5 razões para começar a concorrer às vagas de concursos pelo país

A estabilidade talvez seja o principal motivo que leva tanta gente a concorrer às vagas de concursos pelo país.

A carreira pública é o sonho de milhares de pessoas em todo o Brasil. Afinal de contas, são diversos benefícios que os servidores federais, municipais ou estaduais desfrutam enquanto estão na ativa.

continua depois da publicidade

Se você ainda está na dúvida sobre tentar ou não um concurso público, vamos te mostrar 5 razões para começar a concorrer às vagas de concursos pelo país.

Bons salários

Esse é uma das razões mais importantes. Os cargos em órgãos públicos, na maioria das vezes, pagam bons salários, se comparados com empresas da iniciativa privada. Para você ter uma ideia, alguns concursos públicos oferecem remuneração muito maior do que os executivos das grandes organizações costumam ganhar.

Leia também

E isso é um fator que deve ser levado em consideração, já que, quanto mais alto for o nosso salário, melhor. Imagine você começar em um emprego público federal (que são os que pagam os melhores salários) ganhando R$ 8 mil ou R$ 10 mil mensais, além das inúmeras regalias e benefícios, que são bastante atrativos?

continua depois da publicidade

Por isso, se você quer melhorar a sua condição financeira atual, está na hora de concorrer às vagas de concursos pelo país. Pode ter a certeza de que, se você for aprovado, jamais vai se arrepender.

Razões para concorrer às vagas de concursos: estabilidade

A estabilidade talvez seja o principal motivo que leva tanta gente a concorrer às vagas de concursos pelo país. Saber que você nunca mais vai precisar procurar emprego em sua vida pode ser reconfortante, principalmente do ponto de vista financeiro.

continua depois da publicidade

E se você for aprovado para um cargo público que paga um salário alto, tudo ficará ainda mais favorável, o que é sempre bem-vindo. Em empresas privadas, a estabilidade é algo inexistente. E essa incerteza constante de que a qualquer momento você pode perder o seu emprego pode ser desanimador.

Por isso, se você procura estabilidade, principalmente financeira, prestar um concurso público é uma escolha inteligente. E opções são o que não faltam. Basta escolher o certame que você atende os requisitos e mandar bala nos estudos.

Jornada de trabalho menor

As duas vantagens acima já seriam mais do que suficientes para você concorrer às vagas de concursos pelo país, mas ainda existem outros benefícios de ser um servidor concursado. Geralmente, a jornada de trabalho em órgãos públicos costuma ser bem menor do que em empresas privadas.

continua depois da publicidade

Se você exerce um cargo administrativo em um órgão público estadual, por exemplo, trabalhar aos finais de semana e feriados é algo que não existe. Horas extras? Elas são raríssimas e, quando acontecem, o servidor é sempre remunerado por isso.

Em determinadas funções, a jornada de trabalho de um funcionário público é de 6 horas diárias (30 horas semanais), contra as 44 horas ou mais semanais exigidas na iniciativa privada.

Não precisa ter experiência no cargo

Imagine a seguinte situação: você acaba de terminar a faculdade ou o ensino médio e ainda não tem nenhuma experiência profissional. Quais seriam as chances de você conseguir um emprego bem remunerado em alguma empresa privada?

Já alguns órgãos públicos não exigem nenhum tipo de experiência anterior dos concurseiros. E isso é um baita atrativo para milhares de pessoas “novatas” no mercado de trabalho. Grande parte das organizações privadas exigem anos de experiência anterior na função que o profissional vai exercer, além de outros requisitos.

Já nos órgãos públicos, basta ter o nível de escolaridade exigido e pronto. Para quem acabou de ser formar ou nunca trabalhou antes na vida, concorrer às vagas de concursos pelo país pode ser uma excelente ideia para se ter uma carreira de sucesso.

Mudança de vida

Por fim, mas não menos importante do que as outras razões para prestar um concurso público, está a mudança de vida. Depois que você se tornar um servidor concursado, a sua vida jamais será a mesma novamente. Por quê? Você poderá estipular metas mais concretas e realizar todos os seus sonhos pessoais, já que tem estabilidade financeira e um excelente emprego.

Além disso, você terá a certeza de que qualquer dívida que assumir (como um financiamento imobiliário, por exemplo), vai conseguir honrá-la sem problemas. O seu poder de compra vai ficar bem maior, já que terá emprego garantido com um salário alto até se aposentar.

E por falar em aposentadoria, sabia que os servidores públicos também podem se aposentam com o salário integral? Ou seja, você continuará recebendo o mesmo salário enquanto estava na ativa, todos os meses.

Agora que você conheceu as 5 razões para concorrer às vagas de concursos pelo país, que tal escolher um certame, começar a estudar para as provas dele e desfrutar tranquilamente de todas elas? Vai valer muito à pena. Pode acreditar.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade