amargo. Esse alimento é estimulante e pode literalmente acordar o nosso cérebro de uma vez por todas.

A recomendação, claro, é não exagerar na dose, para não viciar e ganhar uns quilinhos a mais, o que não é saudável. Equilíbrio sempre, combinado?

6) Lave o rosto com água gelada

Bateu aquele sono pesado depois do almoço no trabalho? Calma. Vá até o banheiro e lave o rosto, se possível com água gelada. Essa tática pode te deixar mais alerta e mandar o sono embora de vez.

Repita esse procedimento a cada duas horas, para se certificar que não ficará pescando em cima da mesa do trabalho. Em dias mais quentes, lave o seu rosto de hora de hora, já que somos mais propensos a cochilar.

7) Lanches leves ou frutas

Barras de cereais, frutas (secas ou frescas), sementes oleaginosas ou um iogurte são alimentos considerados ideais para acabar com o sono no trabalho. Além disso, eles são perfeitos para manter o nosso cérebro alerta.

Mas lembre-se de que quanto mais saudável for o seu lanche, melhor. A dica de consumo é no meio da tarde ou umas duas horas antes do almoço.

8) Uma leve massagem pode ajudar

Você sabe onde fica o seu “terceiro olho”? Ele se localiza exatamente entre as duas sobrancelhas. Como é uma região que costuma ser bastante sensível, já que está próxima do centro do nosso cérebro, uma leve massagem (de cinco minutinhos) com a ponta do dedo indicador, pode acabar com o sono no trabalho.

Esse procedimento pode te deixar mais concentrado nas tarefas e mandar embora aquela vontade louca de tirar um cochilo. Faça o teste e comprove.

9) Olhe para a luz

Você sabia que a luz natural pode deixar o nosso cérebro mais alerta? É verdade. Mas se o seu ambiente não permitir esse tipo de acesso, para acabar com o sono no trabalho, olhe fixamente por 30 segundos para a lâmpada do teto, sem desviar o olhar. Sua mente vai acordar de vez.

Leia também

você pode gostar também

5 truques para acelerar os estudos faltando 3 meses para a prova

Se você é um concurseiro que procura uma forma de acelerar os estudos para as provas do certame, conheça cinco truques infalíveis.

5 truques essenciais para planejar uma rotina mais saudável e feliz

Para que você consiga planejar uma rotina mais saudável e feliz, conheça cinco dicas de ouro e aumente suas chances de passar no concurso.

Estes 5 sinais indicam que você não está feliz com o relacionamento

Se você é um concurseiro que está envolvido em uma relação amorosa, conheça cinco sinais que indicam que não está feliz com ela.

Quantas horas devo estudar por dia para garantir bons resultados?

Conheça as variáveis que podem indicar o número de horas de estudo por dia, para garantir a aprovação do concurseiro.

7 hábitos para manter uma boa saúde mental durante os estudos

Conheça dicas incríveis sobre como o concurseiro pode manter uma boa saúde mental durante os estudos, para aumentar as chances de aprovação.

Estas 5 atitudes te ajudam a ter mais autoestima e ser mais feliz em 2022

Conheça cinco dicas valiosas que podem te ajudar a ter mais autoestima e ser mais feliz em 2022.