Calendário BPC Setembro 2022: veja TODAS as novas datas de pagamento

Dez repasses estão previstos pelo calendário BPC de setembro. Confira quando cada beneficiário irá receber seu pagamento.

Já está disponível o calendário do BPC de setembro de 2022, com dez datas de pagamentos previstas para os beneficiários. Vale lembrar que o Benefício de Prestação Continuada é pago por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Contudo, esse benefício não corresponde a uma aposentadoria ou pensão.

continua depois da publicidade

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é considerado um auxílio assistencial. Dessa maneira, seus membros não recebem décimo terceiro salário e não contam com os mesmos direitos de quem está vinculado à Previdência Social.

Calendário BPC 2022: mês de setembro

O INSS organiza os seus pagamentos seguindo o Número de Beneficiário (NB). Para isso, utiliza-se o penúltimo dígito (999.999.999-9) para criar os grupos de repasses. Como o BPC paga um salário mínimo (R$ 1.212), seus repasses são feitos conforme o cronograma de aposentados e pensionistas que também ganham o piso nacional.

Leia também

Confira o calendário completo do BPC para o mês de setembro:

continua depois da publicidade
  • Penúltimo dígito NB 1: 26 de setembro de 2022;
  • Penúltimo dígito NB 2: 27 de setembro de 2022;
  • Penúltimo dígito NB 3: 28 de setembro de 2022;
  • Penúltimo dígito NB 4: 29 de setembro de 2022;
  • Penúltimo dígito NB 5: 30 de setembro de 2022;
  • Penúltimo dígito NB 6: 3 de outubro de 2022;
  • Penúltimo dígito NB 7: 4 de outubro de 2022;
  • Penúltimo dígito NB 8: 5 de outubro de 2022;
  • Penúltimo dígito NB 9: 6 de outubro de 2022;
  • Penúltimo dígito NB 0: 7 de outubro de 2022.

A consulta dos valores do BPC pode ser realizada pelo site do Meu INSS e também junto ao aplicativo Meu INSS (Android e iOS). Quem não tiver acesso à internet pode conferir por meio do telefone 135. A central de atendimento funciona de segunda-feira a sábado, entre às 7h e 22h.

Calendário BPC 2022: quem tem direito?

regras BPC, BPC, quem tem direito ao BPC, quem recebe o BPC

Foto: montagem / Pexels - Canva PRO

Para receber os pagamentos do BPC de 1,2 mil, o interessado deve se enquadrar nas regras deste programa social. A legislação prevê que, para acessar ao auxílio, o indivíduo precisa:

continua depois da publicidade
  • Ser brasileiro ou ser português, desde que possua residência comprovada no Brasil;
  • Estar em família com renda de até um quarto do salário mínimo por pessoa (R$ 303);
  • Ser registrado no Cadastro Único do Governo Federal;
  • Ser idoso (com 65 anos ou mais) ou considerado como Pessoa com Deficiência (PcD), de qualquer idade;
  • Não receber nenhum benefício da Seguridade Social (aposentadoria, pensão ou seguro-desemprego).

As pessoas que possuem alguma deficiência devem passar por uma perícia médica e social com um profissional do instituto. A deficiência é determinada como condição que causa impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo.

Quem cumpre os requisitos do BPC de 1,2 mil pode pedir pelos pagamentos de maneira presencial, comparecendo em qualquer unidade da Previdência Social. Além disso, também é possível ligar para 135, de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Ainda existem as opções de solicitação online pelo site Meu INSS e pelo aplicativo Meu INSS, para sistemas Android e iOS. Ambas as ferramentas online exigem conta do gov.br. Quem não tiver uma conta na plataforma deverá criar uma gratuitamente.

continua depois da publicidade

Todas as plataformas de inscrição sinalizadas tiram dúvidas sobre o assunto. Além delas, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município pode fornecer informações para quem deseja obter o BPC.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade