CNH Digital: saiba como ativar o seu documento pelo smartphone

O aplicativo da CNH Digital garante maior portabilidade, segurança e praticidade na apresentação da habilitação e do documento do veículo, disponível para Android e iOS.

A Carteira Digital de Trânsito, ou CNH Digital, é um aplicativo com o mesmo valor jurídico que a versão impressa, disponível para dispositivos móveis com sistema operacional Android e iOS. Nesse sentido, o aplicativo armazena tanto a carteira de habilitação do condutor quanto o documento do veículo que esteja em seu nome, permitindo maior portabilidade, praticidade e segurança na identificação.

continua depois da publicidade

No geral, ambos os documentos apresentam um QR Code para garantir autenticidade e validade no território nacional. Atualmente, o aplicativo está disponível para todos os condutores que possuam documentos em dia.

Além disso, a ativação do documento através dos dispositivos móveis acontece de forma imediata e gratuita aos cidadãos. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, os usuários podem entrar em contato com o Ministério da Infraestrutura, responsável pelo serviço, no canal de atendimento 0800 728 2324.

Como ativar a CNH Digital pelo smartphone?

Leia também

O primeiro passo para ativar o seu documento pelo smartphone é baixar o aplicativo CNH Digital no dispositivo móvel, de maneira gratuita, através da loja de aplicativos no aparelho (links acima). Posteriormente, o usuário precisa realizar o acesso utilizando o Login Único, com os dados cadastrados no sistema do Gov.br

continua depois da publicidade

Com o login realizado, basta que o condutor aponte a câmera do dispositivo para o QR Code localizado na parte traseira da carteira de habilitação, tirando uma foto dentro do próprio aplicativo. Logo em seguida, o sistema irá comparar a imagem com as informações no banco de dados do Detran, para confirmar a identidade.

Para confirmar a ativação, é necessário conferir e repetir alguns dados cadastrais. Nesse sentido, é comum que o aplicativo requisite o CEP cadastrado no Detran da região em que sua carteira de habilitação foi emitida. A partir da confirmação dos dados, o aplicativo gera a sua CNH Digital.

continua depois da publicidade

No entanto, caso o usuário enfrente dificuldades nesse processo, é necessário buscar pelo atendimento personalizado na unidade do Detran onde sua habilitação foi emitida para verificar a situação. Comumente, os problemas para ativação envolvem atualização dos dados pessoais, como email, CEP e número de celular.

Além disso, existe a possibilidade de cadastrar biometricamente o documento fazendo uma leitura facial com a câmera do seu dispositivo. Nesse caso, o aplicativo reconhece o rosto do usuário e pede uma prova de vida, que consiste em movimentar o rosto diante da câmera para comprovar a identidade.

Funcionalidades do aplicativo

Além de permitir a portabilidade e apresentação do CRLV e da CNH, o aplicativo permite conferir recalls que envolvem o automóvel, e também as infrações ligadas ao veículo e ao motorista.

continua depois da publicidade

Após a última atualização, a plataforma passou a enviar notificações sobre o recall do veículo com informações detalhadas, e também sobre os riscos envolvendo a ausência de reparos.Nesse sentido, o aplicativo oferece canais de atendimento e locais para realização da revisão, indicando as empresas responsáveis pelo serviço.

Ademais, o aplicativo notifica o condutor a respeito do vencimento da CNH com trinta dias de antecedência, para que o condutor planeje a atualização da habilitação.

Leia também

Concursos em sua
cidade