RG Digital está disponível em 7 estados; veja quem pode usá-lo

A identidade é disponibilizada em formato virtual, possui validade em todo o país e pode ser acessada e baixada através do celular.

Como uma versão online da Carteira de Identidade, o RG Digital pode ser baixado gratuitamente através do aplicativo de mesmo nome, disponível para os diferentes estados que já aderiram ao formato virtual. Confira maiores detalhes, saiba quem pode usá-lo e como emitir a sua.

continua depois da publicidade

O que é o RG Digital?

O RG Digital nada mais é que a versão virtual do documento de identidade físico. Lançado pela Polícia Civil de São Paulo, ele possui a mesma validade do impresso e é emitido pela Secretaria de Segurança Pública, podendo ser utilizado em todo o país, sem a necessidade de acompanhar a versão física.

O intuito da digitalização do RG é agilizar os processos de identificação e auditoria de dados, permitindo que os cidadãos possam, como usuários do aplicativo, emitir seu documento de identificação de forma mais prática e rápida.

Leia também

O RG Digital é o novo RG?

Não, o RG Digital e o novo RG são formatos distintos. O novo RG, também chamado de RG Único, irá unificar todos os dados da Carteira de Identidade em um só número: o correspondente ao CPF. No RG Digital, CPF e Número de Registro Geral seguem sendo diferentes, mantendo o mesmo formato do RG físico.

continua depois da publicidade

A previsão é de que, com a implementação do novo RG, a versão digital também seja atualizada, uniformizando todos os formatos.

Quem pode usar o RG Digital?

Todo e qualquer cidadão possui direito à emissão do RG Digital, mas o formato virtual ainda não está disponível para todos os estados, apenas para: Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo.

Isso se dá porque a emissão do RG, diferente do CPF, por exemplo, se dá pelos órgãos responsáveis estatais, e nem todos possuem ainda a infraestrutura necessária para a implementação do formato digital.

continua depois da publicidade

Como fazer o RG Digital?

Como a emissão do RG é feita pelos estados, aqueles que já disponibilizaram o formato digital possuem seus próprios aplicativos. Então, o primeiro passo é fazer o download do aplicativo do seu estado através dos links a seguir:

Após fazer o download do aplicativo, basta seguir o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo e escolha a opção “Adicionar RG”;
  2. Faça o escaneamento do QR Code que está disponível no verso do seu documento físico;
  3. Realize o reconhecimento facial para fazer prova de vida;
  4. Crie uma senha para acessar o seu documento virtual;
  5. Visualize o seu RG na tela do celular.

Vale lembrar que a versão virtual desse documento não é obrigatória, sendo apenas recomendada pelos estados que já a possuem para facilitar a identificação.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade