Qual é o único país que faz fronteira com Portugal?

Por um lado, o território português é cercado pelo Oceano Atlântico, mas do outro faz fronteira com uma única nação.

Portugal é considerado um dos países mais antigos do continente europeu, mas possui apenas um único país com o qual faz fronteira, um fato geográfico que muitas pessoas desconhecem. Além disso, existem outras curiosidades históricas sobre essa nação.

continua depois da publicidade

No geral, essa comunidade ibérica é também a nação mais ocidental do continente europeu, devido à sua localização geográfica. Entenda mais informações a seguir e conheça melhor o país português.

Qual é o único país que faz fronteira com Portugal?

Basicamente, o território português é delimitado ao norte e leste pela Espanha. Já ao sul e oeste, é cercado pelo Oceano Atlântico, sendo composto por uma parte continental e duas regiões autônomas, os arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Leia também

Do ponto de vista geográfico, o país está situado no extremo sudoeste da Europa. Além disso, o território é dividido pelo principal rio, o Tejo, com mais de mil quilômetros de extensão territorial.

continua depois da publicidade

O país também possui uma paisagem montanhosa nas regiões interiores com planaltos que permitem o desenvolvimento da agricultura. Além disso, existem áreas de colinas e planícies.

Quais são os outros países com fronteira única?

A lista considera somente os países soberanos que fazem fronteira com apenas um país, incluindo apenas as fronteiras terrestres. Portanto, não fazem parte as nações que têm fronteiras marítimas, sendo elas:

PaísVizinho
BruneiMalásia
CanadáEstados Unidos
DinamarcaAlemanha
República DominicanaHaiti
HaitiRepública Dominicana
GâmbiaSenegal
Reino UnidoIrlanda
IrlandaReino Unido
LesotoÁfrica do Sul
MônacoFrança
Papua Nova GuinéIndonésia
PortugalEspanha
QatarArábia Saudita
San MarinoItália
Coreia do SulCoreia do Norte
Timor-LesteIndonésia
VaticanoItália

Curiosidades sobre Portugal

1. É um dos países mais antigos da Europa

Esse cálculo é feito considerando a independência e a formalização da região como nação independente. No caso de Portugal, a independência foi conquistada no ano de 1139.

continua depois da publicidade

Antes de ser Portugal, a região estava ligada ao Condado Portucalense, integrante do Reino de Leão e Castela. A independência foi conquistada sob o reinado de Afonso Henriques, e a partir desse ponto se iniciou a expansão do reino português.

2. Portugal tem a ponte mais longa da Europa

A Ponte Vasco da Gama é a mais longa da Europa, atravessando o Rio Tejo e conectando as cidades de Lisboa e Montijo. Ao todo, são 17,2 quilômetros de comprimento, composta por um tabuleiro rodoviário com duas faixas de tráfego, além de uma linha ferroviária própria.

continua depois da publicidade

Aliás, a conclusão desse projeto arquitetônico levou 3,5 anos e contou com mais de 3 mil trabalhadores. É um importante marco histórico, mas também comercial na história portuguesa, pois permitiu a conexão de várias vias no país.

3. É um dos paraísos do surf

Muitas pessoas não sabem disso, porque existe uma imagem popular de que o surf está limitado aos países tropicais. No entanto, a localização geográfica de Portugal na costa atlântica da Europa cria ondas intensas e frequentes.

Portanto, é um paraíso para o surf e perfeito para os praticantes do esporte, o que explica a frequência de eventos da categoria nessa região. Além disso, existem inúmeras praias no litoral português com diferentes características e qualidades para a prática do surf.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade