Estes 4 alimentos não fazem bem ao cérebro, diz nutricionista

Manter uma alimentação saudável é crucial para ter um bom desempenho nos estudos e melhorar a memória. Veja o que evitar.

Todo concurseiro precisa estar com a cabeça sempre pronta para memorizar conhecimentos teóricos sobre os mais diversos assuntos. Por isso, as horas de estudo diárias são extremamente importantes. Mas, além disso, para manter o cérebro saudável, é preciso evitar alguns alimentos que não fazem bem.

Em conversa com o Concursos no Brasil, a nutricionista Hortência Luz, graduada em Nutrição pela Universidade de Goiás, listou quatro comidas que podem prejudicar as atividades cerebrais. “Existem alguns fatores que podem influenciar a saúde do cérebro, como: estresse, carga genética e alimentação”, conta.

Residente em Terapia Intensiva pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, hoje, Luz trabalha com Nutrição na área hospitalar. Durante a entrevista, ela ainda deu dicas de quais alimentos o concurseiro deve adicionar na alimentação diária.

Quais são os alimentos que não fazem bem ao cérebro

Existem várias formas de melhorar a produtividade e a forma de estudar para se sair melhor nas provas de concurso. No entanto, isso precisa estar aliado a um estilo de vida capaz de manter a mente em dia. Para ter um bom desempenho, o concurseiro precisa cuidar da sua saúde como um todo.

Sobre isso, a nutricionista Hortência Luz afirma que “a alimentação saudável e adequada é um dos pilares do processo de aprendizagem“. Isso porque, comer de maneira apropriada, “pode ajudar a otimizar e desenvolver o aprendizado”, segundo a profissional.

Ou seja, da mesma forma que determinados alimentos trazem benefícios ao cérebro, outros não fazem tão bem assim e podem até prejudicar a capacidade de reter informação. De acordo com Luz, gordura trans e aditivos químicos ingeridos em excesso têm um efeito nocivo no funcionamento cerebral.

Ela lista quatro alimentos que são cheios desse tipo de gordura e aditivos:

  • Batata frita;
  • Biscoitos recheados;
  • Sorvetes; e
  • Doces industrializados.

Além disso, Hortência conta que comidas assim ainda podem “contribuir para estados de demência, déficit de atenção, ansiedade e depressão”. Isso não significa que sejam alimentos proibidos, mas a nutricionista chama a atenção para o consumo exagerado.

Por fim, ela aconselha quem está estudando deve ter “uma alimentação rica em proteínas, ácidos graxos, ômega 3 e 6 e carboidratos”.

Leia também

você pode gostar também

Por que as novas gerações mudam muito de emprego? Veja 5 razões

Se você sempre teve afinidade com a área de Recursos Humanos, conheça as cinco razões pelas quais as novas gerações mudam muito de emprego.

11 coisas que você PRECISA aprender antes de fazer 30 anos

Sempre sonhou com uma carreira de sucesso e quer ter mais felicidade em sua vida pessoal, concurseiro? Então, conheça 11 coisas que você precisa aprender antes de fazer 30 anos.

7 profissões que não são concorridas e pagam muito bem

Está em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, mas não quer enfrentar muita concorrência? Conheça sete profissões que não são concorridas e pagam muito bem.

Acabe com os ratos: conheça os 5 ingredientes que espantam esses animais

Veja algumas alternativas ideais para espantar ratos de sua casa ou jardim, sem precisar usar produtos químicos.

Mitos e verdades: 10 curiosidades sobre o peixe betta

O peixe betta é uma escolha popular de quem tem animais de estimação devido às suas cores marcantes e fácil manutenção. Veja as principais curiosidades sobre ele.

Horóscopo: 3 signos que vão ter muita sorte no próximo mês

Abril está chegando e, para muitas pessoas, é um mês que traz uma sensação de renovação e esperança. Além disso, os astros revelam que três signos terão muita sorte neste mês.