Quem trabalha em dia de ponto facultativo recebe hora extra?

Você sabe a diferença entre feriado e ponto facultativo? Entenda aqui e saiba se você tem direito a horas extras se trabalhar nestas datas.

Este ano os feriados prolongados não são muitos e as datas que seriam de folga serão em maioria nos finais de semana. Mesmo assim, o calendário ainda prevê alguns dias de ponto facultativo, quando as empresas e repartições públicas poderão decidir pela concessão, ou não, da folga. No caso da sua empresa ou instituição decidir pelo expediente normal, você sabe se tem direito à hora extra? Descubra aqui.

continua depois da publicidade

Ponto facultativo x feriado: entenda a diferença

O ponto facultativo é uma data geralmente próxima a feriados em que o Governo Federal dispensa, por meio de decreto, a obrigatoriedade de as empresas e órgãos públicos concederem folga para seus funcionários.

No geral, esse instituto é mais comum no setor público, onde os servidores são dispensados e estendem a folga nos pontos facultativos.

Leia também

Já o feriado é um descanso obrigatório decretado por lei para os trabalhadores em geral, sem que eles tenham qualquer prejuízo salarial. Pode ser que em algumas classes de trabalhadores o Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) decida pela liberação do exercício das atividades normais de trabalho, mesmo nessas datas.

continua depois da publicidade

Ambos são frequentemente confundidos, mas possuem suas diferenças justamente no que diz respeito à obrigatoriedade da concessão da folga, que deixa a critério dos empregadores e órgãos públicos a dispensa do expediente, ou não.

Vou trabalhar no ponto facultativo, tenho direito à hora extra?

Caso a sua empresa ou repartição pública decida pelo expediente normal em dias de ponto facultativo, o valor da hora trabalhada permanece o mesmo, não recebendo o acréscimo de 50%. Nestes casos, portanto, não existe previsão na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) de pagamento de horas extras para quem trabalha em ponto facultativo.

continua depois da publicidade

Entretanto, se neste dia o trabalhador realizar horas extras, estas são devidas na forma disposta na lei, ou seja, deverão ser pagas com o adicional de 50% sobre o valor da hora de trabalho.

Vale ressaltar que se o trabalhador descumprir a obrigação de trabalhar no ponto facultativo, pode inclusive sofrer descontos na sua remuneração por parte do empregador.

Próximos feriados e pontos facultativos 2022

Agora que você já sabe tudo sobre feriados e pontos facultativos e entendeu como isso pode impactar na sua remuneração e carga horária, confira o calendário das próximas datas em 2022:

continua depois da publicidade

Feriados nacionais obrigatórios

  • 1º de maio, sábado: Dia Mundial do Trabalho;
  • 7 de setembro, terça-feira: Independência do Brasil;
  • 12 de outubro, terça-feira: Nossa Senhora Aparecida;
  • 2 de novembro, terça-feira: Finados;
  • 15 de novembro, segunda: Proclamação da República;
  • 25 de dezembro, sábado: Natal.

Pontos facultativos

  • 16 junho, quinta-feira: Corpus Christi;
  • 28 de outubro, sexta: Dia do Servidor Público;
  • 24 de dezembro, sábado: véspera de Natal;
  • 31 de dezembro, sábado: véspera de Ano Novo.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade