Enquanto você dorme, estas 7 coisas inacreditáveis acontecem com o seu corpo

Uma boa noite de sono é essencial para manter o organismo regulado, porque, enquanto você dorme, seu corpo trabalha para se regenerar.

Há quem diga que dormir é perda de tempo, porque você poderia estar usando aquele momento para algo mais produtivo. Contudo, o sono é crucial para a manutenção do organismo como um todo. O corpo humano é uma máquina independente que continua em atividade enquanto você dorme, realizando coisas inacreditáveis.

Assim como qualquer equipamento de produção, o corpo também precisa ser regulado periodicamente para manter um bom trabalho. Não basta comer corretamente, fazer exercícios e estimular o cérebro. É no momento de descanso que o organismo se refaz e garante que você terá energia para as tarefas do dia seguinte.

Por exemplo, quando você está se preparando para um concurso público é muito importante guardar as horas sono. São elas que vão te ajudar a fixar o conteúdo estudado. Pensando nisso, o Concursos no Brasil listou sete coisas inacreditáveis que o seu corpo faz enquanto você dorme. Confira abaixo.

1. Regeneração da pele

Você com certeza já ouviu a expressão “sono da beleza”. Esse dito é bastante verdadeiro, uma vez que, ao dormir, o seu organismo aumenta o metabolismo das células da pele. Com isso, novas células são criadas de forma mais rápida, por meio da quebra de proteínas, repondo as células mortas que foram se soltando ao longo do dia.

2. Produção de hormônios

Enquanto você dorme, seu corpo continua trabalhando e uma das coisas que acontece é a produção e liberação de vários hormônios. Ao dormir, especialmente num ambiente mais escuro, o organismo produz melatonina, responsável pela regulação do sono. Nesse período, você também diminui a quantidade de cortisol.

Esse hormônio é conhecido como o hormônio do estresse. Ou seja, quando você deixa de dormir, o nível de cortisol continua crescendo e você fica estressado. Outro hormônio liberado durante o sono é o do crescimento, que também serve para regenerar as células e regular o sistema imunológico. Essas atividades estimulam o metabolismo.

3. Os rins param de trabalhar

A função dos rins é filtrar as toxinas que são acumuladas no sangue ao longo do dia. Por isso é importante sempre se manter hidratado, uma vez, que essas substâncias são liberadas em forma de urina. No entanto, quando você dorme a tendência é os rins deixarem de produzir líquido e descansarem também.

4. Redução da pressão arterial

Ao dormir, o seu corpo como um todo relaxa, especialmente os músculos. Por estar em repouso total, os batimentos cardíacos e a respiração diminuem, fazendo com que a pressão arterial também seja reduzida. Com isso é realizada uma renovação do sistema cardíaco. Esse processo de relaxamento ainda reduz a temperatura corporal.

5. Perda de peso corporal

Enquanto você dorme, acontecem diferentes reações no seu corpo e uma delas é a perda de água. Durante o sono, você respira e transpira liberando líquidos. Ao acordar, você estará menos pesado do que quando foi dormir. Apesar de não haver redução de gordura, quem está querendo emagrecer precisa manter o sono em dia.

Isso porque, conforme dito anteriormente, o seu organismo acaba produzindo uma série de hormônios que regulam o metabolismo. Com essa função sendo bem exercida pelo seu organismo, é possível reduzir o acúmulo de gorduras e perder calorias mais rapidamente.

6. Informações inúteis são esquecidas

O cérebro humano é como uma espécie de computador que guarda todas as informações recebidas ao longo do dia. No entanto, ele também é seletivo e sabe diferenciar os dados importantes dos inúteis. Ao longo da noite, enquanto você está dormindo, sua cabeça apaga tudo o que não tem utilidade, liberando espaço na memória.

7. Produção de anticorpos

Como você já deve ter percebido, uma das coisas incríveis que o seu corpo realiza enquanto você dorme é a renovação de células, tecidos e hormônios. Esse mesmo processo acontece no sistema imunológico que, ao longo das horas de sono, produz novos anticorpos para ajudar o seu organismo a combater infecções.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.