Você por um acaso já percebeu se está estudando de verdade ou apenas fingindo que está aprendendo? Está realmente focado nos estudos ou se deixa distrair com facilidade?
É preciso ter essas respostas na ponta da língua, concurseiro. Elaboramos esse artigo que traz nove dicas valiosas sobre como melhorar rendimento nos estudos e que podem deixar a sua aprovação bem mais perto.
1) Revisão é essencial
Para melhorar rendimento nos estudos, revisar todo o conteúdo estudado é fundamental. Uma revisão eficiente impede a temida “curva do esquecimento” e ainda reforça todas as informações recém aprendidas na sua mente.
Por isso, se você acha que a revisão é besteira ou perda de tempo, poderá se arrepender amargamente na hora das provas. Revisar o que foi aprendido é essencial para ser aprovado em qualquer certame.
2) Faça conexões mentais
Você conhece a diferença entre aprender rápido e devagar? A forma de estudar. Aquele concurseiro que, ao invés de memorizar todo o conteúdo, faz conexões mentais entre as principais ideias, pode se sair melhor nas provas.
A aprendizagem contextual exige que o candidato tenha métodos de estudos personalizados, o que o leva a fazer conexões com as informações que foram recém aprendidas e que, claro, façam todo sentido.
3) Intercale disciplinas durante o dia
Outra dica interessante para melhorar rendimento nos estudos é variar o conteúdo estudado durante o dia. Se concentrar em apenas disciplinas da mesma área, além de ser cansativo, pode deixar a sua produtividade em um nível pouco satisfatório.
Por exemplo, você pode estudar as matérias de Ciências Humanas na parte da manhã e deixar as da área de Exatas para estudar à tarde ou vice-versa.
4) Siga à risca o cronograma
Para que o candidato consiga melhorar rendimento nos estudos, é preciso que ele siga o seu cronograma de preparação para as provas à risca.
Um plano de estudos bem elaborado e realista vai incluir todas as matérias que precisam ser estudadas, além de dar um melhor direcionamento para o concurseiro na hora de colocar a mão na massa.
Por isso, não deixe de seguir o seu cronograma e faça a sua aprovação se tornar uma realidade.
5) Varie o ambiente de estudos
Você já cogitou a possibilidade de mudar o seu cenário de estudos atual? Pode até não parecer, mas uma simples mudança de ambiente pode impactar positivamente o seu aprendizado. Dessa forma, troque o seu local de estudo de vez em quando, já que isso pode aumentar a sua concentração e o nível de retenção das informações.
Estudar ao ar livre também pode ser uma boa pedida, desde que tenha silêncio ao redor, óbvio.
6) Ensine para si mesmo
Mais uma dica para melhorar rendimento nos estudos. Que tal ensinar para si mesmo tudo aquilo que acabou de aprender? Assim que acabar de estudar um determinado assunto, dê uma aula particular para si mesmo, explicando com suas próprias palavras aquilo que foi recém aprendido.
Por mais que possa parecer meio estranho, essa atitude faz o seu cérebro reter as informações ainda mais. A sua memorização será bem mais efetiva. Mas não vale decorar, fechado?
7) As distrações devem passar bem longe
Todo concurseiro que deseja melhorar rendimento nos estudos deve ficar bem longe de todo tipo de distração. Por isso, nada de ficar bisbilhotando as suas mensagens no whatsapp ou as notificações das redes sociais a cada cinco minutos. Não fique “viajando na maionese” durante os estudos ou se distraindo com qualquer outra coisa.
Lembre-se de que as distrações não vão deixar a sua aprovação mais perto e tampouco agregar valor no seu aprendizado.
8) Invista em resumos
É chato, dá trabalho, mas pode fazer o candidato melhorar rendimento nos estudos durante a fase de preparação para as provas do concurso. Os resumos dos conteúdos devem ser escritos à mão (já que aprimoram o entendimento ainda mais) e são de grande valia na hora da revisão.
Acabou de estudar uma matéria? Anote tudo aquilo que achar mais importante, sempre usando suas próprias palavras e de maneira organizada.
9) Cuide do seu local de estudos
Por fim, a última dica para melhorar rendimento nos estudos é se atentar para o local que escolheu para aprender o conteúdo necessário.
Lembre-se de que o ambiente precisa estar limpo, bem arejado, sem nenhum tipo de poluição visual, com uma iluminação adequada e ter móveis confortáveis que permitam uma boa ergonomia, além de ser silencioso. A sua produtividade agradece.