Afinal, por que os insetos são atraídos pela luz artificial à noite?

Descubra qual é o fenômeno biológico que faz com que os insetos sejam atraídos pela luz artificial durante a noite.

Todo mundo já viu um conjunto de insetos batendo incessantemente em uma lâmpada no fim do dia. Porém, você sabe por que os insetos são atraídos pela luz artificial à noite?

continua depois da publicidade

Esse fenômeno biológico possui uma explicação científica, comprovada por meio de pesquisas com diferentes espécies de insetos. Entenda mais a seguir e descubra o porquê disso acontecer com frequência.

Por que os insetos são atraídos pela luz artificial durante a noite?

De acordo com um estudo publicado na revista Nature, a luz artificial durante a noite faz com que os insetos percam a capacidade de horizontalidade. Ou seja, eles não conseguem se orientar com base na linha do horizonte.

Leia também

Porque ficam incapazes de diferenciar o que está para cima e o que está para baixo, acabam adotando padrões de voos confusos em círculos ao redor da luz. Isso faz com que batam uns contra os outros ou então contra a própria lâmpada.

continua depois da publicidade

Na natureza, diversos animais são as costas à luz para se orientar no espaço, e assim descobrem o que está acima e abaixo deles. Esse resultado derruba as teorias utilizadas anteriormente para explicar esse comportamento.

Antes dessa pesquisa ser divulgada, muitas pessoas acreditavam que a luz artificial simulava a luz da Lua, utilizada para orientação espacial desses insetos. Outra teoria comum é de que os animais confundiam a lâmpada com o céu.

Como foi feita a pesquisa?

A equipe de cientistas responsável por esse estudo realizou um conjunto de experiências em uma arena de voo para insetos no Imperial College London. Para a análise, foram utilizadas câmeras infravermelhas de alta velocidade.

continua depois da publicidade

Equipadas com uma tecnologia de captura de movimento, esses equipamentos rastrearam 30 insetos de 3 espécies de mariposas e 2 de libélulas.

No entanto, também foram incluídos no processo de avaliação insetos em cativeiro de 6 ordens biológicas distintas que eram muito pequenas para serem captadas pela tecnologia de movimento. Esse grupo incluiu moscas e abelhas.

Com uma amostragem ampla, o objetivo era assegurar que todos os insetos apresentassem respostas semelhantes à luz a fim de testar teorias e coletar dados. Essas informações geraram modelos de simulação 3D dos voos dos insetos.

continua depois da publicidade

Quais foram os resultados?

A pesquisa mostrou que nenhuma das hipóteses existentes anteriormente explicavam o porquê os insetos se atraem à luz artificial durante a noite. Tanto a pesquisa quantitativa quanto a qualitativa desbancou todas as teorias.

Com base nos modelos de padrão de voo desses insetos pelo espaço, percebeu-se que eles não estavam se aproximando da luz. Na realidade, estavam circulando-a enquanto se inclinavam para se orientar de costas a ela.

No geral, é esse comportamento, chamado de resposta à luz dorsal, que permite com que os insetos permaneçam em uma trajetória alinhada com o horizonte estável. Portanto a luz artificial cria padrões instáveis de voo nos insetos.

Enquanto estão voando de maneira desorganizada, os insetos tentam virar-se de costas contra a luz. Isso porque a interpretação biológica é de que aquela luz artificial é o céu.

Mesmo a noite, passam a se orientar com essa iluminação.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade