Auxílio Brasil tem nova regra para jovens e crianças em idade escolar

As novas regras garantem porcentagens específicas na frequência escolar para beneficiários entre 4 e 21 anos incompletos vinculados à educação básica no país.

O Auxilio Brasil é o novo programa do Governo Federal para promoção de renda, escolaridade, cidadania e empregabilidade às famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social. Neste sentido, atende desde os pais e responsáveis até as crianças e adolescentes, através de benefícios estudantis e esportivos cumulativos.

continua depois da publicidade

Os critérios de elegibilidade do programa envolvem questões de renda e também a regularização do cadastro no CadÚnico. No entanto, para garantir o acesso à educação para todos os brasileiros, há também a exigência da frequência escolar para as famílias inscritas no Auxílio Brasil.

Como funciona a regra da frequência escolar para jovens e crianças?

Em junho deste ano, o Ministério da Educação divulgou as novas regras e diretrizes para acompanhar a frequência escolar de jovens e crianças inscritas no Auxílio Brasil. Publicado na última quinta-feira (23) no Diário Oficial da União, a portaria é um trabalho conjunto com o Ministério da Cidadania, responsável pela operacionalização do benefício.

Leia também

Desse modo, a portaria reforça que a presença assídua dos alunos e inscrição em instituições de ensino é um dos requisitos para manter-se inscrito no Auxílio Brasil. De acordo com o documento, a frequência escolar deve ser de 60% para beneficiários de 4 e 5 anos, mas de 75% para beneficiários entre 6 e 17 anos.

continua depois da publicidade

No caso dos jovens de 18 a 21 anos incompletos que estejam matriculados na educação básica, é fundamental ter uma frequência escolar de 75%. No geral, esse índice deverá ser calculado com base nos dias letivos, seguindo o calendário escolar de cada segmento de ensino, assim como a série ou ano escolar nos respectivos estados e municípios.

Desse modo, o resultado dessa apuração da frequência escolar deve ser apresentado bimestralmente e registrado no sistema nacional de coleta e registro de frequência escolar. Os profissionais da rede de educação do Auxílio Brasil poderão acessar esse banco de dados para garantir que as regras do programa estão sendo respeitadas.

continua depois da publicidade

A medida faz parte de uma das diretrizes de promoção da cidadania prevista pelo benefício, que se compromete em incentivar a escolaridade, desenvolvimento intelectual, científico e esportivo dos jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, o programa atende estudantes em situação de extrema pobreza, pobreza e em regra de emancipação.

Benefícios estudantis e esportivos

Além do ticket médio de R$ 400, o Auxílio Brasil possui uma série de benefícios cumulativos, desde os profissionais até os estudantes, com foco no desenvolvimento científico e esportivo dos brasileiros. Neste sentido, o Auxílio Esporte Escolar e a Bolsa Iniciação Científica Júnior garantem até 12 parcelas de R$ 100 para estudantes que se destacam nessas áreas.

Sendo assim, atende desde jovens que tenham se destacado em competições acadêmicas e científicas ou nos Jogos Escolares Brasileiros. Sobretudo, é uma forma de garantir a frequência escolar, mas também estimular a juventude rumo às carreiras esportivas e científicas.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade