Novo RG será obrigatório para todo o país? Veja as regras

Segundo o Governo Federal, o novo RG será gratuito e o modelo atual segue funcionando até 2032.

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou “novo RG” deve começar a funcionar a partir do dia 4 de agosto, de acordo com o Governo Federal. Inicialmente, a emissão ocorrerá em cerca de oito estados brasileiros: Minas Gerais, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Acre, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

continua depois da publicidade

Essa medida vale para quem possui CPF e, por sua vez, a emissão deverá ser gratuita. Já os demais estados poderão emitir o novo RG até março de 2023. Apesar do documento passar a ser o único para identificação do brasileiro, quem opta por permanecer com o modelo atual não terá quaisquer problemas, pois a validade segue até 2032.

Para aqueles com mais de 60 anos, a validade dos documentos será “indeterminada”. O Governo Federal aponta que a substituição dos documentos para o modelo único será “gradual e gratuita”. Além disso, a nova forma de identificação será emitida igualmente, independente do estado.

É comum que cada estado brasileiro faça a emissão de seus próprios números de identificação. Contudo, com o CIN, a numeração será única, considerando apenas o número do CPF. O novo RG também terá uma versão virtual que permite checagem por QR Code, até mesmo offline.

continua depois da publicidade
Leia também

O que é o CIN, ou novo RG

O novo RG é um modelo de identificação único que junta todos os dados pessoais em um só registro nacional. Nesse sentido, apenas o número do CPF será válido. Apesar disso, a nova documentação reúne várias informações, como:

  • Nome, filiação, sexo, local e data de nascimento, nacionalidade;
  • Órgão expedidor, número de identificação;
  • Assinatura e impressão digital do polegar direito;
  • Grupo sanguíneo e fator RH;
  • Disposição para doação de órgãos em caso de morte;
  • Fotografia 3x4 em padrão da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI).

Outro fator importante do documento é que ele terá padrão internacional. Isso significa que pode ser utilizado fora do Brasil, emitido em código MRZ (Machine Readable Zone). O código é comum em passaportes, o que faz com que possa ser lido por equipamentos específicos.

continua depois da publicidade

Quem precisa tirar o CIN?

Todos os cidadãos brasileiros devem emitir o novo documento, algo que será feito de forma gratuita. Caso a pessoa que solicite o novo RG não possua CPF, o órgão de identificação local fará a inscrição no Cadastro de Pessoa Física no momento da emissão.

Como tirar o CIN?

Até então, o Governo ainda não forneceu instruções para solicitação do novo RG. Contudo, já adiantou que a emissão seguirá sendo feita por meio de órgãos estaduais, como secretarias de Segurança Pública.

Validade do documento

Os prazos de validade serão:

continua depois da publicidade
  • 0 a 12 anos de idade: 5 anos de validade;
  • 12 a 60 anos incompletos de idade: 10 anos de validade;
  • A partir de 60 anos de idade: indeterminada.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade