Conheça 5 séries da Netflix que podem ajudar nos estudos

Conheça séries da Netflix que podem ser bastante úteis para o concurseiro que quer ser aprovado nas provas do certame.

Muitas séries, filmes e documentários abordam discussões interessantes sobre problemas atuais da nossa sociedade e que podem ser abordados pelos concursos públicos, tanto nas questões em si quanto nas redações. Por isso, elaboramos esse post que traz cinco séries da Netflix que podem ajudar nos estudos de todo concurseiro. Bora lá conferir quais são elas?

1- Sex Education

YouTube video

Trata-se de uma série inglesa de comédia dramática que discute diversos assuntos importantes e pertinentes ao nosso dia a dia.

Protagonizada por atores e atrizes adolescentes, a discussão gira em torno da educação sexual e afetividade nessa fase da vida. O mais interessante é que todos os episódios da série acontecem em uma tradicional escola do ensino médio.

Os assuntos mais abordados são: métodos contraceptivos, orientação sexual (assexualidade, bissexualidade, etc.), infecções ou doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), abuso sexual, pornografia, dentre outros.

Essa série pode ampliar o seu conhecimento no que diz respeito aos assuntos pertinentes à juventude e aos cuidados com a saúde, quando se inicia a vida sexual.

2- Grey’s Anatomy

Sem dúvidas, essa é uma das séries da Netflix para concurseiros mais conhecidas e que pode ser de grande valia para os estudiosos de plantão.

O sucesso e o reconhecimento são tão grandes, que foram gravadas nada menos do que 15 temporadas dessa série, que ocorre dentro de um renomado hospital norte-americano.

Entre intermináveis plantões médicos, atendimentos de urgência e complexas cirurgias, “Grey’s Anatomy” aborda assuntos atuais e importantes, como violência doméstica, racismo, xenofobia, mundo LGBT, saúde mental, machismo, assédio sexual, dentre outros temas pertinentes ao cotidiano de um competente corpo clínico. Algumas “histórias da vida real” podem nos ensinar bastante.

3- Explicando a Mente

Como as lembranças são processadas pela nossa mente? E por que sonhamos enquanto dormimos? Provavelmente, você já deve ter tido a curiosidade de conhecer o funcionamento do seu cérebro, certo?

Então, você precisa assistir a uma das séries da Netflix que aborda esse importante assunto, massivamente discutido nos dias de hoje, seja nas mídias digitais ou nas redes sociais.

Apesar de serem somente 5 episódios com 20 minutos de duração cada um, “Explicando a Mente” aborda os seguintes temas: memória, ansiedade e suas consequências, sonhos, meditação e seus benefícios, e os estados psicodélicos.

Em tempos da pandemia da COVID-19, em que milhares de pessoas foram acometidas por distúrbios psicológicos diferentes, vale muito a pena assistir a essa série documental para aprender um pouco mais.

4- Olhos que Condenam

Essa é uma das séries mais emocionantes da Netflix que, na verdade, é mais um drama baseado em fatos reais.

Com quatro episódios, o enredo conta o pesadelo vivido por cinco garotos de Nova York (Estados Unidos) que foram acusados e presos injustamente por um crime de estupro que não cometeram. É muita tensão do início ao fim, até que o caso seja desvendado.

O racismo e as imperdoáveis falhas do sistema judiciário (presentes em nossa sociedade até hoje) ficam extremamente evidentes nessa série.

Desde o seu lançamento pela Netflix, o impacto social dessa série foi enorme, levando a manifestações constantes de milhares de estudantes em todo os EUA.

5- Black Mirror

Finalmente, outra das séries da Netflix que podem ajudar nos estudos de qualquer concurseiro. “Black Mirror” conta com cinco temporadas de episódios independentes que abordam (mesmo que de maneira ficcional) as previsíveis consequências do uso constante de novas tecnologias, bem como a dependência do ser humano, que é cada vez maior.

Essa série nos leva a fazer uma constante reflexão sobre o futuro, bem como a direção que o ser humano está indo, no que diz respeito ao uso desenfreado da tecnologia. Além disso, aborda questões delicadas envolvendo machismo e vigilância constante, dentre outros assuntos relevantes e que estão presentes na sociedade atual. Não deixe de assistir, pois é possível aprender bastante e arrasar nas provas do certame.

Viu como opções de séries da Netflix para concurseiros são o que não faltam? Agora é escolher uma ou duas e aprimorar o seu embasamento teórico para se sair bem na redação de qualquer concurso público. Mantenha o foco e boa sorte.

Leia também


você pode gostar também

Pagam bem: 5 profissões para quem não quer trabalhar com atendimento

Se você é uma pessoa introvertida e não gosta de lidar com público, conheça cinco profissões para quem não quer trabalhar com atendimento.

5 filmes da Netflix para se inspirar e ter motivação nos estudos

Se você anda meio sem inspiração para continuar estudando para as provas do concurso, conheça cinco filmes da Netflix que podem te motivar.

Concurso INSS: o que levar em conta na hora de estudar leis? Veja 5 dicas

Vai prestar o concurso INSS e precisa ser aprovado? Conheça cinco dicas incríveis sobre como estudar leis.

Conheça 7 tipos de aprendizagem e suas vantagens durante os estudos

Está começando a estudar para um concurso público? Conheça os sete tipos de aprendizagem e as vantagens de cada um deles.

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.