A inteligência humana não é formada somente pelos conhecimentos adquiridos na vida escolar ou através da herança genética. Se você procura uma forma de ser mais inteligente no dia a dia, principalmente para aprender os assuntos que estão sendo cobrados no edital do concurso, conheça cinco dicas de práticas que estimulam a sua inteligência e permitem que você aprenda agora tudo aquilo que precisa. Bora lá conferir, concurseiro?
Exercite o seu cérebro
Essa é uma das melhores maneiras de estimular a inteligência e fazer com que você aprenda agora. Jogos de tabuleiro como dama, xadrez e batalha naval, quebra-cabeças, palavras-cruzadas, atividades lúdicas com baralho, carpintaria, artes plásticas ou qualquer outra coisa que exija esforço cerebral, pode aguçar a sua inteligência ainda mais.
Além de promover um saudável entretenimento, a sua mente estará sendo forçada a processar e aprender novas informações, deixando-a bem mais flexível. Exercitar o cérebro de forma constante também auxilia no controle emocional e, sobretudo, no empoderamento das suas ações. Faça o teste e comprove. A diferença será notória.
Procure aprender sempre mais
Para estimular a sua inteligência não existe nada melhor do que procurar aprender coisas novas no dia a dia. Atividades que exigem um grande esforço mental são primordiais para aprimorar o nosso desenvolvimento intelectual. Por isso, que tal incorporar novos aprendizados em sua rotina diária?
Não importa o que seja: aprender a falar um novo idioma, a tocar um instrumento musical, preparar os alimentos de uma outra maneira, consertar um equipamento eletrônico, desenvolver uma nova habilidade técnica (ou comportamental), dentre outras opções que exigem esforço do cérebro. Tudo aquilo que agrega conhecimento e, ao mesmo tempo, desafia a sua mente, está valendo.
Cultive o saudável hábito da leitura
Mais uma das práticas que estimulam sua inteligência e te fazem aprender agora o que precisa para arrasar nas provas do concurso. Cultivar o hábito da leitura é essencial para adquirir conhecimento em praticamente todas as áreas. Não importa se você gosta de ler jornais, revistas ou livros. O fundamental é que você leia bastante, todos os dias.
A leitura estimula as conexões neurais e pode te ajudar a desenvolver a sua capacidade de concentração, pensamento e escrita, já que a sua bagagem conceitual estará bem maior.
Uma boa dica é ler algo que seja desafiador, que estimule o seu raciocínio lógico e prenda a sua atenção durante a leitura. Quanto mais complexo for o assunto que estiver lendo, maior será o esforço da sua mente para entender a mensagem que está sendo transmitida.
Aprender agora: durma bem
Dormir poucas horas por noite ou ter um sono fragmentado pode fazer muito mal para a mente e não estimula sua inteligência em nada. Ou seja, quem sofre de insônia ou tem dificuldades para manter um sono constante e de qualidade, tende a apresentar uma grande falta de concentração, o que é bastante prejudicial para adquirir o conhecimento necessário para as provas.
Dormir bem todas as noites (pelo menos 7 horas) vai promover o relaxamento do cérebro, que vai conseguir reter as informações que foram recém aprendidas.
Além disso, um sono reparador também pode maximizar a sua produtividade no trabalho ou nos estudos. Dessa forma, mantenha um horário de sono regular, inclusive nos finais de semana. A sua inteligência agradece, já que a mente precisa de um período de descanso.
Procure ensinar o que aprendeu
Para aprender agora e, de quebra, estimular a sua inteligência, você deve ensinar o que acabou de aprender para uma outra pessoa. Pode ser um parente ou até um amigo. Essa “aula particular” é extremamente útil para reforçar as informações novas em sua mente, além de aprimorar e manter a inteligência no dia a dia. Pode acreditar, ela funciona de verdade.
Acabou de aprender algum assunto novo? Passe adiante, explicando com as suas próprias palavras para uma outra pessoa. Quanto mais vezes você explicar, maiores serão as chances das informações ficarem retidas no seu cérebro.
E isso se traduz em uma bagagem conceitual muito maior e um considerável aumento das chances de arrasar nas provas do concurso. No final de cada explicação, pergunte se o ouvinte entendeu a sua mensagem.
Viu como aprender agora através das nossas dicas que estimulam a inteligência não é tão complicado quanto parece? Colocá-las em prática significa aumentar as suas chances de ser aprovado nas provas do concurso público. Boa sorte.