Aprenda a ser mais inteligente com estas 5 práticas estratégicas

Descubra como ser mais inteligente com cinco dicas incríveis e fáceis de aplicar em seu dia a dia.

Você sabia que todas as pessoas podem ser mais inteligentes? É verdade. Independente do ramo de atuação profissional ou formação escolar, a inteligência está muito mais ligada ao comportamento humano do que às questões genéticas ou intelectuais. Por isso, selecionamos cinco práticas estratégicas que podem aprimorar o seu nível de inteligência. Continue a leitura e saiba mais.

Práticas estratégicas que aguçam a inteligência

1) Reserve um tempo para desenhar ou pintar

Você deve estar pensando: “Mas o que isso tem a ver com inteligência?”. Calma que vamos explicar. Desenhar ou pintar, mesmo que você não seja um artista profissional, envia sinapses cerebrais aos neurotransmissores, o que auxilia a armazenar suas memórias de uma forma mais permanente.

A pintura também tem a mesma função dos desenhos, ou seja, estimular as mesmas regiões do cérebro, já que faz esse órgão entrar em contato com novas cores e texturas. Não é à toa que os artistas plásticos geralmente têm uma maior consciência do ambiente no qual estão inseridos.

Ou seja, tanto a pintura quanto a prática de desenhar podem te levar a ter uma percepção mais aguçada sobre tudo aquilo que te rodeia. E isso se traduz em uma inteligência bem mais aprimorada, em todos os aspectos.

2) Descubra aquilo que mais te motiva

Essa dica sobre como ser mais inteligente é bastante interessante e costuma funcionar. Você deve encontrar algum assunto que desperte o seu interesse e mergulhar nele, já que é mais fácil manter um alto nível de envolvimento com algo que realmente goste do que uma outra atividade na qual tenha total aversão.

Além disso, é possível optar pelo formato que mais deixa a sua mente estimulada. Pode ser através de podcasts, vídeos no YouTube ou livros sobre o assunto em questão. Será muito mais fácil aprender por meio de um método no qual tenha mais afinidade.

Mas lembre-se de que o mais importante é que você tenha prazer em aprender algo novo, sem obrigação. Dessa forma, a sua mente terá mais facilidade em reter as informações, aumentando a sua bagagem intelectual. E quanto mais conhecimento tivermos contato, mais estimulado o nosso cérebro poderá ficar.

3) Faça bom proveito do tempo que você fica online

Outra dica sobre como ser mais inteligente. Sabemos que é praticamente impossível, pelo menos para a maioria das pessoas, não estar “grudado” no celular durante as pausas dos estudos ou do trabalho, já que a internet faz parte da nossa vida.

O problema é que esse tempo que você passa online não precisa ser gasto assistindo vídeos engraçados no Tik Tok ou navegando em outras redes sociais. Não estamos falando para você cancelar todas as suas contas e nunca mais acessar o Facebook ou Instagram, mas sim em substituir esse tipo de conteúdo por algo bem mais mentalmente nutritivo.

A internet representa um mar de possibilidades de aprendizado. Cursos online gratuitos, palestras, workshops, tutoriais e debates, são ótimas opções que vão estimular o seu cérebro e ampliar os seus conhecimentos. Atenção especial a isso, combinado?

4) Não deixe de interagir com as outras pessoas

Quando o assunto é como ser mais inteligente, a interação social é algo importantíssimo. Interagir com outras pessoas é fundamental para exercitarmos algo que precisa de um estímulo constante: a nossa inteligência emocional.

Por isso, a convivência social pode te fazer “enxergar” além dos seus próprios valores e pensamentos. Ter contato frequente com pontos de vistas diferentes do seu pode te fazer ter novas ideias e perceber as coisas por uma ótica diferente na qual você jamais imaginaria.

Dessa forma, não fique preso em seu “casulo”. Procure interagir ao máximo com outras pessoas, sempre respeitando as opiniões de cada uma delas. Uma interação diária agradável estimula a mente a raciocinar, além de aprimorar (e muito) as nossas competências comportamentais.

5) Reflita

Por fim, a nossa última dica sobre como ser mais inteligente, é reservar um tempo para fazer uma reflexão. Somos literalmente bombardeados de tantos estímulos durante o dia, que fica fácil nos redermos às distrações.

Por exemplo, assim que você terminar uma atividade no trabalho ou nos estudos, faça uma pequena reflexão de tudo aquilo que aprendeu com ela. Ou seja, reflita sobre os impactos positivos daquela experiência em sua vida. Sempre vai ter algo de bom.

Isso é fundamental para que o seu cérebro consiga processar tudo aquilo que foi aprendido durante aquele dia. Pode até não parecer, mas o simples ato de refletir faz parte do complexo processo de aprendizagem, já que incentiva a mente a fazer uma revisão de tudo aquilo que você teve contato.

Agora é colocar as nossas dicas sobre como ser mais inteligente em prática e transformar o sonho de ter uma carreira de sucesso em realidade.

Leia também

você pode gostar também

WhatsApp: saiba como recuperar conversas apagadas no aplicativo

Mensagens apagadas podem ser recuperadas por meio da ferramenta de backup dos aparelhos, mas ela deve ser ativada antes da tentativa.

Redação nota mil: 5 hábitos simples que te ajudam a escrever melhor

Conheça cinco dicas sobre como fazer uma redação nota mil e deixe a sua aprovação no concurso público bem mais perto.

Cronograma de estudos: o que levar em conta na hora de montar o seu?

Descubra o que não pode faltar no seu cronograma de estudos e aumente as chances de ser aprovado em qualquer concurso público.

Cartão do Auxílio Brasil: entenda como validar e cadastrar a senha

A validação da senha pode ser feita pelo aplicativo Caixa Tem, em unidades lotéricas ou agências da Caixa.

Concurso INSS: saiba estudar mais rápido e MELHOR antes do Edital

Concurso INSS: 1.000 vagas serão formalizadas por meio da publicação do edital até dezembro deste ano, mas já é possível se preparar.

5 erros comuns de Matemática para não cometer novamente; veja lista

Fique por dentro dos cinco erros comuns de Matemática para não cometê-los novamente e aumente suas chances de passar no concurso.