Boa memória: confira 4 práticas que mantêm o cérebro ativo

Saiba como deixar o seu cérebro mais ativo e ter boa memória, através de quatro práticas que devem fazer parte da sua rotina.

Você anda se esquecendo das coisas com frequência e isso está afetando o seu aprendizado para encarar as provas do concurso? É hora de mudar essa situação. Confira quatro dicas incríveis para ter boa memória e manter o seu cérebro ativo. Se você colocar todas elas em prática, vai notar uma considerável melhora em pouco tempo.

Leia também

1- Jogos de memória são excelentes

Quando o assunto é ter boa memória e manter o cérebro ativo, realizar atividades que estimulam a mente são ótimas opções. Por isso, que tal investir em jogos que auxiliem no desenvolvimento das suas habilidades mentais e de raciocínio? Algumas brincadeiras lúdicas aguçam a capacidade de dedução, organização e concentração.

Por isso, os jogos de memória melhoram a sua capacidade cognitiva e demais habilidades necessárias para fortalecer as funções mentais, que são essenciais para manter o cérebro mais ativo. Por exemplo, jogos de tabuleiro em geral, como xadrez, dama ou detetive, são excelentes formas de treinar a mente.

Pelo fato de exigirem uma maior concentração, a sua capacidade de manter o foco vai aumentar bastante (o que é ótimo na hora de estudar para as provas). Além disso, essa prática também minimiza os temidos efeitos da degeneração celular, que é algo comum quando envelhecemos.

2- Tenha um sono de qualidade

Se você quer ter boa memória e manter o cérebro ativo, jamais deve abrir mão de um sono de qualidade. Enquanto dormimos, todas as informações novas são retidas em nossa mente e as funções cerebrais estão a todo vapor, durante as diversas fases do sono.

Por isso, é preciso dormir bem todas as noites, já que o corpo e mente precisam disso. Se você sofre de insônia ou dorme mal, a sua memória pode ser seriamente afetada. E isso significa que a sua capacidade de aprendizado não será das melhores no dia a dia.

Se você acorda sempre cansado, com aquela baita indisposição ou com a sensação de que não dormiu nada, o seu sono não é de qualidade. Um sono reparador é imprescindível para a preservação das nossas funções cognitivas, principalmente a memória e concentração. Dessa forma, procure dormir bem. Fechado, concurseiro?

3- Adquira o hábito da leitura

Mais uma excelente maneira de ter boa memória e manter o cérebro ativo. A leitura diária, além de ser uma ótima forma de aprender cada vez mais, estimula a memória e ainda mantém as funções cognitivas sempre funcionais.

Essa importante atividade intelectual garante um desempenho satisfatório das funções cerebrais e o bem-estar mental. Vale ressaltar que a leitura precisa ser, acima de tudo, prazerosa e sempre de acordo com as preferências de cada indivíduo. Ler por obrigação, nem pensar.

Não importa o gênero da leitura: romance, autoajuda, ação, ficção, literatura, fantasia, aventura, dentre outros. O mais importante é que você sinta prazer com o livro que está em mãos e fique estimulado a pensar ainda mais. Mas lembre-se: a leitura precisa se tornar um hábito.

4- Procure desenvolver novas habilidades

Finalmente, a última dica para ter boa memória e manter o cérebro ativo é procurar desenvolver novas habilidades no dia a dia. Quando nos deparamos com algo que nunca fizemos antes, a nossa mente é estimulada a raciocinar. Além disso, as áreas do cérebro que são responsáveis pelo raciocínio lógico também são bastante exigidas.

Quanto mais você estimular a sua mente a aprender algo novo, mais ativo o seu cérebro vai ficar. Por isso, que tal se arriscar a aprender um outro idioma, a cozinhar, a tocar um novo instrumento musical ou desenvolver uma nova habilidade técnica no seu trabalho? Tudo que estimule a sua mente e lhe dê prazer em fazer, está valendo.

Quando estimulamos a mente com atividades prazerosas, o cérebro libera substâncias importantes que são responsáveis pelo controle emocional e bom humor. Por isso, quando somos estimulados a aprender algo novo, novos neurônios são aguçados, o que se traduz em uma maior capacidade de absorção de novas informações. E isso é excelente para qualquer concurseiro que deseja ser aprovado.

Agora que você sabe como ter boa memória e manter o cérebro ativo, basta colocar em prática as dicas acima e aumentar as chances de passar nas provas do concurso público. Boa sorte.

Leia também


você pode gostar também

Tem inglês fluente? Veja 5 profissões ideais para você e que pagam bem

Se você domina bem a língua inglesa, conheça cinco profissões que exigem inglês fluente e que pagam bem.

Dias contados: estes 11 carros vão SAIR de linha a partir de 2023

Os carros que vão sair de linha a partir de 2023 incluem modelos populares e de grande adesão dos brasileiros, como é o caso do Volkswagen Gol e do Fiat Uno.

Garçonete recebe gorjeta de R$ 15,5 mil e chora de tristeza depois. Saiba o motivo

Esta gorjeta acabou indo parar nas barras dos tribunais e envolve a garçonete, o cliente e o restaurante. Confira a matéria completa!

Concurso INSS: qual a nota mínima para ser aprovado nas provas?

As regras e normas do concurso INSS estão previstas no edital, onde os candidatos podem acessar as informações sobre qual a nota mínima para ser aprovado nas provas objetivas.

Pensão alimentícia: definição, principais regras e novas mudanças

Está estudando para um disputado certame da área jurídica? Conheça as particularidades da pensão alimentícia, que faz parte do conteúdo programático de vários editais.

Quer passar na prova teórica da CNH? Veja 5 dicas para se dar bem

Saiba como passar na prova teórica da CNH através de cinco dicas incríveis e aumente as chances do seu sonho se tornar uma realidade.