Prazo para atualizar CadÚnico termina em outubro; quem precisa fazer?

Governo federal prorrogou prazo para atualizar CadÚnico para outubro. Saiba como atualizar o registro e consultar situação.

O Ministério da Cidadania anunciou que há um prazo limite para atualizar o CadÚnico. No caso, a data final é no mês de outubro e abrange uma parcela considerável das pessoas inscritas na plataforma do governo federal.

Vale lembrar que a data final original era em julho. Contudo, optou-se por dar uma segunda chance aos cadastrados. Quem não comparecer poderá perder os benefícios que estão atrelados ao CadÚnico, entre eles o Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia e o Auxílio Gás.

Prazo para atualizar CadÚnico: quando termina?

O prazo para atualizar o CadÚnico será até o dia 14 de outubro de 2022. Os inscritos sem atualização desde 2016 ou 2017, que estejam em situação de revisão cadastral, devem comparecer ao CRAS ou em algum representante oficial designado pela prefeitura local.

No local, o responsável familiar será entrevistado por um servidor local e irá atualizar dados como renda familiar, situação de trabalho, endereço e composição familiar. A pessoa deverá estar portando o seu CPF ou Título de Eleitor.

Quem não cumprir a determinação até o prazo estipulado terá o bloqueio de benefícios. A partir de julho de 2023, o governo começará a excluir essas pessoas.

Geralmente, as atualizações do CadÚnico ocorrem de forma periódica. Contudo, a pandemia impediu que o governo federal atualizasse a base de dados. Assim, somente agora que os beneficiários estão sendo chamados, seguindo a ordem de quem está há mais tempo ser renovar o cadastro.

O objetivo é identificar possíveis pagamentos indevidos, pois a situação familiar pode ter se modificado ao longo dos últimos anos. Se os inscritos não estiverem dentro das regras do CadÚnico, a partir da atualização eles serão excluídos. Por outro lado, quem estiver dentro, continuará recebendo seus respectivos benefícios.

Prazo para atualizar CadÚnico: como consultar situação

Para saber se está entre as pessoas que precisam atualizar o CadÚnico, basta o interessado fazer a consulta nas plataformas oficiais do governo federal. A verificação da revisão cadastral está disponível no site do CadÚnico e também no aplicativo do CadÚnico (Android e iOS).

Quem não tem acesso à internet pode ligar para o telefone 121 do Ministério da Cidadania. Basta informar o seu CPF ou o NIS quando solicitado. Ainda existe a opção de ir até o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e fazer a consulta presencialmente.

Prazo para atualizar CadÚnico: beneficiário pode ficar sem benefícios

Se o inscrito perder o prazo para atualizar CadÚnico, ele poderá ficar sem os benefícios atrelados ao registro. Confira abaixo quais são:

  1. Auxílio Brasil;
  2. Auxílio Gás;
  3. Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  4. Tarifa Social de Energia Elétrica;
  5. Programa Cisternas;
  6. Vagas em instituições de ensino superior via Sistema de Seleção Unificada (Sisu);
  7. Isenção de taxas de inscrição em concursos públicos e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  8. Plano Progredir (Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado);
  9. Programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida);
  10. Ação de Distribuição de Alimentos (ADA);
  11. Carteira do Idoso;
  12. Bolsas com Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na área da educação (CEBAS-Educação);
  13. Créditos Instalação do Programa Nacional de Reforma Agrária;
  14. Facultativo de Baixa Renda;
  15. Identidade Jovem (ID Jovem);
  16. Projeto Dom Hélder Câmara;
  17. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;
  18. Telefone Popular;
  19. Programa de Urbanização de Assentamento Precários;
  20. Programa Criança Feliz;
  21. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil;
  22. Programa Nacional de Crédito Fundiário;
  23. Programa Nacional de Reforma Agrária;
  24. Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;
  25. Programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa.

Leia também

você pode gostar também

FGTS: trabalhadores podem ter direito a saque de contas inativas

Os trabalhadores podem ter direito a saque de contas inativas do FGTS dentro de situações específicas, pois a legislação do fundo estabelece como prioridade a proteção da renda e segurança financeira dos profissionais brasileiros.

CadÚnico passará por revisão e averiguação cadastral; veja o cronograma

Beneficiários do CadÚnico deverão ficar de olho na revisão e na averiguação cadastral da plataforma. Cronograma já foi liberado.

INSS volta a pedir suspensão das ações de Revisão da Vida Toda

Apesar da determinação do Supremo Tribunal Federal, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está ignorando os prazos estabelecidos para atender aos procedimentos da Revisão da Vida Toda. Estima-se que o processo custará cerca de R$ 480…

Saque FGTS: como calcular multa de 40% em caso de demissão?

A multa de 40% em caso de demissão sem justa causa é um direito de todos os trabalhadores com carteira assinada. Saiba como calcular o valor.

Aposentadoria INSS 2023: quem pode solicitar o benefício? Confira as regras

Regras em vigor desde a última Reforma da Previdência deixam confusos beneficiários do INSS que desejam se aposentar em 2023. Entenda o processo.

Calendário INSS: mais um grupo recebe a parcela de março

Os depósitos do calendário do INSS de março começou nesta segunda-feira (27/03). Os interessados podem consultar os valores de forma online ou por telefone.