Toda pessoa fica mais inteligente ao aplicar estes 5 truques práticos

Conheça cinco dicas valiosas sobre como ficar mais inteligente e dobre as chances de passar nas provas de qualquer concurso.

Muita gente ainda acredita que a inteligência tem origem genética e é totalmente imutável. Mas a boa nova é que existem algumas práticas que podem aumentar exponencialmente as nossas habilidades cognitivas e, por consequência, a eficiência no trabalho ou nos estudos. Selecionamos cinco dicas sobre como é possível ficar mais inteligente, para que você consiga aprender o que precisa e ser aprovado nas provas do concurso. Confere aí.

Leia também

Conheça os truques para ficar mais inteligente

1) Seja um eterno questionador

Aceitar todo tipo de informação sem questioná-las antes, não é o mais recomendado a se fazer. Lembre-se de que o principal inimigo da sua inteligência, por incrível que pareça, não é a ignorância, mas sim a pura ilusão do conhecimento.

Por isso, ter curiosidade de questionar mais as coisas é um dos caminhos para ficar mais inteligente. Por exemplo, quando você se deparar com informações em um site de notícias ou um jornal impresso, questione o posicionamento (ou ponto de vista) usado por aquele veículo de comunicação.

Se for o caso, cheque em outras fontes que também sejam confiáveis. Ser um questionador nato pode aguçar o seu senso crítico e fazer o seu cérebro trabalhar com mais eficiência diante das informações nas quais ele está lidando. Dessa forma, questione mais, aceite menos.

2) Cerque-se de pessoas inteligentes

Pode até parecer meio clichê essa dica, mas ela faz todo sentido, quando o objetivo é ficar mais inteligente. Pessoas inteligentes, na maioria das vezes, conversam sobre assuntos interessantes e dão valiosos conselhos que podem agregar valor na vida de quem convive com elas.

Indivíduos com QI elevado têm a “receita mágica” para alimentar o seu cérebro com assuntos (ou informações) úteis. Além disso, eles conseguem expandir a sua mente por meio de abordagens que mostram determinados pontos de vista que podem aguçar o seu senso crítico ou te ensinar algo de bom.

Dessa forma, cerque-se de pessoas inteligentes. Além de ser gratificante, poderá ser extremamente benéfico em todos os âmbitos da sua vida. Sendo assim, que tal procurá-las no seu trabalho, em grandes organizações, eventos importantes ou até mesmo em seus momentos de diversão? Pode acreditar, concurseiro, faz uma baita diferença.

3) Faça anotações sobre o que aprendeu

Para você ficar mais inteligente, uma excelente forma é anotar aquilo que acabou de aprender. Esse hábito (que até parece meio arcaico) é um aliado e tanto da sua capacidade mental. Mas você não precisa escrever usando um vocabulário complexo ou até dar calo nos dedos.

Da mesma forma que a leitura, anotar as coisas reforça as informações novas em sua mente e, de quebra, aprimora a sua capacidade gramatical. Além disso, anotações constantes deixam a sua memória mais ágil e eficiente.

Se você fizer anotações regulares sobre os pontos mais importantes dos conteúdos estudados, as chances de passar nas provas do concurso serão bem maiores. Faça o teste e comprove, concurseiro.

4) Implemente pequenas mudanças em sua rotina

Uma outra dica valiosa sobre como ficar mais inteligente, é fazendo pequenas alterações em seu dia a dia. Você já experimentou mudar a sua rota do trabalho ou da faculdade para a casa (e vice-versa), estudar naquela nova cafeteira que acabou de inaugurar ou desenvolver uma nova habilidade técnica? Tudo isso pode deixar o seu cérebro muito mais ativo.

Quando implementamos mudanças em nossa rotina, a mente se sente mais desafiada (por causa das novidades) e precisa se adequar a elas. Além disso, superar esses pequenos desafios acaba forçando o cérebro a ser mais criativo, para que o mesmo consiga atingir os objetivos propostos. Lembre-se: tudo o que desafia a mente faz um bem danado para ela.

5) Busque por conhecimento de forma constante

Aprender, aprender, aprender. Essa é a nossa última dica sobre como ficar mais inteligente. A busca constante pelo conhecimento é um dos investimentos mais sensatos de energia, dinheiro e, sobretudo, tempo, que o concurseiro pode fazer.

O melhor de tudo é que não importa a sua idade. Nunca é tarde e sempre existe espaço para aprender mais. Por isso, jamais pare de estudar e não subestime a sua capacidade de aprender novas habilidades e conceitos. A inteligência é aprimorada por meio do aprendizado constante.

Ou seja, quanto maior for a sua capacidade cognitiva, melhor será para o seu cérebro, que vai funcionar a todo vapor. Ser uma pessoa ávida por conhecimento cria mais conexões neurais e te aproxima de outras pessoas que também estão em busca do saudável saber sempre mais.

Agora é colocar todas as nossas dicas sobre como ficar mais inteligente em prática e deixar a sua aprovação no concurso bem mais perto. Boa sorte.

Leia também


você pode gostar também

Estes 23 carros já saíram de linha em 2022 e você ainda não fazia ideia

Está pensando em comprar um automóvel? Conheça os 23 carros que já saíram de linha em 2022 que provavelmente você não sabia.

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.