Até quando o antigo RG continuará sendo válido? Veja regras oficiais

O novo RG começará a ser emitido pelos órgãos competentes. Confira a validade da versão antiga da identidade.

A Carteira de Identidade Nacional (CIN), popularmente chamada de novo RG, começará a ser emitida a partir de 04 de agosto em pelo menos oito estados do país. Desde que tenham CPF, serão contemplados os moradores de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Pernambuco, Distrito Federal e Goiás.

continua depois da publicidade

O documento possui diversas modificações em relação a versão anterior. Lembrando que a CIN não substitui o passaporte e nem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Cada um deles possui sua própria função.

Até quando o RG antigo será válido

De acordo com o governo federal, o antigo RG será válido até o ano de 2032. Por isso, espera-se que haja uma troca gradual para o novo modelo. Somente quem tem 60 anos ou mais não será obrigado a trocar. Nesses casos, a antiga identidade continuará valendo por tempo indeterminado.

Leia também

A emissão do novo RG será gratuita, sendo realizada nos mesmos locais onde eram feitas as versões antigas, geralmente secretarias de segurança pública. O cidadão deverá levar uma certidão de nascimento ou casamento (formato digital ou impresso) para tirar o documento. Quem não passou pela biometria será submetido ao processo na hora.

continua depois da publicidade

Apesar do documento já ser emitido em alguns estados, o governo federal deu o prazo de março de 2023 para que todos os locais se atualizem com a nova versão. Então, a partir dessa data, somente a CIN será feita.

Novidades do novo RG

O novo RG contará com diversas novidades. Veja abaixo as principais:

Validade do novo RG

A validade do novo RG irá variar conforme a idade da pessoa. Confira como funcionará:

  • Validade de cinco anos: 0 a 12 anos;
  • Validade de dez anos: 12 a 60 anos;
  • Validade indeterminada: a partir de 60 anos.

Unificação com o CPF

O novo RG terá o mesmo número do CPF. A unificação tem como objetivo simplificar o documento e evitar fraudes. O modelo antigo permitia que a mesma pessoa pudesse tirar uma identidade diferente em cada estado. Assim, um cidadão poderia ter 27 documentos, cada um com seu próprio número.

continua depois da publicidade

QR Code

O QR Code foi instituído no novo RG como forma de autenticar o documento e também de oferecer uma opção digital para a identidade. Assim, funcionará de forma semelhante ao que ocorre com a Carteira Digital de Trânsito (Android e iOS).

Itens de segurança e outras mudanças

O novo RG terá novos itens de segurança. O próprio documento virá em formato de cartão ou de papel próprio. Além disso, haverá o MRZ (Machine Readable Zone), item de segurança já utilizado em passaporte.

continua depois da publicidade

Por fim, ainda haverá mais informações sobre a pessoa.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade