Corpus Christi (16/06) é feriado nacional ou ponto facultativo?

Entenda a diferença entre feriado nacional e ponto facultativo e fique por dentro do calendário de feriados restantes de 2022.

Estamos nos aproximando do mês de junho e, portanto, da metade do ano. Nesse período, a maioria das pessoas ainda não teve a oportunidade de tirar férias e estão na expectativa do próximo feriado, prolongado ou não, para descansar.

continua depois da publicidade

A próxima data comemorativa de junho acontecerá no dia 16, quinta-feira, quando se celebra a comemoração religiosa Corpus Christi. Confira a seguir se este será um feriado nacional ou ponto facultativo.

Qual a diferença entre feriado nacional e ponto facultativo?

A principal diferença entre feriado e ponto facultativo é a determinação de expediente obrigatório. Em feriados nacionais, a suspensão do funcionamento das empresas é obrigatória por lei, com exceção de estabelecimentos como supermercados, shopping e postos de gasolina, que podem definir suas regras de funcionamento.

Leia também

Já no caso de a data comemorativa ser considerada ponto facultativo, o setor privado não é obrigado a suspender as suas atividades, podendo optar por dispensar ou não os seus empregados.

continua depois da publicidade

Corpus Christi será feriado ou ponto facultativo?

Segundo o calendário oficial de feriados e pontos facultativos de 2022, definido pelo Ministério da Economia, a data comemorativa de Corpus Christi, que acontece no dia 16 de junho, quinta-feira, será ponto facultativo.

Isso significa que será facultado aos estabelecimentos comerciais, empresas privadas e repartições públicas, optar ou não pela suspensão de suas atividades e dispensa dos seus colaboradores.

Quais feriados ainda teremos este ano?

O calendário de 2022 prevê ao todo 9 feriados nacionais e 5 datas de ponto facultativo, confira os próximos que ainda teremos este ano:

continua depois da publicidade
  • 16 de junho, quinta-feira: Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 07 de setembro, quarta-feira: Independência do Brasil (feriado nacional);
  • 12 de outubro, quarta-feira: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
  • 28 de outubro, sexta-feira: Dia do Servidor Público, instituído pelo art. 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (ponto facultativo);
  • 02 de novembro, quarta-feira: Dia de Finados (feriado nacional);
  • 15 de novembro, terça-feira: Proclamação da República (feriado nacional);
  • 25 de dezembro, domingo: Natal (feriado nacional).

Apesar de a próxima data comemorativa de junho ser considerada ponto facultativo, a boa notícia é que ainda teremos outros feriados no segundo semestre, sendo um deles o último prolongado deste ano, no dia 15 de novembro, terça-feira - Proclamação da República.

Logo, ainda dá para se programar e quem sabe se organizar para desenvolver, no tempo livre, algum projeto pessoal que estava parado, colocar os estudos em dia, ou até mesmo fazer uma viagem curta.

continua depois da publicidade

O calendário de feriados e pontos facultativos de 2023 costuma ser divulgado pelo Ministério da Economia no final do ano, em dezembro.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade