A inteligência humana é algo surpreendente e parece não ter limites. Basta reparar ao nosso redor as tecnologias existentes para ter uma noção do que o homem foi capaz de inventar até hoje. Se você tem o objetivo de passar nas provas de um concurso público ou se dar bem na profissão escolhida, vamos te mostrar cinco práticas que podem elevar a sua inteligência e deixar os seus objetivos mais perto da realidade. Confere aí.
Veja como aumentar a inteligência
1) Desafie a sua mente
Essa é uma das principais práticas que podem elevar a inteligência. A nossa mente precisa ser desafiada de forma constante. Por isso, que tal exercitar o seu cérebro com jogos de tabuleiro (xadrez e dama), montar um complicado quebra-cabeças, encarar as palavras-cruzadas de jornais ou revistas (sem colar) ou participar de competições de jogos com baralho?
São excelentes alternativas que exigem esforço da mente e fazem um bem danado para a sua inteligência. Enquanto você se diverte, o seu cérebro está sendo forçado a trabalhar, aprender e processar. E tudo isso contribui para a sua elasticidade e flexibilidade.
Como são atividades que exigem raciocínio lógico, você acaba aprendendo a controlar suas emoções e, por consequência, ter ações mais assertivas.
2) Ensine para outra pessoa aquilo que aprendeu
Outra das práticas que podem elevar a sua inteligência em um curto espaço de tempo, é passar adiante aquilo que acabou de aprender. Por exemplo, quando você conseguir assimilar um determinado assunto, explique o conteúdo para uma outra pessoa, com suas próprias palavras (e sem colar, por favor).
Quando você explica para alguém aquilo que acabou de aprender, o seu cérebro consegue reter melhor as informações recém-aprendidas.
Faça isso quantas vezes forem necessárias, aperfeiçoando-se a cada explicação. No final, pergunte se a pessoa entendeu e analise como está a sua didática. Em casos de dúvidas no meio do caminho, consulte o material disponível e comece a explicação novamente.
3) Desenvolva novas habilidades
Mais uma das práticas que podem elevar a inteligência e ser bastante úteis para passar nas provas do concurso. Procurar desenvolver novas habilidades são cruciais para o nosso intelecto, já que exigem esforço mental. Se você procura uma maneira de ficar mais inteligente no dia a dia, procure aprender cada vez mais.
Não importa o que seja: um novo idioma, cozinhar, uma nova habilidade técnica que seja útil no seu trabalho, tocar um instrumento musical, consertar um aparelho eletrônico, adquirir conhecimento sobre um novo assunto, dentre outras opções.
Como visto, tudo aquilo que exija concentração e raciocínio, está valendo. Detalhe importante: nada pode ser por obrigação, combinado?
4) Práticas que podem elevar a sua inteligência: descanse a sua mente
Mesmo que você esteja procurando práticas que podem elevar a sua inteligência, é preciso ter em mente que o seu cérebro precisa de momentos de descanso e relaxamento, pois isso é fundamental para turbinar o seu aprendizado.
O concurseiro precisa se descontrair para que a sua mente processe as informações recém-aprendidas, já que ela leva um tempo para fazer isso.
Dessa forma, vale a pena investir em momentos de descanso que sejam prazerosos. Pode ser uma boa e instigante leitura, maratonar sua série favorita na TV, uma pequena viagem com a família, aquele happy hour com os amigos após o trabalho, curtir um passeio a cavalo, uma praia ou até um clube, de vez em quando. Vale tudo para que a sua mente descanse e fique receptiva para aprender ainda mais.
5) Dieta equilibrada e exercícios físicos
Essa dupla dinâmica também deve fazer parte da vida de todo concurseiro que procura práticas que podem elevar a inteligência. Ter uma dieta rica em verduras, frutas, legumes, sementes oleaginosas, peixes, sucos naturais (ou água pura) e massas integrais, é de grande valia e deixa o nosso cérebro trabalhando a todo vapor. E isso se traduz em mais inteligência no dia a dia.
Praticar atividades aeróbicas, além de fazer um bem danado para a nossa saúde (física e mental), também aumenta a oxigenação no cérebro, cria mais conexões neurais e auxilia na formação de células extras.
Além disso, exercícios físicos também são excelentes para desafiar a sua mente, já que você pode aumentar a sua performance aos poucos e, de quebra, socializar com outras pessoas.
Viu como as dicas sobre práticas que podem elevar a sua inteligência são excelentes alternativas para deixar bem mais perto a sua aprovação nas provas do certame? Desejamos boa sorte.