Estas 5 dicas te ajudam a ter mais inteligência emocional no trabalho

Descubra como ter mais inteligência emocional no trabalho e faça a sua carreira profissional decolar rumo ao sucesso.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, em diversos aspectos. Dentre as principais habilidades que são extremamente necessárias no ambiente corporativo, a inteligência emocional se destaca, já que é uma exigência constante da maioria das empresas. Por isso, vamos te dar cinco dicas valiosas sobre como ter mais inteligência emocional no trabalho que podem turbinar a sua carreira. Bora lá conferir?

Mas o que é inteligência emocional?

Trata-se de uma competência (ou habilidade) importantíssima e, por vezes, indispensável, que possibilita uma pessoa lidar emocionalmente com as possíveis mudanças, situações e adversidades que possam surgir pelo caminho, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Ou seja, inteligência emocional é a facilidade com que um indivíduo consegue reconhecer e lidar com as suas emoções e sentimentos. É conseguir raciocinar assertivamente mesmo estando sob forte pressão psicológica e, sobretudo, manter o equilíbrio diante de situações desfavoráveis. Conheça agora as dicas para ter mais inteligência emocional no trabalho:

Veja como ter mais inteligência emocional no trabalho

1) Desenvolva autoconhecimento e autoconfiança

Se você está em dúvidas sobre como ter mais inteligência emocional no trabalho, essa dica pode ser útil. Antes de mais nada, é preciso se conhecer bem. E isso significa estar ciente dos seus pontos fortes e fracos, ou seja, conhecer quais são as suas habilidades e aquilo que precisa ser aperfeiçoado.

Quando você conhece bem as suas qualidades e imperfeições, a sua autoconfiança também pode ficar maior, principalmente na hora de tomar decisões no ambiente de trabalho. Além disso, quem tem um maior autoconhecimento consegue mensurar as consequências dos seus atos e, obviamente, raciocinar com mais clareza antes de agir.

2) Não seja impulsivo

Muitas vezes, podemos estar inseridos em um ambiente de trabalho pouco amistoso, já que a convivência humana nem sempre é agradável. Mesmo assim, é fundamental que você tenha o domínio das suas emoções. Caso perceba que, por qualquer motivo, esteja um pouco mais exaltado, evite ao máximo ser impulsivo.

Agir instintivamente e sem pensar pode trazer consequências negativas para a sua carreira profissional. Sentimentos ruins como medo, ira, tristeza e insegurança podem desencadear reações nada agradáveis nas pessoas. Por isso, procure assimilar a emoção que está sentindo antes de fazer algo a respeito, combinado?

3) Tenha consciência do seu comportamento e reações

Outra dica valiosa sobre como ter mais inteligência emocional no trabalho. Sempre que você for acometido por uma emoção, seja ela agradável ou péssima, observe qual é a sua reação (tanto física quanto mental). Além disso, perceba como o seu comportamento impacta os outros colegas de equipe.

Por exemplo, se você reagiu negativamente a uma crítica construtiva do seu chefe, faça uma avaliação minuciosa de tudo aquilo que sentiu e o levou a reagir dessa ou daquela maneira. Ter plena consciência do seu comportamento e reações pode te auxiliar a ter um maior controle emocional não só no trabalho, mas em qualquer tipo de situação do cotidiano.

4) Priorize aquilo que é mais importante

Outro fator interessante sobre como ter mais inteligência emocional no trabalho, é ter a maturidade de compreender que não dá para “abraçar o mundo” e absorver todas as responsabilidades unicamente para si. Por isso, é necessário saber priorizar as atividades que são mais importantes naquele dia.

Saber discernir uma tarefa urgente daquela que pode esperar mais alguns dias pode ser extremamente benéfico, do ponto de vista emocional. Em suma, se você trabalha sob pressão e precisa cumprir metas e prazos apertados, todos os dias, seja organizado e aprenda a priorizar o que precisa ser feito primeiro.

5) Seja resiliente em qualquer situação

Por fim, a nossa última dica sobre como ter mais inteligência emocional no trabalho, se refere à capacidade do profissional de ser resiliente. Um funcionário que consegue facilmente se adaptar a qualquer tipo de cenário empresarial ou mudança repentina desfavorável, sem esboçar sofrimento, pode ser bastante disputado pelas organizações.

Sabemos que no ambiente corporativo existem inúmeras adversidades e uma enorme pressão para atingir os resultados esperados. E um colaborador resiliente tem a plena capacidade de absorver os impactos negativos da rotina e ainda manter o seu foco no trabalho. Por isso, a resiliência é uma das habilidades bastante admirada por líderes e gestores.

Viu como ter mais inteligência emocional no trabalho não é tão complicado quanto parece? Se você seguir as nossas dicas acima, seguramente vai conseguir essa proeza e se dar bem em sua profissão. Mãos à obra e boa sorte.

Leia também

você pode gostar também