3 truques infalíveis para vencer a preguiça e ganhar disposição

Esses truques e práticas são comprovados cientificamente por pesquisas e estudos que analisaram questões de comportamento, assim como a fisiologia e reação a estímulos.

Em certos dias, a disposição para fazer o que precisamos parece desaparecer de nosso organismo, mas você sabia que existem truques e técnicas para estimular a energia? Além disso, são ações comprovadas cientificamente, com estudos e pesquisas apoiando essas práticas para combater a preguiça e evitar a procrastinação.

Desde mudar a forma de pensar a respeito dos estudos para concurso até realizar algumas alterações na alimentação, essas ações podem ser adaptadas à rotina com facilidade. Confira algumas a seguir e adote-as a partir de hoje para ser mais bem-sucedido nos seus objetivos.

Práticas e truques para garantir a disposição nos dias de preguiça

1) Evitar comidas com alto teor de gordura e açúcar

De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, uma dieta de dez dias focada no consumo de alimentos com alto teor de gordura e açúcar fazia com que os ratos de laboratório ficassem mais lentos. Neste sentido, foi avaliado o desempenho físico e mental.

Em resumo, os bichinhos demoravam mais tempo para percorrer o labirinto, com maior confusão no percurso para escolher os caminhos, mesmo que já conhecessem a trajetória anteriormente. Além disso, houve um aumento significativo da proteína UCP3 no organismo dos animais, o que prejudica a disponibilização de oxigênio para o corpo.

Sendo assim, uma dieta balanceada é essencial para evitar preguiça e lentidão nas atividades. É importante considerar que alimentos gordurosos e açucarados demandam mais energia do sistema digestivo para serem processados, de modo que o cérebro direciona a energia necessária para realizar as atividades a essa parte do organismo, dificultando a produtividade.

2) Estimule a disposição ajudando outras pessoas

O altruísmo e a empatia são chaves que estimulam a disposição e produtividade nas pessoas. De acordo com uma série de estudos publicados na revista Psychological Science, ajudar outras pessoas estimula um sentimento de conquista que gera motivação nas pessoas.

Para chegar a essa conclusão, foi analisado um grupo de pessoas que possuíam três opções de atividades para o tempo livre, cuidar de si mesmo, cuidar dos outros ou cuidar de algo específico, como uma planta ou animal. Neste caso, as pessoas que dedicaram o próprio tempo cuidando de outros indivíduos relataram ter um dia mais produtivo e mais longo também.

Desse modo, o sentimento de dever cumprido parece criar um senso de participação e um impacto positivo, diminuindo o estresse de parecer estar vivendo um dia curto e aumentando a energia para as atividades. Portanto, tente ajudar outras pessoas nos dias em que se sentir mais lento.

3) Compartilhe suas metas e tarefas com outras pessoas

Segundo uma pesquisa realizada na Universidade Dominicana da Califórnia, as pessoas que compartilhavam a sua lista de tarefas e metas com amigos ou familiares conseguiam finalizar as demandas com mais facilidade.

Neste caso, 70% do grupo analisado demonstrou maior produtividade ao utilizar essa prática, ainda que tenham adotado diferentes formas de fazê-lo.

Em contrapartida, 35% dos indivíduos que mantinham as atividades privadas apresentaram sinais de procrastinação ou suspensão de atividades diárias. Sendo assim, considere mandar para os seus amigos aquela lista de coisas para estudar no dia, ou então escreva-as em um papel que irá ficar visível para todos os membros da sua família.

Assim, você poderá encontrar motivação e propósito em outras pessoas para realizar as tarefas.

Leia também

você pode gostar também

5 truques para acelerar os estudos faltando 3 meses para a prova

Se você é um concurseiro que procura uma forma de acelerar os estudos para as provas do certame, conheça cinco truques infalíveis.

5 truques essenciais para planejar uma rotina mais saudável e feliz

Para que você consiga planejar uma rotina mais saudável e feliz, conheça cinco dicas de ouro e aumente suas chances de passar no concurso.

Estes 5 sinais indicam que você não está feliz com o relacionamento

Se você é um concurseiro que está envolvido em uma relação amorosa, conheça cinco sinais que indicam que não está feliz com ela.

Quantas horas devo estudar por dia para garantir bons resultados?

Conheça as variáveis que podem indicar o número de horas de estudo por dia, para garantir a aprovação do concurseiro.

7 hábitos para manter uma boa saúde mental durante os estudos

Conheça dicas incríveis sobre como o concurseiro pode manter uma boa saúde mental durante os estudos, para aumentar as chances de aprovação.

Estas 5 atitudes te ajudam a ter mais autoestima e ser mais feliz em 2022

Conheça cinco dicas valiosas que podem te ajudar a ter mais autoestima e ser mais feliz em 2022.