Estas 6 profissões são as mais antigas do mundo; veja a lista

As profissões que são as mais antigas do mundo sucumbiram aos inevitáveis avanços tecnológicos e hoje só são lembradas nos livros de História. Saiba mais.

As profissões que são as mais antigas do mundo desapareceram por completo, já que o mercado de trabalho está em constante evolução. A tecnologia fez algumas funções sumirem totalmente e acabou criando outras, de acordo com as demandas da nossa sociedade.

continua depois da publicidade

Elaboramos essa matéria que selecionou seis profissões que são as mais antigas do mundo e que eram bastante populares no passado. Se você é um concurseiro que quer aprimorar os seus conhecimentos e está curioso para conhecer as funções que se tornaram obsoletas, continue a leitura até o fim.

Profissões que são as mais antigas do mundo

1) Radar Humano

Leia também

O profissional que exercia esse cargo também era conhecido como detector de aeronaves inimigas. Essa função era bastante útil para as corporações militares, especialmente durante a Primeira Guerra Mundial. Ele era incumbido de detectar a aproximação de qualquer espaçonave que adentrasse no território adversário.

O Radar Humano usava ultrapassados dispositivos de escuta e espelhos acústicos que o ajudavam a identificar, com total precisão, possíveis invasões aéreas por parte das tropas inimigas.

continua depois da publicidade

2) Despertador Humano

Outra das profissões que são as mais antigas do mundo. Na Inglaterra, durante os anos 1920, esse profissional era pago para acordar os trabalhadores das fábricas, antes do sol raiar. Ele batia incessantemente com pedaços de ferro ou madeira nas janelas e portas das casas.

A barulheira só parava quando todos os moradores acordassem. Depois do advento dos despertadores e outros dispositivos eletrônicos, essa função desapareceu por completo do mundo.

3) Caçador de Ratos

Na Europa do século XIX, aconteceu uma intensa infestação de ratos. O problema é que esses roedores transmitiam doenças, como a peste bubônica, que dizimou milhares de vidas. E esse profissional tinha a missão de caçar esses animais nos esgotos das cidades e eliminá-los.

continua depois da publicidade

Era uma função que exigia muita coragem e sangue frio. Atualmente, as técnicas de captura são mais modernas e não oferecem riscos, graças aos avanços tecnológicos.

4) Cortador de Gelo

Esse profissional era um dos mais requisitados nos gélidos períodos de inverno dos países localizados no extremo norte da Europa. O seu trabalho consistia na retirada de grandes blocos de gelo de lagos e rios congelados, que eram usados nas residências para o resfriamento de alimentos perecíveis.

Toda a tarefa era realizada manualmente, apenas com o auxílio de arcaicas ferramentas. Além de ser perigoso e cansativo, essa função exigia muita força física de quem a executava.

continua depois da publicidade

5) Acendedor de Lampiões

Antes do advento da energia elétrica, os lampiões eram os responsáveis pela iluminação dos postes das ruas e praças públicas. Todos os dias, antes do pôr do sol, um profissional tinha que acender (manualmente) as lamparinas de cada poste de luz de um determinado bairro.

Quando o sol nascia, ele tinha que apagá-las novamente. Seja com o auxílio de grandes varas ou subindo em pesadas escadas, esse trabalhador era obrigado a acender 30 ou 40 postes diariamente e apagá-los cerca de 12 horas depois. Haja disposição.

6) Lanterninha de Cinema

A última das profissões que são as mais antigas do mundo também merece destaque. Se você tem mais de 40 anos, provavelmente se lembra desse profissional. O famoso Lanterninha de Cinema era o responsável por guiar os frequentadores do local até os seus lugares, após o início da sessão.

Ele também tinha que fazer a ronda em todo o recinto, pedir silêncio a quem fazia muito barulho ou algazarra dentro das salas, sempre prezando pela ordem e respeito. Com o advento das câmeras de monitoramento que filmam no escuro, essa função se tornou obsoleta.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade