Qual é o próximo feriado nacional do ano? Veja todas as folgas do 2º semestre

Há ainda a celebração de alguns feriados nacionais neste ano, incluindo o Natal e o Ano Novo, e alguns pontos facultativos que dependem das agendas das instituições no país.

De acordo com o calendário de 2022, o próximo feriado nacional a ser celebrado é o dia da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro. Neste sentido, a data comemorativa cai em uma quarta-feira, de modo que não há previsão de emendar as atividades nas empresas, ficando a critério de cada empregador determinar o ritmo produtivo.

continua depois da publicidade

Além disso, em outubro é celebrado o dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro. Assim como o feriado nacional da Independência, a data também será comemorada em uma quarta-feira. Como neste período acontecem as celebrações dos dias das crianças, provavelmente haverá alterações nos calendários escolares.

Por fim, o outro feriado nacional previsto está estabelecido para o dia 2 de novembro, quando se celebra o dia de Finados. No entanto, também será celebrado em uma quarta-feira, com período de recesso específico para a honraria de falecidos.

Posteriormente, os únicos feriados nacionais previstos são o dia da Proclamação da República, em 15 de novembro, mas também o Natal e o Ano Novo no mês de dezembro. Somente nas festas de fim de ano há previsão de estender o calendário de recesso nas atividades profissionais, porém, deve-se considerar que este é um período de férias.

continua depois da publicidade
Leia também

E os pontos facultativos?

No segundo semestre, são celebrados como ponto facultativo o dia do Servidor Público, em 28 de outubro. Neste caso, a data cai numa sexta-feira, sem possibilidade de estender o recesso, exceto nos setores que também possuem atividades no sábado.

Comumente, a data promove recesso no setor público, de forma que os cidadãos precisam se antecipar para resolver questões junto aos órgãos responsáveis. Ademais, campanhas de promoção de saúde, lazer e entretenimento para os servidores são promovidas pelos governos estaduais e municipais neste período.

continua depois da publicidade

No geral, o outro ponto facultativo é o dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Neste caso, alguns estados brasileiros determinam feriado regional, mas existem locais em que não há alteração na data. Normalmente, acontecem ações como mostras culturais, palestras e rodas de conversa abertas ao público, mas depende das instituições.

A véspera de Natal e de Ano Novo também aparece no calendário oficial como ponto facultativo, porém a maioria das empresas privadas estabelece esse período como férias para os trabalhadores. No entanto, o setor público continua com suas atividades ao longo do período festivo, reduzindo a carga horária e o período de atendimento ao público.

Por fim, deve-se considerar os calendários de cada estado e capital, pois existem outras datas relativas a aniversários da cidade ou padroeiras da região que modificam o calendário produtivo das empresas. Porém, esse recesso possui abrangência mais restrita, afetando somente o período de um dia, na maior parte dos casos.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade