Sebrae abre renegociação de dívidas para pequenas empresas

A Campanha Nacional de Renegociação de Dívidas pretende ajudar microempreendedores, pequenas e microempresas a renegociar dívidas para retomar o fluxo de pagamento regular.

No início de junho, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgou uma campanha para apoiar os pequenos negócios que possuam dívidas por decorrência de empréstimos com parcelas atrasadas. Neste sentido, também inclui as empresas que têm garantia do Fundo de Aval do Sebrae.

continua depois da publicidade

Sobretudo, o principal objetivo do programa é oferecer melhores condições para renegociação de dívidas, permitindo que as pequenas e micro empresas retomem o fluxo de pagamentos sem ameaçar a atividade profissional. Além da negociação de dívidas, o Sebrae também oferece um ciclo de palestras online sobre educação empresarial com orientações financeiras.

A estimativa da instituição é atender cerca de 14 mil empresas, desde microempreendedores individuais até microempresas e empresas de pequeno porte. Com o nome de Campanha Nacional de Renegociação de Dívidas, a iniciativa tem apoio de diversas instituições, como o Banco do Brasil, Serasa, Agência de Desenvolvimento do Estado de Goiás e outros.

Como renegociar dívida no Sebrae?

Leia também

O Sebrae e os parceiros associados à Campanha Nacional de Renegociação de Dívidas oferecem oportunidades para negociar parcelas em atraso nas operações de crédito, através da garantia do Fundo de Aval Sebrae, em especial nas contratações realizadas com as instituições financeiras associadas ao programa. Neste sentido, irá acontecer entre os dias 6 e 30 de junho deste ano.

continua depois da publicidade

Ao participar do programa, o empresário poderá negociar parcelas em atraso com acesso a condições especiais estabelecidas por cada instituição financeira inscrita no programa.

Neste sentido, alguns parceiros oferecem isenção da cobrança de juro e correção monetária permitindo que o valor das parcelas seja aberto em saldo devedor. Ademais, há a possibilidade de ampliar o prazo de pagamento e acessar taxas de juros especiais.

Neste processo, o empreendedor poderá contar com a ajuda do Sebrae para reorganizar o fluxo de caixa da empresa. A negociação acontecerá diretamente nos canais disponibilizados pelas instituições financeiras, ainda que o Sebrae seja o mediador. Portanto, é necessário buscar os agentes financeiros na região.

continua depois da publicidade

Panorama geral

Um estudo realizado com base nos dados da Comissão de Valores Mobiliários estimou que no final de 2021 as empresas brasileiras possuíam uma dívida bruta que somava mais de R$ 1,26 trilhão. Em números mais específicos, esse é o maior valor histórico registrado até os dias atuais, com um aumento de 15,8% maior do que os números registrados nos anos anteriores.

A dívida líquida somou cerca de R$ 758 bilhões ainda no final de dezembro, por decorrência principalmente da valorização ou desvalorização do dólar. No geral, este processo gerou a captação de novas dívidas, por meio da contratação de empréstimos e crédito especial.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade