9 profissões que poderão ser substituídas por robôs em breve

Está pensando em fazer uma transição de carreira? Então, conheça as nove profissões que poderão ser substituídas por robôs em um futuro próximo.

Os constantes avanços tecnológicos afetam em cheio a nossa sociedade, causando várias reações. Funções que eram imprescindíveis tempos atrás, foram substituídas pelas máquinas em definitivo. Por isso, essa matéria selecionou nove profissões que poderão ser substituídas por robôs em breve.

Se você está pensando em mudar de profissão ou acabou de entrar para a mercado de trabalho, recomendamos continuar a leitura. Afinal de contas, investir em uma carreira que pode se tornar obsoleta daqui algum tempo pode não ser um bom negócio, certo? Confira.

Profissões que poderão ser substituídas por robôs

1) Controlador de Entrada e Saída de Veículos

Quando o assunto é profissões que poderão ser substituídas por robôs, essa encabeça a nossa lista. Foi-se o tempo em que a entrada e a saída de veículos dos pátios das grandes empresas ou de estacionamentos de shoppings eram controladas por um ser humano.

Hoje em dia, as máquinas é que cumprem essa função com toda maestria, através de modernos softwares que fazem esse controle. Mesmo que ainda seja possível se deparar com esse profissional por aí, essa função pode estar com os dias contados.

2) Ascensorista

Eles ainda podem ser vistos dentro dos elevadores de alguns poucos prédios, especialmente os mais antigos. Mas a função de Ascensorista também poderá ser substituída definitivamente pela tecnologia, cada vez mais presente em nossas vidas.

Com edifícios cada vez mais modernos, moradores e visitantes simplesmente entram nos elevadores e apertam (ou falam) o número do andar que pretendem descer. Um moderno painel de instrumentos se encarrega do restante.

3) Estoquista

Mais uma das profissões que poderão ser substituídas por robôs. Se você sempre trabalhou ou tem vontade de trabalhar nessa profissão, é melhor pensar em fazer outra coisa, já que ela pode sair de cena do mercado para sempre.

O controle do estoque de mercadorias nas empresas, pouco a pouco, está sendo realizado por softwares inteligentes e, sobretudo, eficientes. Aquele colaborador com a prancheta na mão, contabilizando a quantidade de produtos que restavam e anotando o nome daqueles que faltavam nas prateleiras, é coisa do passado.

4) Torrador de Café

Essa função também está com os dias contados no mercado de trabalho, apesar de ainda resistir aos avanços tecnológicos. Décadas atrás, o Torrador de Café era uma função indispensável nas grandes indústrias alimentícias.

Com o advento das máquinas, notou-se que a torra dos grãos poderia ser realizada por softwares baseados em Inteligência Artificial. Bastava uma programação eficiente para que o trabalho pudesse ser feito durante 24 horas por dia.

5) Profissões que poderão ser substituídas por robôs: Taquígrafo

Esses profissionais têm a responsabilidade de anotar tudo aquilo que ficou decidido em reuniões, sessões plenárias ou solenes e em audiências públicas. As suas principais ferramentas de trabalho são o gravador e o taquigrama (escrita de sinais).

Com todos os dispositivos e recursos de gravação que temos hoje em dia, além dos modernos softwares que desempenham essa função, a profissão de Taquígrafo, que raramente é vista em pouquíssimos órgãos públicos, deve cair na obsolescência de vez.

6) Cobrador de Transportes Coletivos

Se você usa o transporte coletivo com frequência, é bastante provável que já tenha entrado em um ônibus que não tivesse cobrador, certo? Essa função está cada vez mais escassa nas grandes cidades.

Com o uso cada vez maior do cartão de passagem eletrônico, tornou-se desnecessário manter um Cobrador em cada ônibus que circula nos centros urbanos. Algumas empresas ainda mantêm esse profissional, mas por pouco tempo.

7) Recepcionista de Hotel

Essa também é outra das profissões que poderão ser substituídas por robôs. Quem já se hospedou em hotéis mais luxuosos e modernos, provavelmente não se deparou com nenhum funcionário na recepção. A tecnologia é a responsável por isso.

Por meio dos aplicativos de viagens, os próprios turistas realizam todos os procedimentos relativos à hospedagem. Agora não precisa mais preencher toda aquela papelada, enfrentar fila e burocracia na hora de se hospedar.

8) Operador de Equipamentos de Refinação de Açúcar

Essa profissão também está dando adeus para o mercado. A operação de milhares de equipamentos na indústria alimentícia já está totalmente automatizada. Isso é notório e indiscutível.

Hoje em dia, a Inteligência Artificial (IA) consegue programar robôs para operarem todo o maquinário responsável pelo refino do açúcar, em grande escala. E isso torna desnecessário manter um profissional nessa função.

9) Profissões que poderão ser substituídas por robôs: Enólogo

O Enólogo é o responsável pelo complexo processo de produção de uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo: o vinho. Desde a colheita das uvas, passando pelo engarrafamento da bebida, até a comercialização do produto no mercado consumidor: tudo isso já é realizado pelos robôs, sabia?

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.