Para receber o BPC, é necessário ter contribuído para o INSS?

Apesar de ser um serviço prestado pelo INSS, o BPC não é o mesmo que aposentadoria, pois apresenta demandas distintas de seus beneficiários.

O Benefício de Prestação Continuada, ou BPC, é um programa de assistência social organizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em resumo, consiste em uma renda de um salário mínimo para pessoas com deficiência e idosos incapazes de se manter de maneira independente ou através de suas famílias.

continua depois da publicidade

Desse modo, integra a Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e, apesar de ser um serviço prestado pelo INSS, não há necessidade de contribuir com a Previdência Social. Portanto, o BPC não é uma aposentadoria.

Mais ainda, porque não há necessidade de contribuição prévia, o benefício também não conta como 13º salário. Sobretudo, o controle dessas informações é feito pelo CadÚnico dos beneficiários, através do Ministério da Cidadania.

Em termos mais simples, a operacionalização é feita pelo INSS. Mas, diferente da aposentadoria, esse é um benefício individual, não vitalício e intransferível. Além disso, inclui também pessoas com deficiência de qualquer idade, desde que comprovem a dificuldade em se sustentar.

continua depois da publicidade
Leia também

Como se inscrever no benefício?

Em primeiro lugar, o BPC se destina a pessoas idosas, ou seja, aquelas com 65 anos ou mais, e também para pessoas com deficiência (PcDs). Para ter acesso ao benefício é preciso comprovar que a renda mensal per capita da família é menor do que um quarto do salário mínimo.

Nesse sentido, entram no cálculo todos aqueles que vivem numa mesma moradia junto com o beneficiário. Portanto, é fundamental que as informações do Cadastro Único estejam atualizadas para se manter elegível ao recebimento do BPC.

continua depois da publicidade

No caso das pessoas com deficiência, é necessário apresentar resultados de avaliação médica e social, feita por especialistas do próprio INSS. Entretanto, a regra estabelecida é que o benefício não será concedido aos cidadãos que recebem qualquer benefício previdenciário público ou mesmo privado, de modo que seja suspenso a inscrição no caso de ingresso no mercado de trabalho, por exemplo.

Para solicitar o benefício, é preciso procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua região ou, então, solicitar na própria prefeitura. A partir desse procedimento, consegue-se obter as informações sobre o BPC e como realizar o requerimento.

No geral, é fundamental seguir alguns requisitos. São eles:

continua depois da publicidade
  • Possuir inscrição atualizada no Cadastro Único;
  • Ser brasileiro ou português residindo no Brasil;
  • Ter renda familiar de até um quarto do salário mínimo por membro
  • Não estar inscrito e nem recebendo outros benefícios do INSS.

Posteriormente, o solicitante deve agendar um atendimento na Agência da Previdência Social APS). O órgão disponibiliza agendamento pelo número de telefone 135 através da Central de Atendimento da Previdência Social ou através da internet, no site da instituição.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade