Como tirar ou renovar a CNH em 2022? Veja novas regras

Conheça o passo a passo para tirar a sua CNH em 2022, bem como as regras e principais exigências do Código de Trânsito Brasileiro.

Você acabou de completar 18 anos e decidiu que vai se tornar o mais novo habilitado da família? Para te ajudar com essa missão, elaboramos esse artigo que vai te mostrar como tirar a CNH em 2022, bem como os requisitos exigidos pelos órgãos públicos e as regras estipuladas.

Leia também

Principais exigências para tirar a CNH em 2022

Todo candidato que deseja tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em 2022, deve atender às seguintes exigências:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Saber ler e escrever devidamente;
  • Ter carteira de identidade ou qualquer documento equivalente;
  • Possuir CPF válido;
  • Possuir comprovante de residência.

Se você cumprir todos os requisitos acima, pode tirar a sua CNH em 2022, sem qualquer tipo de impedimento. Conheça o passo a passo para tirar a carteira de habilitação.

1) Faça a sua inscrição e pague a taxa obrigatória

O candidato que estiver interessado em tirar a sua CNH em 2022 deve acessar o site do Detran (Departamento de Trânsito) do seu estado, preencher o formulário de inscrição online e pagar a taxa correspondente, que é o Documento de Arrecadação Estadual (DAE).

Caso prefira, também pode ir pessoalmente até a sede do Detran ou Ciretran do seu município, ou procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC).

2) Exames médico e psicotécnico

Esses dois exames são obrigatórios para toda pessoa que deseja tirar a sua CNH em 2022. Tanto o exame médico quanto o psicotécnico devem ser agendados previamente em uma clínica devidamente credenciada pelo Detran. O telefone de contato vem descrito na taxa de inscrição (DAE). Basta marcar o dia dos exames e pronto.

Vale lembrar que os valores dos exames médico e psicotécnico devem ser pagos na clínica, em dinheiro, no dia marcado. Ainda será tirada uma foto do candidato, que vai constar em sua Permissão Para Dirigir (PPD) e, após 12 meses, na CNH definitiva.

3) Curso Teórico de Legislação

Depois da devida aprovação dos exames citados acima, o candidato a tirar a CNH em 2022 precisa fazer um Curso de Legislação de Trânsito, com duração mínima de 45 horas/aula. Esse curso teórico técnico deverá ser feito em um CFC da preferência do candidato.

Depois de cumprir a carga horária exigida no curso, é necessário pagar a taxa (DAE) referente à Prova de Legislação e agendar esse exame junto ao Detran.

4) Prova de Legislação

O candidato vai precisar ser submetido a uma Prova de Legislação, no local, dia e hora marcados pelo Detran. Para ser aprovado no teste, que tem o total de 30 questões, ele vai precisar conseguir uma pontuação superior a 21.

No site do Detran, é possível verificar o resultado. Caso seja reprovado, o candidato pode repetir o exame após 15 dias, mediante o pagamento de uma nova taxa, e fazer todo o processo novamente.

5) Aulas de direção veicular

Depois que o candidato for aprovado na Prova de Legislação, chegou a hora dele colocar em prática tudo o que aprendeu através das aulas teóricas. Mas, antes disso, é necessário efetuar o pagamento da taxa de Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV). Conheça as seguintes categorias licenciadas pelo Detran:

  • Categoria A: veículo motorizado com duas ou três rodas;
  • Categoria B: veículo motorizado que não pertença à categoria A, que tenha peso bruto máximo de até 3,5 toneladas e possua até nove lugares;
  • Categoria C: veículo destinado ao transporte de carga e com peso acima de 3,5 toneladas;
  • Categoria D: veículo destinado ao transporte de passageiros e que tenha mais de nove lugares, incluindo o do motorista;
  • Categoria E: veículo que se enquadra nas categorias B, C ou D e que tenha peso bruto acima de 6 toneladas, ou capacidade de transportar mais do que oito passageiros.

Vale lembrar que, para o candidato tirar a CNH categoria D, ele precisará ter idade mínima de 21 anos, possuir a CNH categoria B há, pelo menos, dois anos, e a CNH categoria C há um ano.

Para as categorias A e B, o candidato precisa fazer o mínimo de 20 horas de aulas práticas de direção, sendo que, 1 hora/aula deve ser, obrigatoriamente, no período noturno. Para as outras categorias, o candidato já deve ser habilitado anteriormente.

6) Exame de Direção Veicular

Depois que o candidato fizer as 20 horas (ou mais, se achar necessário) de aulas práticas nas categorias A ou B, ele precisa pagar a taxa (DAE) referente ao Exame de Direção, que pode ser marcado no Centro de Formação de Condutores onde foram feitas as aulas.

Caso o candidato seja reprovado, ele poderá realizar um novo agendamento do seu Exame de Direção Veicular na semana posterior à da reprovação, e poderá realizá-lo 15 dias após a data da reprovação. Nesse caso, é necessário pagar o DAE novamente.

Já o candidato que porventura não comparecer no dia do Exame de Direção Veicular, por qualquer motivo, poderá solicitar a marcação de um outro exame no CFC, mediante o pagamento do DAE.

Qual é o prazo de renovação da CNH?

Se você quer tirar a sua CNH em 2022 ou renová-la, e tenha até 50 anos de idade, a validade deste documento será de 10 anos.

No caso de motoristas com idades entre 50 e 70 anos, a validade da CNH será de cinco anos. Já para quem tem mais de 70 anos, o prazo de renovação é de três anos.

Leia também


você pode gostar também

Estes 23 carros já saíram de linha em 2022 e você ainda não fazia ideia

Está pensando em comprar um automóvel? Conheça os 23 carros que já saíram de linha em 2022 que provavelmente você não sabia.

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.