Mais do que um ingrediente: veja 5 formas incríveis de usar o vinagre

O vinagre é muito usado para tarefas do dia a dia, principalmente as que incluem a limpeza de casa. Confira algumas formas incríveis de usar esse produto barato.

O vinagre é mais do que um ingrediente para temperar saladas ou até mesmo para ser usado em receitas gastronômicas. Esse ingrediente, que tem formas incríveis de ser usado, além de ser barato, é um grande aliado do dia a dia - principalmente nas tarefas de casa.

continua depois da publicidade

Bastante usado também para higienizar toda a residência, o vinagre possui uma alta concentração de ácido acético; uma substância que tem propriedades desengordurante e desinfetante, além de auxiliar na eliminação de odores.

Portanto, além do baixo custo – o que gera uma economia no bolso -, o vinagre também é um grande ajudante da limpeza em sua casa. Pensando nisso, listamos 5 formas incríveis de usar o vinagre. Confira.

Confira as formas de usar o vinagre em casa

Leia também

O vinagre é um produto incrível, que pela sua alta concentração de ácido acético acaba desempenhando o papel de desinfetante e desengordurante caseiro. Os mais indicados para as tarefas domésticas são o branco e o de maçã.

continua depois da publicidade

Veja aqui 5 formas incríveis de usar o vinagre.

1 – Para retirar o mau cheiro

O vinagre pode ser usado para retirar o mau cheiro. Nesse sentido, é bastante usado para retirar o mofo e até mesmo o cheiro de cigarro. Para usá-lo nesse sentido, basta usá-lo quase que puro, apenas acrescentando um pouco de água na mistura.

Sendo assim, um uso incrível para o vinagre é na remoção de mau cheiro vindo do ralo do banheiro ou até mesmo para retirar o cheiro deixado por animais de estimação que vivem dentro de casa.

continua depois da publicidade

2 – Use o vinagre para limpar panelas

Bastante recomendado para remoção de sujeiras, o vinagre também pode ser usado para a limpeza de panelas. Se a intenção for remover aquela sujeirinha difícil que fica no fundo da panela, a dica é colocar o recipiente para ferver com água e 4 colheres de vinagre.

Se a limpeza da lava-louça não estiver de acordo, uma dica para ter pratos mais brilhantes e limpos, a dica é adicionar duas xícaras de vinagre no fundo da máquina. Importante observar que o truque não pode ser usado em objetos de plástico.

continua depois da publicidade

3 – Na higienização do guarda-roupa

Chegou a hora de limpar o guarda-roupa? Primeiro, tudo o que é preciso fazer é retirar todos os itens de dentro e higienizar com um pano seco, próprio para remoção da poeira do local.

A seguir, passe o pano outra vez: agora umedecido com vinagre e água. Nesse caso o vinagre age como bactericida e ainda evita que fungos se formem no local. Após secar guarde as roupas e fique com seu guarda-roupa incrivelmente limpo.

4 – Para limpar a churrasqueira

Depois daquele churrasco de domingo com toda a família fica difícil limpar a churrasqueira. Essa tarefa pode ficar mais fácil se a grelha for limpa com água e vinagre. Basta misturar uma solução com partes iguais de água e vinagre e despejar sobre a superfície da churrasqueira a ser limpa. Mas tem que deixar agir por uns minutinhos até passar a esponja e remover os resíduos.

5 – Na limpeza dos móveis de casa

Uma forma incrível de usar o vinagre é na limpeza de móveis. Pode parecer estranho, entretanto, o vinagre em uma mistura com óleo de cozinha se mostra surpreendente. Basta misturar partes iguais de vinagre e óleo, o que dá origem a uma mistura que elimina e limpa riscos na madeira e toda sujeira existente. O resultado, dizem, é semelhante a um lustra-móveis, dando um brilho natural aos seus móveis.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade