5 truques poderosos para você turbinar o seu currículo em 2022

Vai começar a procurar emprego? Conheça cinco dicas valiosas para você turbinar o seu currículo em 2022 e aumente as chances de uma contratação.

O currículo é considerado o cartão de visita dos profissionais que estão procurando uma recolocação no mercado. Mesmo que a melhor forma de turbinar o seu currículo seja trabalhando eu uma grande empresa, vamos te dar cinco dicas preciosas sobre como fazer isso.

Leia também

Siga à risca cada uma delas, para que esse tão importante documento seja selecionado por alguma organização. Afinal, um currículo diferenciado tem o seu lugar, além de chamar a atenção de qualquer recrutador. Fique conosco até o final da leitura.

Veja truques poderosos para montar o currículo ideal

1) Faça cursos de especialização em sua área

Para turbinar o seu currículo em 2022, você pode melhorar as suas competências técnicas, o que é sempre bem-vindo. E a melhor maneira de se fazer isso é realizando cursos de especialização na área em que atua.

Uma simples pesquisa na internet te permite encontrar cursos online que podem agregar valor na sua carreira. E não tem desculpa para não fazer, já que muitos deles são online, totalmente gratuitos e de curta duração. Os cursos de especialização valorizam e muito qualquer currículo.

Além disso, o entrevistador vai perceber que você é uma pessoa que tem sede de aprendizado e que está sempre se reciclando, do ponto de vista intelectual. Opte por cursos que emitam certificados, pois eles garantem uma maior credibilidade, fechado?

2) As suas qualificações devem estar resumidas

O candidato a um emprego que deseja turbinar o seu currículo deve se atentar para essa dica. Você deve fazer um resumo das suas principais qualificações, sempre descrevendo as áreas em que atuou e as suas funções em cada uma delas. Mas sem exagerar.

Coloque somente o essencial e evite escrever demais nessa parte, pois pode passar a impressão de que você é o sabichão do pedaço, o que não é interessante. Mesmo que a sua lista de qualificações seja extensa, insira somente as principais.

Uma boa dica é escolher somente aquelas habilidades que tenham mais a ver com o perfil da vaga que você tem interesse ou com a organização na qual pretende trabalhar. Quando o assunto é melhorar o currículo, ser comedido é fundamental.

3) Foque em suas conquistas em vez das responsabilidades

Procura uma forma de turbinar o seu currículo em 2022? Preste muita atenção nessa dica. Quando você listar as principais empresas em que trabalhou, o macete aqui é focar em suas conquistas e resultados na carreira, em vez das atribuições dos cargos exercidos.

Por quê? Simples. Tem muito profissional por aí que tem diversas responsabilidades dentro de uma organização, mas não realiza as tarefas com dedicação e eficiência no dia a dia. Dessa forma, os resultados e as conquistas memoráveis na carreira não são alcançados, entende?

Em suma, quando você lista as suas conquistas profissionais (sem mentir, claro) o recrutador pode notar um nível de excelência, muitas vezes, invejável. Afinal, responsabilidades todo colaborador tem, conquistas nem sempre, concorda?

4) Experiência profissional é a parte mais importante

Agora, se você quiser turbinar o seu currículo para valer, precisa caprichar na experiência profissional, já que essa costuma ser a parte mais importante desse documento e o principal interesse da maioria dos entrevistadores, evidentemente.

Lembre-se de que a ordem das suas experiências profissionais deve ser da mais recente para a mais antiga. As informações que não podem faltar nesse tópico são as seguintes:

  • Nome da última empresa que trabalhou (ou ainda trabalha);
  • Período de tempo em que trabalhou nessa empresa;
  • Descrição breve da organização (4 ou 5 linhas, no máximo);
  • Última função exercida ou cargo ocupado;
  • Principais atividades realizadas na organização.

Não coloque nada mais além do que as informações acima, combinado? Qualquer coisa a mais do que isso torna-se irrelevante para o recrutador.

5) Escolha um modelo que seja visualmente agradável

Para melhorar o currículo em 2022, o candidato precisa se atentar na hora de escolher o modelo desse documento. Afinal de contas, ele precisa ser agradável aos olhos do entrevistador, não é? Então, escolha uma versão que seja fácil de ser lida por humanos e, principalmente, por softwares.

O modelo deve ter um desenho que faz o uso inteligente dos espaços em branco e destaque todas as seções de maneira igualitária. Tem muito candidato competente por aí que não se atenta para esse detalhe e nem sequer é convocado para uma entrevista.

Um currículo visualmente agradável é aquele capaz de trazer um bom número de informações (relevantes) sem passar a impressão daquela desagradável poluição visual para o leitor. Pense nisso.

Leia também


você pode gostar também

7 grandes filmes da Netflix que podem transformar a sua vida

Anda meio sem motivação para prosseguir com os estudos para as provas do concurso? Conheça sete filmes da Netflix que podem te inspirar.

Tem inglês fluente? Veja 5 profissões ideais para você e que pagam bem

Se você domina bem a língua inglesa, conheça cinco profissões que exigem inglês fluente e que pagam bem.

Dias contados: estes 11 carros vão SAIR de linha a partir de 2023

Os carros que vão sair de linha a partir de 2023 incluem modelos populares e de grande adesão dos brasileiros, como é o caso do Volkswagen Gol e do Fiat Uno.

Garçonete recebe gorjeta de R$ 15,5 mil e chora de tristeza depois. Saiba o motivo

Esta gorjeta acabou indo parar nas barras dos tribunais e envolve a garçonete, o cliente e o restaurante. Confira a matéria completa!

Concurso INSS: qual a nota mínima para ser aprovado nas provas?

As regras e normas do concurso INSS estão previstas no edital, onde os candidatos podem acessar as informações sobre qual a nota mínima para ser aprovado nas provas objetivas.

Pensão alimentícia: definição, principais regras e novas mudanças

Está estudando para um disputado certame da área jurídica? Conheça as particularidades da pensão alimentícia, que faz parte do conteúdo programático de vários editais.